Toda vez que é realizada uma saída de mercadoria na origem, é gerada uma entrada automática desta mercadoria no destino. Esta entrada fica em trânsito, aguardando o destino confirmar o recebimento.

Há dois métodos de recebimento nas lojas:

• Padrão: A loja visualiza todos os produtos na tela de entrada e apenas confirma as quantidades, podendo alterá-las, se necessário.
• Romaneio cego: A retaguarda envia o trânsito para a loja, mas não mostra a quantidade enviada, obrigando a loja a bipar ou digitar a mercadoria para conferência.

Para trabalhar com este tipo de romaneio, é necessário marcar o checkbox "Não trazer produtos nas entradas em trânsito", na página Estoque da tela 300068 - Cadastro de Loja Varejo, ou na opção Configurações de estoque do POS Manager.

Configurações necessárias na Retaguarda para o trânsito

1. Cadastro de Filiais
Na Página Outras Informações, deixe desmarcado o checkbox Não gerar entrada automática para faturamentos e transferências para esta filial.
2. Cadastro da Loja Varejo - Tela 300068 - Página Estoque - Trânsito.

Quando o trânsito é gerado?

Faturamento

Por meio de um faturamento, ao salvar o faturamento (Ao salvar o faturamento, a trigger LXI_FATURAMENTO é disparada.

Lojas Varejo - Tela 120010

Por meio da movimentação de saída de produtos nas Lojas Varejo (Tela 120010). A trigger LXI_LOJA_SAÍDAS é disparada.

Essas triggers criam um registro na tabela LX_PROCESSO_LOG com a chamada para executar a procedure LX_GERA TRANSFERENCIA_AUTOMATICA.

Desta forma, deve-se executar a procedure LX_PROCESSOS (deixar agendado). Após executada essa procedure, são gerados os seguintes registros na tabela:

• LOJA_SAIDAS com o status_transito = null
• LOJA_ENTRADAS com o status_transito = 0

Datasync

Quando é gerado um pacote no Datasync, são criadas tabelas específicas para armazenar os dados referentes ao trânsito da loja e do produto. São geradas as seguintes tabelas:

LOJA_TRANSITO e LOJA_TRANSITO_PRODUTO

Loja:

Quando o pacote é importado na Loja, são realizadas as entradas de mercadorias, conforme orientação da Matriz. Após conferir e encerrar as entradas, o sistema grava a coluna LANCADO_LOJA = ‘1’ na tabela LOJA_TRANSITO.

Na tabela LOJA_ENTRADAS, muda a coluna status_transito para NULL.

Retaguarda:

• No retorno, alimenta a tabela LOJA_ENTRADAS_DIF com o status_transito = null e a trigger LXI_LOJA_ENTRADAS_DIF cria um registro na tabela LX_PROCESSO_LOG com a chamada para executar a procedure LX_VERIFICA_TRANSITO, em que a coluna STATUS está com valor 0 (zero - a processar).
• Executar a LX_PROCESSOS que, por sua vez, vai executar a procedure LX_VERIFICA_TRANSITO.
• Após executar a procedure LX_PROCESSOS, a coluna STATUS da tabela LX_PROCESSO_LOG é alterada para valor 1 (processado).
• A procedure LX_PROCESSOS também altera a coluna STATUS_TRANSITO da tabela LOJA_ENTRADAS_DIF (conforme os valores da tabela).
• Tira do trânsito e marca como recebido a procedure LOJA_ENTRADAS.
Valores STATUS_TRANSITO (LX_VERIFICA_TRANSITO)

1Entrada não encontrada
2Diferença na quantidade ou no valor
3Conferida - OK
4Entrada conferida pelo operador/auditor
5Entradas de fornecedores ou entradas sem trânsito