Conceito e objetivos da tela

Essa tela permite o cadastramento de borderôs de remessa, retorno e estorno.

Ao enviar um arquivo de remessa para o banco, o banco irá processar o arquivo e em seguida disponibilizar um arquivo de retorno com as informações processadas, para que seja realizada a importação para o Linx ERP.

Para que essa importação ocorra é necessário ter um layout associado ao borderô, de acordo com o manual disponibilizado pelo banco. A estrutura das informações disponibilizadas nos layouts identificará o tipo de borderô (remessa ou retorno).

Ao enviar um arquivo de remessa, o Linx ERP envia junto a chave do título, que é um número criado pelo sistema. O banco não faz nenhuma utilização dele, apenas devolve a informação no arquivo de retorno.

O Linx ERP só necessita dessas informações principais no arquivo de retorno. Mesmo que as colunas não estejam na sequência, o importante é que esses campos estejam no layoutcom atenção para a chave do tituloque deve constar tanto na remessa como no retorno, pois é por ele que o Linx ERP localiza o título.

Módulo que exibe a tela

Contas a Pagar.

Pré-requisitos

Para incluir um borderô de títulos a pagar, é necessário que já estejam cadastradas informações nas seguintes telas:

  • 009007 - Conta Contábil Analítica. Cadastro da conta portadora com grupo de classificação tipo Carteira (a conta somente servirá como referência para as trocas de carteira dos títulos e para a junção com o layout do borderô - não existirá lançamento para estas contas).
  • 009022 - Cadastro de Título a Pagar. É necessário que os títulos já estejam cadastrados (manualmente ou por integração).
  • 009014 - Layout do Borderô. Inclusão de layout tipo Remessa de Título a Pagar (conforme banco utilizado pela empresa).
  • 009016 - Campo para Borderô. Configuração do layout (padrão do Linx). Essa tela será atualizada com as informações após a importação de um layout já configurado.

Parâmetros

  • CONTROLAR_ASSINATURA_CP: para controle de assinatura eletrônica.
  • BAIXA_COM_AVISO_PENDENTE: para permitir/bloquear a seleção de títulos com aviso de débito pendente.

Principais campos da tela

Guia Itens

Serão exibidos os títulos selecionados no borderô. Também será possível visualizar o lançamento automático de remessa dos títulos (partida/contrapartida), após salvar a operação.

As contrapartidas serão realizadas após o armazenamento das informações salvas e serão separadas pela conta contábil de rateio.

A parametrização do layout do grupo deverá ser sempre Carteira, uma vez que apenas contas portadoras descontadas terão classificação diferente, já que precisam ser contabilizadas. Se o grupo da conta portadora for diferente de Carteira, na guia Itens, será exibida a contabilização deste borderô.

Os dados do borderô poderão ser visualizados na tela 009022 - Cadastro de Título a Pagar botão Cobrança.

Guia Borderô

Serão selecionadas as informações para geração do borderô. Ao acionar o botão Adicionar Títulos, o sistema abrirá um assistente para seleção de títulos.

Verifique as informações detalhadas no tópico Inclusão de borderô, mais adiante.

Guia Títulos Processados

Essa guia será preenchida com as informações dos títulos selecionados. A grade superior apresentará a relação dos títulos selecionados. Ao clicar sobre um dos títulos, a grade inferior exibirá os detalhes do título selecionado.

Também é possível excluir um título inserido indevidamente, antes da geração do borderô. Para isso, clique no botão lateral Excluir.

Inclusão de borderô

  1. Clique no botão Inclui (F5) e selecione a Conta PortadoraO sistema faz a restrição por empresa no momento da montagem do borderô, ou seja, ele efetua a checagem da empresa na informação da conta portadora.
  2. Note que o campo Carteira será automaticamente preenchido com a Carteira associada à Conta Portadora selecionada.
  3. Selecione o layout a ser utilizado.
  4. Clique no botão Adicionar Títulos para RemessaSerá exibida uma tela para a seleção dos títulos a incluir no arquivo.

