Antes de efetuar as configurações no módulo Filiais, é necessário ainda configurar os dados do módulo Clientes a fim de estabelecer padrões para a geração de registros.

Esta parametrização permite a cópia das informações da filial de loja para a criação de um cliente atacado com os mesmos dados. Esta configuração também terá impacto na geração de impostos das operações de transferência de mercadorias entre a retaguarda e a loja.

Tabelas de apoio

As tabelas de apoio devem ser revisadas e cadastradas se necessário, para permitir o correto funcionamento do módulo, bem como a troca de informações entre a retaguarda e a loja. Todas as tabelas devem estar corretamente preenchidas.

A seguir, serão abordadas apenas as tabelas de apoio que influenciam diretamente no envio das informações à loja.


001005 - Tipos de Clientes

Os tipos de clientes, assim como os tipos de fornecedores, têm a finalidade de classificar os registros. Quando a empresa fabrica produtos, é necessário cadastrar um tipo específico que classifique a filial loja como cliente atacado, tornando possível a transferência de produtos com a filial de retaguarda.

Procedimentos para incluir um tipo de cliente atacado


1. Selecione a tela 001005 - Tipos de Clientes.
2. Inclua um tipo de cliente, conforme exemplo a seguir:

Tipo de ClienteLojas varejo

3. Clique no botão Salvar (F4).


001001 - Tipos de Bloqueios para Clientes

Os tipos de bloqueios para clientes identificam situações em que o cliente atacado é proibido de realizar suas compras, de acordo com as regras estabelecidas pela política comercial da empresa. É necessário revisar esta tabela de apoio e, se necessário, incluir um novo registro.


Procedimentos para incluir um tipo de bloqueio para cliente atacado


1. Selecione a tela 001001 - Tipos de Bloqueios para Clientes.
2. Inclua um tipo de bloqueio para cliente, conforme exemplo a seguir:

Tipo de bloqueio para ClienteFinanceiro


3. Marque o checkbox Bloqueia crédito.
4. Clique no botão Salvar (F4).


001003 - Pontualidade para Clientes

A pontualidade para clientes auxilia na classificação dos registros. Os dados desta tela já vêm por padrão do sistema, mas é necessário revisá-los.


Procedimentos para alterar um tipo de pontualidade para cliente atacado


1. Selecione a tela 001003 - Pontualidade para Clientes.
2. Altere o tipo de pontualidade, conforme exemplo a seguir:

PontualidadeAtrasa muito
Peso4
Maior atraso20
Frequência3

3. Clique no botão Salvar (F4).


001017 - Condições de Pagamento para Vendas

Nesta tela devem ser cadastradas condições de pagamento que serão utilizadas nas vendas aos clientes atacado.


Procedimentos para incluir condições de pagamento para vendas


1. Selecione a tela 001017 - Condições de Pagamento para Vendas.
2. Inclua uma nova condição de pagamento, conforme exemplo a seguir:

Código002
DescriçãoA vista
TipoVista
Condição de Pagamento CompraA vista
Nº de parcelas1
Parcelas1
Tipo documentoDuplicatas
Tipo pagamentoDuplicatas

O tipo de documento é associado automaticamente ao tipo de pagamento correspondente ao clicar no botão Salvar (F4). Para que isso aconteça, é necessário que as informações estejam devidamente cadastradas na tela 009002 - Tipo de Documento, no módulo Contas a Receber.

3. Clique no botão Salvar (F4).


001009 - Conceitos de Clientes

Os clientes atacado podem ser classificados de acordo com conceitos definidos pelas políticas comerciais da empresa. Os dados desta tela já vêm por padrão do sistema, mas podem ser alterados caso seja necessário.


Procedimentos para incluir um novo conceito de clientes


1. Selecione a tela 001009 - Conceitos de Clientes.
2. Inclua o novo conceito de clientes conforme a tabela:

ConceitoMuito bom
Peso1

3. Clique no botão Salvar (F4).


Parâmetros do Módulo


Os parâmetros do módulo Clientes definirão informações padrão a serem utilizadas nos cadastros realizados. É necessário que todas as informações apresentadas nesta tela sejam revisadas e configuradas de acordo com a política comercial da empresa usuária Linx.


A seguir, apenas serão abordados os parâmetros que influenciarão no fluxo de configurações para o correto funcionamento do LinxPOS.


014008 - Parâmetros do Módulo

Os parâmetros devem ser configurados no menu Tabela de Apoio do módulo Clientes, opção 014008 - Parâmetros do Módulo.


Procedimentos para configuração dos parâmetros


1. No menu Tabelas de apoio, abra a tela 014008 - Parâmetros do Módulo.
2. Revise e altere, se necessário, os parâmetros de acordo com a tabela:

ParâmetroDescriçãoValor
CONCEITO_CLI_ATAC_PADRAODefine o conceito padrão de cliente que será informado no cadastro.Informe um dos conceitos de clientes que foi cadastrado.
PONTUAL_CLI_ATAC_PADRAO

Estabelece a pontualidade padrão de cliente que será informado no cadastro.

Informe um dos cadastros de pontualidade.
TIPO_CLI_ATAC_PADRAODefine o tipo padrão de cliente que será informado no cadastro.LOJAS

3. Clique no botão Salvar (F4).