Conceito e objetivos da tela 

Para efetuar vendas com pagamento por meio de cartões de débito e crédito, é necessário cadastrar as administradoras de cartão com as quais a loja trabalha. O sistema exibe por padrão os registros de administradoras de cartão, mas é possível alterá-los quando necessário.

Na tela 095010 - Administradora de Cartões são definidas as condições comerciais negociadas entre a empresa e a administradora, tais como a taxa administrativa, o limite máximo de parcelas aplicado pelo estabelecimento, a quantidade de dias para reembolso, entre outros.

As taxas cobradas pelas administradoras de cartão podem variar de acordo com o número de parcelas escolhido pelo cliente. O limite de parcelas aceito pelo estabelecimento pode ser único ou variável por filial. Se algumas bandeiras da mesma administradora tiverem cartões parcelados e à vista, devem ser cadastrados nesta tela separadamente, por exemplo:

<Nome do cartão> parcelado

<Nome do cartão> à vista

Na parte superior da tela são especificadas as condições gerais de contratação e na parte inferior podem ser informadas as exceções por filial.

Esse cadastro é fundamental para a identificação correta da administradora pelos aplicativos de loja e para a posterior conciliação de cartões.

Os campos Nome nova Credenciadora e CNPJ nova Credenciadora são facilitadores para o cadastro de uma nova credenciadora e seu preenchimento é imprescindível para que a credenciadora indicada possa ser selecionada no campo Código Credenciadora.


Módulo que exibe a tela

Contas a Receber

Telas relacionadas

009092 - Rede de Administradora de Cartão

009014 - Layout de Borderô

QR Linx

Para as carteiras digitais aceitas pelo estabelecimento, se faz necessário cadastrá-las no Linx ERP como administradora de cartão na tela 095010 – Administradora Cartão.

Veja abaixo uma ilustração exemplificando o Mercado Pago:

A tela 095010 - Administradora de Cartão recebeu a inclusão do campo Modalidade QR. Este campo é habilitado quando no campo Tipo Cartão estiver selecionado com a opção Carteira QR Code. O campo Modalidade QR possui as opções de DébitoCréditoSaldo e Pix.

O campo Administradora no TEF da tela 095010 - Administradora de Cartão deve ser preenchido de acordo com os possíveis retornos para vendas com QR Linx, conforme lista abaixo:



Importante: Para versões do Linx ERP anteriores ao Service Pack 01.21 algumas das administradoras listadas acima podem não existir, por isso é necessário realizar a inserção destas via banco no ERP, de acordo com o script em questão, conforme indicado no arquivo zipado a seguir:

Inserts de Administradoras do TEF.zip

Dica: Sugerimos que haja a parametrização das administradoras contendo a amarração da LX_COD_ADMINISTRADORA com todos os possíveis retornos.


Para mais informações sobre o QR Linxclique aqui.

Para informações sobre o processo de vendas com QR Linx a partir do Linx POSclique aqui.


Principais campos da tela

Campo

Descrição

Código

Pesquise/cadastre o código e o nome da administradora, por exemplo:

Cielo - Visa

Cielo - Mastercard

Ao realizar, posteriormente, uma conciliação de cartões, poderá ser verificada a rede administradora da venda.

Rede

Nesse campo, selecione a rede associada à administradora a ser cadastrada.

Ao clicar com o botão direito do mouse nesse campo, serão exibidas as redes previamente cadastradas na tela 009092 - Rede Administradora de Cartão.

Taxa Adm.

Informe o porcentual cobrado pela administradora do cartão. A taxa será utilizada no cálculo do valor dos títulos receber dos cartões.

Telefone/Telefone Voz

Informe os telefones da administradora.

Nosso Número

Informe o número de identificação do estabelecimento fornecido pela administradora do cartão.

Cartão Pré Parcelas

Informe a quantidade máxima de parcelas conforme contrato com a administradora. Essa configuração será aplicada às vendas no Linx POS.

Para cartões à vista, incluir 0 (zero), pois esse campo não aceita nulo.

Tipo Cartão

Selecione o tipo de cartão: Crédito, Débito ou Carteira QR Code.

Modalidade QRSelecione a opção da modalidade QR: Débito, Crédito, Saldo e Pix.

Administradora no TEF

Selecione a administradora no TEF. Mais informações sobre o campo na sessão QR Linx dessa página.

Terceiro

Permite filtro de cliente a ser selecionado, por meio do botão direito do mouse, ou digitando % dentro do campo e o nome do cliente, para uma consulta mais rápida.

Código Bandeira

Exclusivo para recebimento de arquivos da administradora CIELO.

Código Credenciadora

As credenciadoras de cartão são as redes de TEF que são utilizadas para autorizar as transações de transferência eletrônica de fundos, como a Cielo e a Rede (não confunda as credenciadoras com as bandeiras de cartão, como a Visa e a Mastercard).

De acordo com os requisitos para geração do CF-e-SAT, sempre que uma venda for efetuada em TEF, o XML da venda deverá conter o código da credencidora que realizou a transação de TEF (campo cAdmC).

Esses códigos existem em uma tabela elaborada pelo CONFAZ, que contém a razão social e o CNPJ das credenciadoras existentes no país, e atribui um código numérico a cada uma.

Ao instalar o Linx ERP em versão compatível com o SAT (HF 01.15.022), a referida tabela com o código das credenciadoras será criada, facilitando o procedimento para associação da credenciadora aos cartões utilizados nas operações de TEF.

Observação:

Ambientes que utilizem a administradora SINCRED no estado do Rio Grande do Sul devem parametrizar, adicionalmente, a credencial utilizada exclusivamente para o estado do RS (002).

Acesse a guia Credenciadora por Filiais e cadastre o código de exceção para o RS.

Os demais estados utilizarão o código de credencial cadastrado na tela acima, apenas RS utilizará a exceção.

Dia Acerto

É a média de dias em que a administradora deposita os créditos (pagamento dos cartões) para a empresa referente à primeira parcela do cartão.

Caso não exista condição para definição de um dia de acerto, informe 0 (zero).

Parcela Juros Loja

Informe os juros referente ao parcelamento que será assumido pela loja ou cobrado do próprio cliente.

Dias entre Parcelas

Utilizada para dias fixos entre parcelas do cartão, no padrão DDD - dias decorridos da data, por exemplo:

Uma venda no cartão rotativo (única parcela) na data 23/04/20XX. O sistema calcula a data de vencimento da parcela de acordo com o campo Dia de Acerto, alimentando o Contas a Receber com a parcela para vencimento 23/05/20XX.

Observação: Caso utilize-se o campo Dias entre Parcelas, não deve-se marcar o campo Parcela Mês Fechado.

Sugestão de Parcelamento

Esse campo poderá ser preenchido com a sugestão de parcelamento oferecida pela loja.

Aceita Parcelamento

Ao marcar esse campo, o sistema permite o parcelamento dos cartões, validando o campo Cartão Pré-Parcelas.

Parcelas Mês Fechado

Ao marcar esse campo, define-se um dia fixo mensal para reembolso, de acordo com a data da emissão, invalidando o campo Dias entre Parcelas. Por exemplo:

Em uma venda realizada dia 23/04/20XX parcelada em 3 vezes, o vencimento será: 23/05, 23/06 e 23/07.

Inativa

Ao marcar esse campo, o cadastro da administradora será inativado.

Indica Vencimento Fixo

Ao marcar esse campo, é habilitada a guia Detalhes de Vencimento Fixo.

Indica Cálculo Apresentação

Ao marcar esse campo, os vencimentos das próximas parcelas acompanham a data de emissão da venda.