O conceito de canais se desenvolveu a partir da chegada do e-commerce, com o crescimento da logística e terceirização de atividades e mudança do padrão de expectativa dos consumidores.

Os Canais de Distribuição são estruturas funcionais que, mediante suas operações, geram a movimentação de produtos e serviços entre os membros participantes de um mercado. Dentro de uma cadeia de negócios, os canais de distribuição são imprescindíveis, pois dão velocidade no atendimento ao cliente buscando a satisfação de suas necessidades.

De acordo com a definição e parametrização de cada ramo de negócio, um canal pode ser uma rede de lojas, uma marca, um estado, etc.

Nesta rotina são informados os canais de distribuição que participarão dos processos de planejamento e alocação. Por meio dos tipos de filiais do canal de distribuição, o sistema apresenta as vendas realizadas. Dependendo do tipo, o sistema considera, ou não, como parte da venda no Plano de Metas. O sistema permite parametrizar um canal com o perfil de venda ou de distribuição.

Os tipos de filiais existentes são:

▪ Varejo
▪ Atacado
▪ Franquia
▪ Centro de Distribuição

Pré-requisitos

▪ 150058 - Cadastro de Grupo de Canal deve estar concluído.

Procedimentos

Para inserir um Canal de Distribuição:

1. Acesse a tela 150032 - Canais de Distribuição. Será apresentada a tela de configuração.
2. Clique no botão Inclui (F5).
3. Informe os campos da área de cabeçalho.
4. Na página Canal, insira os detalhes do canal de distribuição.
5. Na página Configurações do Fechamento, serão apresentadas as características do fechamento semanal.


5. Configure as opções desejadas.
6. Clique no botão Salva (F4).

Assuntos relacionados

▪ Cadastro de Grupos de Canais
▪ Plano de Metas
▪ Planejamento Open to Buy