O sistema irá direcionar automaticamente para a tela de seleção de títulos a pagar, na qual será possível utilizar filtros para refinar o resultado da pesquisa.

Verifique, a seguir, os principais campos para pesquisa:

Valor Limite para Seleção

Ao informar um valor nesse campo, o sistema considerará apenas os títulos com valor inferior a ele.

Carteira

Cobrança

Ambos

Selecione a opção Carteira para localizar títulos disponíveis nas contas portadoras.

Ao selecionar um título que já foi incluso no borderô, ou seja, que já trocou a conta portadora para conta contábil desejada, é necessário selecionar a opção Cobrança.

Utilize a opção ambos para realizar a pesquisa de títulos nas duas situações.

Aprovação

Esta opção pode ser utilizada quando a empresa realizar o controle por assinatura eletrônica. Para isso, é necessário configurar o parâmetro CONTROLAR_ASSINATURA_CP.

Esse campo permite a seleção de títulos conforme os status de aprovação para seleção.

Página Dados Complementares

Há campos de filtro por data, por filial, por banco.

Filial

A pesquisa é feita pelo nome da filial e não pelo código. Na filial inicial, o sistema considera o que for a filial desejada, na filial final o sistema considera todas a Filial desejada.

Valor mínimo/e máximo do título

Ao preencher esses campos com determinado valor, a tela de seleção irá mostrar títulos com valor mínimo ou máximo informado, conforme o campo preenchido. O sistema valida esse valor pela coluna Valor a Pagar, pois o valor original pode sofrer alteração no valor, como uma baixa parcial.


5. Clique no botão
 Localizar agora, serão exibidos, na parte inferior da tela, os títulos que atenderem aos filtros utilizados. 

Na grade, serão exibidos os resultados correspondentes aos filtros informados.

6. Marque, na coluna Selecionar, os títulos que deseja incluir no borderô. É possível selecionar diversos títulos.

7. Em seguida, clique em Enviar e feche a tela de seleção, ou clique diretamente no botão Enviar/Fechar

O sistema retornará para a tela 009013, com foco na guia Títulos Processados, na qual será exibida a lista dos títulos selecionados.

Após a seleção dos títulos, será habilitado o botão Exportar Titulo para Arquivo na guia Borderô. Nesse momento é concluído o processo de criação do arquivo de remessa.

O Linx ERP gerará um arquivo .TXT conforme os padrões determinados por banco para realizar o pagamento dos títulos

Importação do arquivo de retorno

A importação do arquivo de retorno consiste em descompactar o arquivo enviado pelo banco e promover as atualizações no sistema.

No momento em que o arquivo é importado, os títulos, que ora constam na conta portadora do banco, serão transferidos para as contas contábeis de acordo com a ocorrência existente no arquivo e com a conta configurada para a referida ocorrência no arquivo de estorno.

É possível visualizar que no momento da inclusão de um novo borderô, ao escolher o layout de retorno, o botão Importar Arquivo de Retorno será habilitado. Ao acioná-lo, o arquivo para importação enviado pelo banco deverá ser selecionado.

No momento da importação do arquivo, o Linx ERP realiza a procura dos títulos, e em caso de eventual mensagem de erro, indica-se a revisão do layout cadastrado.

Após ter encontrado os títulos, conseguimos visualizar as informações do retorno. No exemplo acima é possível visualizar um retorno de liquidação normal, ou seja, os títulos foram pagos por meio do borderô de remessa, e serão baixados ao salvar a importação do retorno, como exemplificado a seguir:

Foi realizada a baixa dos títulos e realizado o lançamento contábil com a saída da conta corrente.

No layout de retorno estão parametrizados outros tipos de ocorrências, como entrada confirmada, entrada rejeitada, entre outras que não realizam a baixa dos títulos, mas trazem informações importantes para o histórico do título a pagar ou a receber.