Por meio desta tela, é possível cadastrar as lojas varejo e efetuar as configurações necessárias para a realização das atividades na loja, permitindo a integração correta dos dados. As informações configuradas nesta página podem ser visualizadas no LinxPOS Manager, opção Configurações.

É importante ressaltar que essas informações podem ser configuradas na Retaguarda, por meio dessa tela ou na opção Configurações do LinxPOS Manager, de acordo com a opção da empresa usuária Linx. Na sincronização entre Loja e Retaguarda pelo Datasync, os dados serão unificados.


Módulos que exibem a tela 300068

▪ Lojas

Pré-requisitos

▪ 001013 - Filiais

Procedimentos

1. Acesse a tela 300068 - Cadastro de Lojas Varejo (LinxPOS).
2. Todas as abas devem ser consultadas e preenchidas, conforme a necessidade do lojista. Preencha as informações conforme o tópico Detalhamento da tela.
3. Clique na opção Salva (F4).

Relatórios

▪ (A) Cadastro de Lojas - Geral e Sistema
▪ (B) Cadastro de Lojas - Venda
▪ (C) Cadastro de Lojas - Pagamento e Estoque
▪ (D) Cadastro de Lojas - Aparência, Senha, Impressão e Caixa

Detalhamento da tela

Verifique, a seguir, o detalhamento dos principais campos da tela, conforme as páginas disponíveis.

Detalhamento da tela

Página Geral

CódigoPermite informar o código de cadastro da loja para controle do sistema.
FilialPermite selecionar a filial a ser cadastrada como loja.
TerminaisÉ necessário cadastrar os terminais de caixa que serão utilizados na loja.
ChequesQuando o sistema está conectado a uma máquina de preenchimento automático de cheques, é possível configurar nesta área as informações de beneficiário e cidade que serão emitidas no cheque.
VendasMarcando o checkbox "Permite limpar a venda enquanto não for concluída", é possível retirar os dados informados na tela de vendas antes de sua conclusão.
Limpeza de dadosPermite configurar a operação de limpeza dos dados de vendas armazenados no sistema.
Textos de destaqueÉ possível configurar nesta área as informações que serão apresentadas na barra de ferramentas e nas formas de pagamento.
Notas fiscaisPermite definir o número máximo de itens a ser impresso na nota fiscal.

Contabilidade - Lançamento

Padrão

Permite configurar parâmetros contábeis que serão utilizados nas integrações entre a retaguarda e as lojas.

Página Sistemas

Gerente e vendedorPermite selecionar o gerente da loja e o gerente do período de vendas.
Tamanho dos produtos (grade)

Permite configurar a grade de tamanhos que será apresentada ao incluir um produto na lista de itens da venda. O sistema sugere o preenchimento do campo.

VerificaçõesQuando marcado, verifica a validade dos números digitados nos campos de CPF e CNPJ.
Opções regionaisPossibilita configurar código do país e padrões para moeda e quantidade.

Transferência eletrônica de

fundos (TEF)

Quando a loja utiliza os serviços de TEF, é possível configurar nesta área as informações pertinentes ao seu uso.
DisplayPermite configurar as informações que aparecerão no display da máquina leitora de cartões que será utilizada.

Página Vendas

Permissões e aparênciaPermite alterar preço na trocaQuando marcado, permite alterar o preço do item na operação de troca de produtos.
Validar produto na vendaQuando marcado, permite incluir na lista de itens da venda apenas produtos cadastrados no sistema.
Perguntar pelo número do ticketO número do ticket é emitido pela máquina leitora de cartões e pode ser utilizado como um identificador da venda. É necessário marcar este checkbox para que seja apresentada a tela para digitação do número do ticket após a venda.
Iniciar a venda com a lista de vendedoresQuando marcado, o sistema apresenta a lista de vendedores cadastrados ao iniciar uma nova venda.
Imprimir comprovante após o cancelamento da vendaQuando marcado, imprime automaticamente o comprovante de cancelamento de venda após a operação.
Autenticar o operador na abertura da tela de vendaQuando marcado, apresenta a tela para seleção do operador de caixa e digitação de senha, na abertura da tela de vendas.
Exibir o histórico do cliente na vendaPermite exibir o histórico de vendas e as informações cadastrais do cliente ao selecioná-lo na tela de vendas.
Exibir o campo da lista de presentes do itemQuando marcado, apresenta, na tela de vendas, o campo correspondente à lista de presentes.
Exibir o botão para inclusão do vale-produtoQuando marcado, apresenta, na tela de vendas, o botão para inclusão do vale produto.
Estoque na validação do produtoPermite selecionar o modo de exibição do estoque quando o produto for incluido na lista de itens da venda. Exemplo: Não exibir estoque - não apresenta a quantidade do produto em estoque.
TicketsPermite configurar as informações pertinentes aos tickets emitidos nas vendas.
Aparência do código do produtoPossibilita configurar o modo de exibição do código do produto ao incluí-lo na lista de itens da venda.
Venda concomitanteQuando a loja trabalha com impressão do cupom fiscal concomitante à venda, é necessário configurar nesta área, as informações relacionadas à operação.
Tipo de venda e tabela de preçosPermite estabelecer padrões para o tipo de venda e a tabela de preços que será utilizada na operação selecionada.
VendedoresPossibilita configurar a venda para um ou mais vendedores, conforme as políticas comerciais da empresa.
Código do clientePermite configurar o modo padrão de criação do código do cliente, por CPF ou por seqüencial.
TrocoPossibilita configurar as informações referentes à exibição do troco na tela de vendas.
Tickets suspensosPermite configurar a impressão de tickets de operações de venda suspensas.

