Conceito e objetivos da tela

A tela 009007 - Conta Contábil Analítica permite o cadastramento e a manutenção das contas contábeis analíticas.

As contas do plano serão todas cadastradas como analíticas. A utilização de uma conta sintética/totalizadora, nos Sistemas Linx, será definida na criação da visão contábil.

Também devem ser cadastradas nesta funcionalidade, como contas analíticas, as subcontas de ajuste contábil, que podem ser utilizadas no Linx ERP a partir do Hotfix 01.16.002, para geração da ECD - Escrituração Contábil Digital, de acordo com as exigências da Lei 12.973, de 13/05/2014.

Utilização das contas analíticas no Linx ERP

Lançamentos contábeis – será obrigatório informar qual conta contábil analítica receberá o lançamento contábil.

Visões contábeis – as visões contábeis são construídas a partir das contas contábeis analíticas, agrupando-as ou totalizando-as de acordo com o objetivo da visão.

Módulo que exibe a tela 009007

Contabilidade.

Pré-requisitos

Ter cadastrado o tipo de conta (009001 - Tipos de Conta) que será associado à conta analítica.

Inclusão de uma conta analítica

Clique em Inclui (F5) e preencha os campos conforme orientações a seguir.

Campos de cabeçalho da tela

Campo

Descrição

Conta analítica

Informe o número da conta.

Não é necessário informar pontos para separação do número, pois na visão contábil é possível utilizar uma máscara de formatação.

Ao informar o número da conta analítica, recomenda-se que seja mantida uma identidade visual numérica com o campo Tipo de conta, a fim de facilitar a visualização das contas do plano durante a construção da visão contábil, cuja ordenação será utilizada para os arquivos gerados para o Sped.

Exemplo 1:

Tipo de conta

11101

CAIXA

Conta analítica

1110101

DINHEIRO

No caso de tratar-se uma conta analítica do tipo subconta (definido no campo Grupo), recomenda-se buscar a identidade numérica também com o campo Conta Superior.

Exemplo 2:

Tipo de conta

1321

BENS EM OPERAÇÃO

Conta superior

13211

EDIFÍCIOS

Conta analítica

1321101

SUBCONTA EDIFÍCIOS


Os cuidados na atribuição do número da conta serão vitais nos casos de replicação da conta na visão contábil, o que poderá ocorrer apenas para visões contábeis do tipo Oficial.Veja o tópico Replicação de contas na visão contábil.

Moeda

Informe a moeda em que serão expressos os valores lançados na conta.

Inativa

Quando marcado, desabilita a utilização da conta para novos lançamentos.

Guia Detalhes


Campo

Descrição

Descrição

Informe uma breve descrição da conta contábil.

Ex.: Edifício, terreno (subconta terreno, quando for um subconta) etc.

Desc. Completa

Informe a descrição detalhada da conta contábil.

Será preenchido pelo sistema, automaticamente, com os detalhes informados no campo acima. Se desejar, complemente a descrição.

Ex.: Edifício da região Central.

Tipo de conta

Exibe para seleção a lista de tipos previamente cadastrada na tela 009001 - Tipos de Conta. Essa tela define uma associação entre conta contábil e lançamentos em que ela pode ser utilizada.

Ao finalizar a inclusão da conta contábil, ela será automaticamente incluída na guia Conta Contábil da tela 009001 e consequentemente associada aos tipos de lançamento que existirem na guia Tipo Lançamento. Ou seja, cria-se uma relação entre conta contábil e lançamentos em que a conta pode ser utilizada.

A consequência disso é que, ao incluir um lançamento na tela 009018 - Lançamento Contábil, somente estarão disponíveis para seleção as contas analíticas que estiverem associadas àquele lançamento por meio do tipo de conta.

Grupo

Informe o grupo ao qual a conta pertence:

Despesa Variável

Despesa Fixa

Receita

Ativo

Passivo

Carteira (Não aceita lançamentos)

O item Carteira não aceita lançamento. Este grupo indica que a função da conta é somente para registrar as trocas de carteira dos títulos. Além do relacionamento com o leiaute do borderô, não existirá lançamento contábil para essas contas.

