A Assinatura Eletrônica permite administrar os direitos e limites de cada usuário para aprovação ou reprovação de documentos. Através da configuração de níveis hierárquicos e de alçadas de aprovação é possível identificar os usuários que farão parte deste controle.

Este conceito aplicado ao Módulo Compras possibilita controlar também a aprovação para os pedidos de compra que necessitam de tal procedimento, e visa impedir a execução de uma solicitação que esteja fora da alçada do usuário solicitante.

Nesta tela é possível visualizar, de acordo com as permissões de cada usuário, todos os pedidos de compra que dependem de assinatura eletrônica para serem aprovados. Pode-se então realizar uma análise e efetuar a aprovação ou reprovação dos pedidos apresentados, mediante confirmação através de assinatura eletrônica.

O processo de aprovação atualizará o campo Status aprovação dos pedidos de compra para "aprovado" ou "reprovado" nas seguintes telas:

• 004006 - Compras de Produto Acabado

• 004002 - Compras de Matéria-prima

• 004005 - Compras de Consumíveis/Imobilizáveis

Para controlar um pedido de compra por assinatura eletrônica é necessário que ele esteja identificado com um tipo de compra que indique este controle. Esta configuração é feita na tela 004011 - Tipos de Compras.

Módulos que exibem a tela 004032

• Compras

Configurações necessárias

Para realizar os procedimentos de aprovação ou reprovação de pedidos de compra, é necessário que já estejam cadastrados os dados nas seguintes telas:

• 009053 - Documento para Assinatura Eletrônica

• 009054 - Hierarquia para Assinatura Eletrônica

• 004006 - Compras de Produto Acabado

• 004002 - Compras de Matéria-prima

• 004005 - Compras de Consumíveis/Imobilizáveis

Parametrizações

Para que seja possível controlar o processo de assinatura eletrônica e realizar a aprovação ou reprovação de pedidos de compra, é necessário configurar previamente o seguinte parâmetro:

• CONTROLAR_ASS_COMPRAS

Procedimentos

Esta tela permite a realização das operações de pesquisa, aprovação e reprovação de pedidos de compra, conforme os procedimentos descritos a seguir:

Pesquisa

1. Acesse a tela 004032 - Assinatura Eletrônica de Compras.

2. Preencha os campos da tela, conforme o tópico Detalhamento da tela.

3. Clique no botão Procura Registros (F12) para efetuar a pesquisa de acordo com as informações preenchidas nos campos.

Aprovação ou Reprovação

1. Acesse a tela 004032 - Assinatura Eletrônica de Compras.

2. Após a pesquisa, selecione o pedido de compra a ser aprovado marcando o checkbox correspondente.

Caso seja necessário selecionar vários pedidos de uma só vez, clique no botão Selecionar.

No pop-up apresentado escolha a opção correspondente à seleção a ser feita.

3. Clique no botão Aprovação para aprovar ou reprovar o pedido de compra selecionado.

No pop-up apresentado escolha a opção correspondente.

4. Para confirmar a aprovação ou reprovação do pedido de compra e assinar os documentos, clique no botão Confirmar.

Será apresentada a janela para digitação da assinatura eletrônica do usuário da hierarquia.

5. Informe a assinatura solicitada e confirme.

Ao pesquisar os pedidos de compra, note que serão exibidas na barra inferior informações referentes ao valor e as quantidades dos pedidos não assinados, aprovados, reprovados e selecionados, além do total de pedidos apresentados na pesquisa.

Detalhamento da tela

Observe a seguir os principais campos para preenchimento da área superior da tela para realizar a pesquisa dos pedidos de compra:

