O sistema Linx utiliza em suas rotinas algumas configurações genéricas e específicas, chamadas de parâmetros, que atuam como um elemento chave na execução dos processos. De acordo com sua configuração é possível obter resultados distintos.

O módulo Planejamento trabalha com configuração de parâmetros que permitem adaptar alguns processamentos à forma de operação da empresa usuária.

É importante lembrar que a configuração dos parâmetros é feita no momento da implantação do sistema por um profissional especializado e não deve ser alterada, salvo em casos específicos orientados pela Linx Sistemas.

Sugerimos que as alterações sejam sempre feitas pelo usuário administrador do sistema.

A seguir, veja a relação dos parâmetros utilizados no módulo Planejamento Varejo/Comercial:

ParâmetroDescriçãoConteúdo padrão mais utilizado
GIV_ALTERA_MARGEMEste parâmetro indica se o planejamento permite alterar a margem resultante.Sim
GIV_BASE_CALC_ESTOQUE_CD

Este parâmetro indica a base de cálculo do estoque do CD no planejamento. Os seguintes valores são possíveis:

1 - A base de cálculo é formada pelo OTR da loja.

2 - A base de cálculo é formada pela venda da loja.

1
GIV_COBERTURA_MAXIMAEste parâmetro indica a máxima cobertura (em semanas) utilizada no plano de metas.12
GIV_CONFIG_COBERTURA

Este parâmetro estabelece como o sistema deve tratar a cobertura no planejamento. Os seguintes valores são permitidos:

0: Direta Diária

1: Direta Semanal

2: Direta Mensal

3: Direta Anual

4: Rebatida Diária

5: Rebatida Semanal

6: Rebatida Mensal

7: Rebatida Anual

4
GIV_DATA_FECHA_CARTEIRA

1: Indica que as compras e distribuições serão fechadas pela data de entrega.

2: Indica que as compras e distribuições serão fechadas pela data de limite de entrega.


GIV_FATOR_MKDEste parâmetro possibilita que o cliente trabalhe com as demarcações                   (markdowns) positivas ou negativas. Nesses casos, utiliza-se valores 1 ou -1, respectivamente.-1
GIV_FILTRA_CARTEIRA

Define quais tipos de status de Pedido de Compra deverão ser considerados para a Análise de OTB. Formato: "A", "E".

A
GIV_LISTA_DCS_MARGEMEste parâmetro indica quais descontos de compra participarão do cálculo da margem resultante. Exemplo: 1,2,3 (DC1, DC2 E DC3 afetarão a margem resultante).  2
GIV_NIVEL_GERENCIA_GRUPO

Parâmetro específico para o planejamento.

Independente da Gerência ao qual o usuário estiver cadastrado, ele poderá ver todos os agrupamentos no planejamento desde que o nível acesso for maior ou igual ao informado neste parâmetro.   

0
GIV_TIPO_SEGURANCA

Este parâmetro indica o tipo de segurança adotada no planejamento. Os seguintes valores são possíveis:

1 = Segurança Otimista

2 = Segurança Pessimista

2
GIV_USA_BASE_VDA_ORIGINALIndica se o planejamento de varejo usará, como base para os cálculos, o valor da venda bruta acrescido ou não das remarcações, ou seja, a venda original (sim) ou a venda bruta (não).Não
GIV_USA_MARKUP_ORIGINAL

As seguintes situações são possíveis:
▪ Valor = Sim => O sistema utilizará MarkUp Original (o valor da margem original será apresentado como um índice).
▪ Valor = Não => O sistema utilizará Margem Original (o valor da margem será apresentado como um percentual).

Não
GIV_UTILIZA_MKD_LIQUIDOEste parâmetro indica se o sistema de planejamento irá considerar que os valores de MKD serão digitados líquidos de imposto.Não