Extra Contábil

Subconta

A criação de subcontas atende às exigências da Lei 12.973, de 13/05/2014, e está disponível no Linx ERP a partir do Hotfix 01.16.002.

As subcontas devem ser criadas para as contas do ativo e do passivo sujeitas a ajustes contábeis. O contador do cliente Linx deverá orientá-lo sobre quais contas deverão possuir subconta.

Os lançamentos de ajustes em subcontas é pré-requisito para a geração da ECD. Veja também a documentação do processo Gerar ECD - Escrituração Contábil Digital.

Indica Terceiro

Esse campo será marcado automaticamente quando o tipo de conta selecionado obrigar a informação de terceiros (cliente, fornecedor, filial e representante) na tela 009001 - Tipo de Conta.

Natureza da Subconta

Opção habilitada somente quando selecionada a opção Subconta no campo Grupo.

Exibe opções pré-cadastradas que serão validadas na geração do Registro I053, na geração dos Livros Z e R da ECD - Escrituração Contábil Digital.

Conta Superior

Opção habilitada somente quando selecionada a opção Subconta no campo Grupo.

Exibe a lista de contas associadas ao tipo de conta selecionada.

Código

Código atribuído automaticamente à conta criada.

Portadora

Se marcada esta opção, será indicada que é uma conta contábil portadora. O objetivo é facilitar a localização de um título de acordo com a carteira de cobrança.

Carteira

Se a opção Portadora estiver marcada, será obrigatório informar a carteira. Selecione ou preencha a carteira. Cada conta portadora possui apenas uma carteira de cobrança associada.

Conta Corrente

Se marcada, indica que a conta contábil é uma conta corrente, sendo obrigatório o preenchimento do campo BancoAgência e Nº. da conta.

O preenchimento do campo Último Cheque será obrigatório se for utilizada a emissão de cheque via sistema.

No campo Limite de Crédito, pode-se informar o valor do limite de crédito da conta para compor o saldo disponível.

Os campos Saldo Bloqueado e Previsão de Despesas serão utilizados na tela 009071 - Consulta de conta corrente. Ao incluir um valor de saldo bloqueado ou uma previsão de despesas (tarifas, por exemplo), esses valores serão levados para a tela 009071 e farão parte da composição do saldo.

Guia Visão Contábil

Veja abaixo a descrição dos principais campos da tela:

Campo

Descrição

Visão Contábil

Selecione a visão contábil.

Classificação

Selecione a classificação da visão contábil para associação com esta conta.

Os campos Operador Porcentagem serão preenchidos automaticamente, conforme opções selecionadas no campo Visão Contábil.

Guia Centros de Custo

Na guia Centro de custo, clique no botão Inserir, localizado à esquerda da grade. Caso não seja especificado nenhum centro de custo, a conta será aceita para qualquer centro de custo. 

Campo

Descrição

Centro de Custo

Com o botão direito do mouse, selecione o centro de custo que será utilizado para a conta contábil.

Só serão aceitos rateios para os casos em que o centro de custo pertença à lista definida na grade da área superior da tela. Caso a lista esteja vazia, será aceito qualquer rateio.

A guia Centro de custo estará disponível somente para a conta contábil identificada como Conta Portadora.

Guia Layout

Esta guia será habilitada quando a conta contábil for Portadora e em Grupo for selecionada a opção Carteira.


Na grade Layouts de cobrança e pagamentos que utilizam esta conta, clique no botão Inserir, localizado à esquerda da grade e selecione um dos itens disponíveis na tela para seleção.

Ainda na guia Layout, preencha os seguintes campos da área Detalhes do layout:

Campos

Nº do Contrato

Taxa contratual

Taxa de IOF

Taxa de deságio

Inativo

Valor Limite

Data de início

dias para último aviso

Guia Empresas

Na guia Empresas, caso utilize a contabilização para mais de uma empresa com os recursos de multi empresa em um mesmo banco de dados, clique no botão Inserir, localizado à esquerda da grade e selecione uma das opções disponíveis na tela. Caso não seja informada uma empresa e o sistema esteja parametrizado para trabalhar com multi empresa, a conta estará disponível para todas as empresas cadastradas.