Campo/BotãoDescrição
Trazer pedidos já baixadosMarque este checkbox para que a pesquisa apresente os pedidos de compra que foram aprovados ou reprovados pelo processo de assinatura.
Trazer pedidos reprovadosMarque este checkbox para que a pesquisa apresente os pedidos de compra que já passaram pelo processo de assinatura e foram reprovados.
Trazer pedidos não assinadosMarque este checkbox para que a pesquisa apresente os pedidos de compra que ainda não passaram pelo processo de assinatura eletrônica.
Trazer todos os pedidosMarque este checkbox para que a pesquisa apresente todos os pedidos de compra aprovados, reprovados e ainda não assinados. É necessário que pelo menos um checkbox de configuração da pesquisa esteja marcado.
Nº DocumentoÉ possível realizar a pesquisa de um pedido de compra através de seu número sequencial. Informe neste campo o número do pedido a ser pesquisado.
FornecedorÉ possível realizar a pesquisa através do fornecedor indicado no pedido de compra. Informe neste campo o fornecedor dos pedidos de compra a serem pesquisados.
EmissãoÉ possível realizar a pesquisa através da data de emissão dos pedidos de compra. Informe neste campo a data correspondente à emissão dos pedidos a serem pesquisados.
Valor CompraO valor de cada pedido de compra pesquisado será apresentado neste campo. Também é possível utilizá-lo como filtro de pesquisa.
Próximo AssinarO conteúdo deste campo indica se o usuário do sistema que realizou a pesquisa é o próximo a assinar o pedido de compra selecionado. Se o usuário for o próximo a assinar o documento, o campo estará preenchido com "S". Caso contrário, estará preenchido com "N".
Status

O status de aprovação cada pedido de compra pesquisado será apresentado neste campo, da seguinte forma:

• N - Não assinado;

• A - Aprovado;

• R - Reprovado.

DocO conteúdo deste campo é extraído da tela 009053 - Documento para Assinatura Eletrônica e informa o tipo de documento pertinente a cada pedido de compra pesquisado.
DescriçãoO conteúdo deste campo é extraído da tela 009053 - Documento para Assinatura Eletrônica e informa a descrição do tipo de documento pertinente a cada pedido de compra pesquisado.
Os campos Identificação, Hierarquia, Data e Usuário apresentam informações que também são encontradas nos campos da parte inferior da tela.

Observe a seguir a descrição dos principais campos da área Documento:

CampoDescrição
DocumentoO conteúdo deste campo é extraído da tela 009053 - Documento para Assinatura Eletrônica e informa o tipo de documento pertinente a cada pedido de compra pesquisado.
EmissãoA data de emissão de cada pedido de compra pesquisado é apresentada neste campo. Também é possível utilizá-lo como filtro para realizar a pesquisa a partir da data de emissão.
UsuárioNeste campo é apresentado o usuário que está utilizando o sistema. Apenas serão apresentados na pesquisa os pedidos de compra pertinentes a sua alçada de aprovação, isto é, um usuário não poderá enxergar os pedidos de compra que ele não tem permissão para aprovar.
Status

Este campo apresenta o status de cada pedido de compra pesquisado, da seguinte forma:

• Não assinado;

• Aprovado;

• Reprovado.

Também é possível utilizá-lo como filtro para realizar a pesquisa buscando apenas os pedidos com um determinado status.

ID./OrdemO conteúdo deste campo é uma sequência gerada pelos pedidos de compras.

Observe a seguir a descrição dos principais campos da área Hierarquia:

CampoDescrição
SuperiorO conteúdo deste campo apresenta o usuário indicado como superior do usuário que está utilizando o sistema, conforme apresentado no campo Usuário. Estas informações são extraídas da tela 009054 - Hierarquia para Assinatura Eletrônica.
SubstitutoO conteúdo deste campo é extraído da tela 009054 - Hierarquia para Assinatura Eletrônica e apresenta o usuário indicado como substituto do usuário que está utilizando o sistema.
Próximo/UltimoO conteúdo deste campo indica a ordem de assinatura para os pedidos de compra pesquisados, e apresenta se o usuário é ou não o próximo que deverá assinar o pedido de compra selecionado.

Observe a seguir a descrição dos principais campos da área Assinaturas:

CampoDescrição
ProprietárioNeste campo é apresentado o nome do usuário da hierarquia que cadastrou o pedido de compra selecionado. Nem todos os usuários que cadastram um pedido de compra têm permissão para aprová-lo.
ResponsávelNeste campo é apresentado o nome do usuário da hierarquia responsável pela aprovação do pedido de compra selecionado.
AssinanteQuando um pedido de compra teve sua aprovação ou reprovação confirmada através de assinatura, é apresentado neste campo o nome do usuário da hierarquia que efetuou a operação.
DataNeste campo é apresentada a data em que o pedido de compra teve sua aprovação ou reprovação confirmada através de assinatura.