Página Pagamento

ValoresQuando marcado, permite ocultar na tela de vendas, as formas de pagamento configuradas com limite máximo e mínimo, de acordo com o valor apresentado na venda.
VencimentoPermite configurar informações referentes ao vencimento dos pagamentos efetuados na loja.
Notas FiscaisPossibilita configurar a impressão de notas fiscais de venda na loja.
Padrões para a nota fiscal de vendaPermite estabelecer padrões para geração de notas fiscais referentes às vendas na loja.
Padrões para a nota fiscal de trocaPermite estabelecer padrões para geração de notas fiscais referentes às trocas na loja.
Verificações e sugestõesPermite configurar as informações restantes relacionadas à venda.

Página Estoque

Romaneio de entrada e saídaImpressãoSelecione a opção Exibir confirmação.
Código de BarrasMáscara

Permite a configuração da máscara para o código de barras. Exemplo: XXXXXXXX.

Esta máscara lerá códigos de barras de oito dígitos. Para obter mais detalhes sobre configuração de código de barras, verifique o tópico Principais Processos.

Estoque negativoPermissãoSelecione a opção Exibir confirmação.
Trânsito de produtosMarcar o checkbox

Permitir entradas somente com trânsito.

Selecionando a opção "Apenas para filiais da mesma matriz", o sistema só filtra pelas filiais cadastras de uma mesma matriz

MovimentaçãoMarcar o checkboxPermitir movimentação direta com o fornecedor.
Reservas e consignaçõesPrevisão de retornoInforme a previsão de retorno. Exemplo: 30 dias.
Saídas de mercadoriasMarcar os checkboxs

► Exibir a tela de emissão de nota fiscal ao salvar a saída.
► Não permitir lançamento de itens sem preço na saída.

Pedidos de compraMarcar o checkboxNão permitir entradas com quantidades superiores ao pedido.

Página Senha

Exigir senha do vendedorSe marcado, exige a senha do vendedor nas operações de venda. Parâmetro utilizado quando os vendedores realizam as próprias vendas no sistema.
Exigir senha do gerente para descontos, cancelamentos, etc.Se marcado, exige a senha do gerente para realizar descontos e cancelamentos.
Identificar o gerente na tela de autenticaçãoSe marcado, identifica o gerente nas telas em que é solicitado o operador.
Botão Alterar SenhaPermite a alteração da senha atual.

Principais Processos

Principais Processos

Configurando o código de barras

Diversas operações do LinxPOS e LinxPOWS são efetuadas por meio de digitação ou leitura de código de barras. A configuração do código de barras ocorre em dois momentos:

Tela 002006 - Produtos Acabados

Nesta tela são configurados os parâmetros para geração automática de código de barra, bem como seu formato.

Exemplo:

▪ Produto + Cor + Tamanho
▪ Produto + Tamanho + Cor · Padrão EAN13

Tela 300068 - Lojas Varejo ou LinxPOS Manager - Configurações de Estoque

Nesta tela é configurada a máscara do código de barras.

Essas informações podem ser configuradas na Retaguarda, por meio dessa tela ou na opção Configurações de Estoque, do LinxPOS Manager, de acordo com a opção da empresa usuária Linx. Na sincronização entre Loja e Retaguarda pelo Datasync, os dados serão unificados.

É possível inibir, na máscara do código de barras, a leitura de determinado código. Este procedimento pode ser realizado tanto no módulo Lojas Varejo, por meio da tela 300068 ou na opção de Configuração de Estoque do LinxPOS Manager.
Utilize a máscara ! (ignora no começo) e # (ignora no fim). Pode-se utilizar um ou outro, ou os dois.
Exemplo:
03858088001P1 com a máscara X!XXXXXXXXX#X lerá o seguinte código: 858088001P
03858088001P1 com a máscara XXXXXXXXXXX#X lerá o seguinte código: 03858088001P