O Linx ERP permite que o estoque em poder de terceiros e/ou em consignação seja valorizado segundo os mesmos critérios de valorização do estoque próprio.

A forma de valorização do estoque está condicionada, no entanto, à configuração de um novo parâmetro e à marcação de alguns itens de composição de custo médio (veja mais adiante em Como utilizar).

Ao optar pela forma de valorização do estoque, e uma vez efetuada a devida parametrização, ambientes que porventura apresentem custo médio unitário diferente entre o estoque próprio e o de terceiros/consignação e que possuam grande quantidade de produto alocada nestes últimos, poderão apresentar alguma alteração no valor do custo médio unitário após o processamento pela tela 009140 – Fechamento de Custo Médio.

 

A utilização da forma de valorização do estoque requer as seguintes configurações:


  1. Parâmetro ATUALIZA_CM_EM_TERCEIRO preenchido com 'Sim'. Conteúdo padrão = 'Não'.

  2. Na tela 009151 – Cadastro de Itens de Composição de Custo Médio, a coluna Compõe Custo Médio deve estar marcada para os seguintes itens:


(000) Saldo inicial

Essa opção diz respeito ao estoque próprio. É normalmente selecionada por padrão.

(100) Saldo inicial consignado para terceiro        

Produtos e materiais em consignação.

(300) Saldo inicial de estoque com terceiro        

Produtos e materiais em terceiros.

 

Exemplo:

Feita a configuração acima, ao efetuar a geração do custo médio a partir da tela 009140 - Fechamento de Custo Médio, o custo médio será calculado segundo a nova forma de valorização dos estoques.

 

A consulta do custo médio poderá ser feita na tela 009154 - Consulta Fechamento Custo Médio, página Composição Custo Médio:

 

  • Sem rótulos