O calendário 454, também conhecido como calendário comercial, tem como objetivo atender algumas demandas de gestão para o segmento varejista.

A comparação de vendas entre meses gregorianos de anos diferentes pode gerar uma distorção no resultado, uma vez que os meses gregorianos possuem quantidade de finais de semana que variam ano a ano.

Considerando-se que sábado e domingo correspondem, via de regra, ao período da semana quando ocorre o maior volume de vendas, comparar um mês de maio, por exemplo, que teve 4 finais de semana este ano, com o mês de maio do ano passado, que teve 5 finais de semana, podem induzir o gestor a interpretar que houve um queda nas vendas  quando, na verdade, o mês comparado tinha um final de semana a mais.

O Calendário 454 organiza o ano em 4 trimestres, sendo que o 1º., 2º. e 3º. mês de cada trimestre possuem 4, 5 e 4 finais de semana respectivamente, totalizando 52 semanas. Facilita a base de comparações entre anos. Nesse calendário, cada quarto de ano (3 meses) tem 4, 5 e 4 semanas, respectivamente (ver quadro a seguir). Todas as semanas do mês são completas, têm 7 dias, ao contrário do calendário Gregoriano, que apresenta semanas incompletas no mês, principalmente, a primeira e a última semana.

O conceito deste calendário permite também a visualização dos dados de vendas, estoques e compras em períodos semanais, garantindo que as comparações com o passado sejam sempre fiéis à realidade (considerando finais de semana, feriados, etc).

No processo de planejamento de varejo, as semanas apresentadas para controle de metas e Open to Buy são as semanas definidas no calendário 454.

O calendário 454 também apresenta outros benefícios para o varejo, como a quantidade fixa de finais de semanas por mês (4-5-4) e também a manutenção de alguns feriados dentro da mesma semana do ano.

4 semanas5 semanas4 semanas
JaneiroFevereiroMarço
AbrilMaioJunho
JulhoAgostoSetembro
OutubroNovembroDezembro

A empresa usuária poderá definir em qual dia do mês o calendário 454 terá inicio e o dia da semana em que ela começa.

Exemplo:

É possível ter um calendário 454 em que o mês 1 começa no dia 26 de junho e a semana do calendário 454 começa em uma 5ª feira e termina na 4ª feira seguinte.

Esta definição para o calendário 454 determinará os períodos de datas a serem calculadas nas vendas, compras, entre outros, tanto no Planejamento como nos Cubos.

O calendário 454, possui 364 dias – 52 semanas x 7 dias -, considerando, também, os anos bissextos (a cada período de 5 ou 6 anos deve ser incluída a semana 53).

Exemplo de um calendário 454 com a semana iniciando na segunda e finalizando no domingo:

Procedimentos

Para incluir um calendário:

1. Acesse a tela 150021 - Calendários.

2. Ao lado direito da tela, informe o ano.

3. Ao lado esquerdo, selecione o tipo de calendário: Gregoriano ou 454.

4. Em seguida, selecione a opção Incluir Ano.

Serão abertas novas opções na aba Incluir ano calendário. O sistema mostrará, automaticamente, o ano seguinte ao último ano cronológico existente.

5. Informe os dados e clique no botão Gerar. Será aberta uma janela solicitando confirmar a geração.

6. Confira os dados e confirme.