Conceito e objetivos da tela

Essa tela permite que as movimentações de venda das lojas sejam integradas ao Linx ERP.

Integrar as movimentações significa gerar, na retaguarda, os lançamentos financeiros oriundos das vendas (de cheques ou cartões a receber etc).

A tela permite ainda que se faça, antes da integração, algumas correções nos movimentos, como datas de cheques e número de parcelas, por exemplo.


Módulo que exibe a tela

Contas a Receber

Verificação dos terminais para vendas oriundas do Linx POS

Para garantir a integridade das informações financeiras geradas no Linx ERP por essa tela, ao integrar os movimentos a partir do Service Pack 02.17.000, o sistema verificará se todos os terminais que apresentaram venda foram devidamente fechados.

Quando houver ao menos um terminal com vendas que não esteja fechado, será exibida uma mensagem como o exemplo abaixo, sendo necessário fechar o terminal e tentar novamente integrar os movimentos.

Essa verificação aplica-se a vendas efetuadas no Linx POS (presenciais); não se aplica a vendas efetuadas no B2C Manager (e-commerce).

Ambientes com banco on-line

A integração financeira é um procedimento automático em ambientes que utilizem banco on-line. Por essa razão, essa tela não é utilizada nesses ambientes.

Geração dos lançamentos contábeis

Posteriormente à integração financeira gerada nesta tela será necessário gerar também os lançamentos contábeis, o que pode ser feito na tela 009070 - Fechamento Lançamento Integração ou 009018 - Efetuar Fechamento dos lançamentos, por exemplo.

Conferência e integração de movimentos

Siga estes procedimentos para integrar as movimentações da loja a partir da tela 009077:

Na tela inicial do assistente, clique em Avançar:

Para a conferência e integração, selecione a opção Resumo de parcelas de lojas para conferência e atribuição de número de lote.

A opção Alteração de tickets de lojas específicos permite, como o nome diz, alterar um ticket específico..

 

Marque o tipo de conferência e selecione, com o uso das setas, os tipos de pagamentos para a conferência. Veja um exemplo:

 

Selecione o período e a filial para integração das vendas:

 

O sistema apresentará, nesse momento, as vendas agrupadas por data de venda, filial e tipo de pagamento.

Se as informações estiverem corretas, clique em Avançar.

Caso existam documentos fiscais não autorizados (NF-e, NFC-e e SAT), será exibida uma mensagem informando sobre essas irregularidades, entretanto o sistema não impedirá que a integração financeira das vendas seja efetuada.

Os documentos não autorizados poderão ser consultados por meio da tela 300135 - Monitor de Controle de NF-e, NFC-e e SAT. Providencie a regularização assim que possível.


Se for necessário alterar dados das vendas, posicione o mouse no agrupamento e dê um duplo clique. Será exibida uma nova tela com os detalhes das parcelas, cujos valores não estão corretos, conforme exemplo. Para concretizar as alterações necessárias, clique em Localizar Ticket.

Será aberta a tela Alteração de Tickets. Selecione a venda a ser alterada para que as informações correspondentes a ela sejam exibidas na guia Parcelas em Detalhes do ticket selecionado.

Todos os campos habilitados (em azul) poderão ser alterados, respeitando as regras já existentes no Linx ERP para alterações em vendas de loja.

Clique em  e a tela para alteração também será aberta.

Nesse momento os tickets serão desmembrados em parcelas, podendo conter inclusive os tipos de pagamentos que não foram selecionados para a conferência, uma vez que o ticket (venda) poderá conter várias formas de pagamento.

Guia Parcelas

Nesta guia poderão ser inclusas parcelas de qualquer tipo de pagamento, desde que o valor total permaneça inalterado.

Guia Produtos

Nesta página serão apresentados os produtos comercializados na venda. Não é possível alterar, pois o estoque já foi atualizado durante o processo de recebimento.

Guia Trocas

Nesta página serão apresentados os produtos entregues para troca, se houver.

Guia Outras Informações

Nesta guia são apresentados os totais das vendas, pode-se conceder desconto desde que os valores das parcelas sejam ajustados.

Ao alterar vendedor e gerentes, a comissão será recalculada de acordo com o cadastro no módulo de Lojas.

A venda poderá ser cancelada selecionando o botão Cancelamento, será apresentada a seguinte mensagem:

Deseja realmente cancelar o ticket?

Ao selecionar a opção SIM, a venda será cancelada, os produtos voltarão para o estoque e os valores de comissão serão estornados.

 

Finalizadas as alterações, avance para a tela seguinte, na qual haverá as opções:

  • Ao optar por cancelar, todas as alterações serão perdidas.
  • Ao optar por concluir, as alterações serão salvas mas as vendas ainda estarão disponíveis para outras conferências e/ou alterações.
  • Ao optar por enviar valores para contabilidade e clicar em Concluir, será processada a integração da movimentação conferida e as vendas não estarão mais disponíveis para alterações.
  • Ao optar por imprimir relatórios de conferência e clicar em Concluir, será aberta a tela de impressão de relatórios.

Realizada a integração, será possível visualizar os lançamentos gerados de acordo com os tipos de pagamentos no módulo de Contas a Receber.

O tipo de pagamento Dinheiro é visualizado diretamente na contabilidade por meio da tela 009018 - Lançamento contábil.


Alteração de tickets de loja específicos

A seguir uma simulação com a segunda opção apresentada na tela, para alteração de tickets. Selecione-a e clique em Avançar:

 

Utilize os filtros da tela para localizar a venda e clique em Procurar:


Após a localização dos registros, clique em Alterar pesquisados.

Na sequência serão exibidos os tickets relativos à pesquisa. Promova as alterações desejadas:

Observe no entanto que, quando se tratar de um pagamento em cartão de crédito PDV (I) ou cartão de débito PDV (K), não será possível efetuar alterações nos dados do cartão, uma vez que as transações foram autorizadas pela administradora.

Finalizadas as alterações, feche a tela de alteração e clique em Avançar para concluir o processo de conferência. Será possível enviar a movimentação para o financeiro/contabilidade ou somente salvar as alterações efetuadas.

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