Guia Mais


1. Na sequência, na guia Mais... deverá ser efetuado o preenchimento dos campos, para que seja realizada a exportação da contabilidade para outros sistemas. Veja detalhamento dos principais campos da guia, abaixo:

Campo

Descrição

Indica Conta para Consolidação

Marque esta opção, caso a conta contábil deva ser considerada no processamento da consolidação de empresas.

Exemplo: contas com movimentação financeira em ITR e ITP.

Imposto Relacionado

Selecione o imposto, caso haja necessidade.

Exemplo: na Colômbia é vinculando o imposto ao tipo de conta e se faz os fechamentos tributários.

Filial Padrão

Utilizado para vínculo de filial quando a conta analítica for uma conta corrente.

Sequencial por Tipo de Documento

Inclui o número do último cheque utilizado, para usar o sequencial na geração da emissão de cheque. Clique no botão Inserir, localizado à esquerda da grade e selecione uma das opções disponíveis na tela para seleção.


2. Por fim, clique em 
Salva - F4 para que a inclusão da conta analítica seja gravada.

Caso o tipo de visão escolhido na tela 009039 - Visão contábil - Plano de Conta seja do tipo Oficial, ao gravar os dados na tela 009007 será exibida uma mensagem informando que a conta será replicada para as demais visões do tipo "Oficial".

Sobre a replicação de contas na visão contábil

O Linx ERP permite que, ao cadastrar uma conta analítica (conta ou subconta), ela seja ou não replicada automaticamente para as visões contábeis existentes.

Isso terá impacto na construção da visão contábil (posição, numeração e totalização) e na forma como as contas serão demonstradas no arquivo gerado para a ECD.

Considerando essa premissa, quando houver a replicação automática, serão necessários alguns cuidados para que a conta seja corretamente disposta na visão contábil, e quando não houver a replicação automática, os cuidados deverão ser tomados também na inclusão manual (ajustes de numeração, disposição da conta e indicação da conta sintética/totalizadora).

Como funciona a replicação automática de contas analíticas na visão contábil

Observe primeiramente que a replicação automática poderá ocorrer apenas para as visões contábeis do tipo Oficial (campo Tipo Visão = Oficial, na guia Cabeçalho da tela 009039 - Visão Contábil - Plano de Contas).

Motivo: o tipo de visão Oficial foi concebido com o propósito de manter total fidelidade/equalidade entre as contas contábeis criadas no plano de contas da empresa e na visão contábil.

Sempre que for inclusa uma conta analítica a partir da tela 009007 - Conta Contábil Analítica, será exibida uma mensagem que indicará as visões  contábeis já cadastradas cujo Tipo Visão = Oficial e solicitará confirmação do operador para efetuar a replicação.



Quando a resposta à mensagem for Sim:

A conta será replicada automaticamente nas visões contábeis do tipo Oficial, somente.

Para que a replicação ocorra corretamente, como ilustrado na imagem abaixo  (tela 009039 - Visão Contábil - Plano de Contas), a numeração da conta deverá seguir o mesmo padrão utilizado na visão contábil. Ou seja, os itens da visão contábil deverão ser criados com o mesmo padrão de numeração das contas criadas no plano de contas da empresa.

A nova conta será automaticamente disposta na sequência numérica e indicará totalização na primeira conta sintética localizada acima dela, que no exemplo é a conta 3120101.



Observe que se a numeração utilizada para o cadastramento da conta analítica não seguir exatamente o mesmo critério de formatação dos itens da visão contábil oficial, a replicação automática não funcionará corretamente e será necessário promover alterações manuais para adequar a numeração, a ordenação e a totalização da conta.

Lembre-se que a disposição das informações da visão contábil será utilizada para a geração do arquivo da ECD.

Quando a resposta for Não:

A conta não será replicada e a associação indicada acima deverá ser feita manualmente.

Lembrando que também não haverá replicação automática para as visões contábeis cujo tipo seja diferente de Oficial, ou melhor, igual a Gerencial ou Obrigações.