Os pedidos de compras de matérias-primas são gerados por meio da tela 004002. Os pedidos podem ser feitos de forma manual (nesta tela), por geração automática (de acordo com as necessidades de produção) ou por cotações.

Após geração e aprovação do pedido, é iniciado o processo de recebimento, as programações de entrega e, posteriormente, a entrada das notas fiscais. Na entrada da nota fiscal, é feita a baixa dos pedidos de compras, que geram movimentação no estoque, os títulos a pagar e os dados fiscais para os módulos Fiscal e Contábil.

Para o mercado externo, os princípios são os mesmos utilizados para o mercado local, diferenciando-se somente no recebimento da mercadoria e exceções fiscais.

Ele pode ter seus itens trazidos de requisições ou incluídos manualmente.

Esta tela permite a realização dos seguintes procedimentos:

• Inclusão simples de pedido de compra;

• Cópia de pedidos de compra;

• Inclusão de itens por cotação;

• Cancelamento de itens;

• Inclusão de itens por requisição.

Módulos que exibem a tela 004006

O seguinte módulo exibe a tela como padrão:

• Módulo Compras.

Integrações

As informações cadastradas nessa tela atualizam as seguintes telas de outros módulos:

TelaIntegração
005104 - Entradas de Notas Fiscais de MateriaisApós a aprovação, os pedidos de compra ficam disponíveis nesta tela para serem selecionados no momento da entrada da nota fiscal.
005103 - Entradas de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico
006204 - Recebimento de Pedido de CompraApós a aprovação, os pedidos de compra ficam disponíveis nesta tela para serem selecionados no momento da entrada no estoque, completando o processo de entrada fiscal e física.

Pré-requisitos

Para incluir um pedido de compra de matérias-primas é necessário que já estejam cadastrados os dados nas seguintes telas:

• 003008 - Materiais;

• 001016 - Fornecedores;

• 004001 - Moedas;

• 001011 - Condições de Pagamento para Compras e Entradas;

• 009048 - Natureza Fiscal de Operação para Entrada;

• 004011 - Tipos de Compra;

• 004013 - Status de Compras;

• 009012 - Rateio de Filial;

• 009011 - Rateio de Centro de Custo;

• 001012 - Transportadoras.

Parametrizações

Para incluir um pedido de compra de produtos acabados é necessário configurar previamente os seguintes parâmetros:

• COMPRAS_2A_APROVACAO;

• COMPRAS_APROVACAO;

• CONTROLAR_ASS_COMPRAS;

• CTRL_VERBA_QTDE_COMPRA;

• CTRL_VERBA_VALOR_COMPRA;

• CUSTO_FORNECEDOR;

• NIVEL_APROVAR_COMPRAS;

• STATUS_COMPRAS_DEFAULT;

• TIPO_COMPRA_DEFAULT;

• NIVEL_APROVAR_COMPRAS;

• UTILIZA_PRECO_PEDIDO;

Também é necessário configurar o seguinte sequencial de código:

• COMPRAS_PEDIDO.

Procedimentos

Inclusão simples

Esta tela permite a inclusão de pedidos de compra de diversas maneiras, conforme os procedimentos descritos a seguir:

1. Clique no botão Inclui (F5) para habilitar os campos da tela.

2. Preencha as informações conforme o tópico Campos do cabeçalho.

3. Conforme o tópico Página Cabeçalho, preencha as informações indicadas.

4. Na página Itens, clique no botão adicionar  para incluir um novo produto no pedido de compra.


5. Preencha os campos indicados conforme o tópico Página Itens.

6. Caso necessário, clique no botão excluir  para remover um item incluído no pedido.


7. Observe as informações sobre os itens incluídos, conforme o tópico Lista Itens.

8. Clique em salvar.

9. Clique no botão adicionar para incluir um novo produto na requisição.

10. Preencha.

Relatórios


(A) Emissão de Pedido de Compra;

(B) Emissão de Pedido de Compra (simplificado);

(C) Emissão de Pedido de Compra (alternativo);

(D) Relatório por Reserva de Material;

(E) Relatório por Consumo de Material;

(F) Relatório de Compras de Produtos Acabados;

(G) Relatório Produto Acabado por Distribuição.

Detalhamento da tela

Verifique, a seguir, o detalhamento dos principais campos da tela, conforme as páginas disponíveis.

Detalhamento da tela

Campos do Cabeçalho

Na parte superior da tela são exibidos os campos para identificação do pedido de compra, preencha-os conforme a orientação a seguir:

Nº PedidoO conteúdo deste campo é preenchido automaticamente com o código de identificação do pedido. Este campo é sequencial e único, sua configuração é feita através do sequencial de código COMPRAS_PEDIDO.
FornecedorInforme o fornecedor para qual será enviado o pedido de compras que está sendo cadastrado. Esta informação é extraída da tela 001016 - Fornecedores .

Botão indicador

 -  Ativo

 - Inativo

Este botão é utilizado como filtro para realizar a pesquisa dos pedidos de compra.

Quando ativo, possibilita pesquisar somente os pedidos de compra que ainda estão em aberto, isto é, que ainda têm quantidades pendentes a entregar.

Quando inativo, também serão apresentados na pesquisa os pedidos de compra que já foram encerrados, ou seja, que já foram entregues.

Clique no botão para modificar o filtro de pesquisa, caso necessário.

Página Cabeçalho

Os campos do Cabeçalho serão sugeridos, conforme parametrização. Caso necessário, efetue as alterações desejadas.

Condição Pgto

O conteúdo deste campo indica como será feito o pagamento ao fornecedor da fatura gerada pelo pedido de compra. As informações são extraídas da tela 001011 - Condição de Pagamento para Compras e Entradas.

Ao indicar um fornecedor no cabeçalho, este campo é preenchido automaticamente de acordo com as informações configuradas na tela 001016 - Fornecedores .

A condição de pagamento indicada no pedido de compra será apresentada na entrada da nota fiscal e poderá ser modificada posteriormente, se necessário.

Tipo de Compra

O tipo de compra identifica o pedido que está sendo cadastrado. O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente de acordo com a configuração do parâmetro TIPO_COMPRA_DEFAULT, mas pode ser modificado, se necessário.

As informações são extraídas da tela 004011 - Tipos de Compra.

Ped. Fornecedor

Para facilitar a comunicação com o fornecedor, é possível indicar o número utilizado pelo fornecedor para identificação do pedido de compra que está sendo cadastrado.

Caso necessário, digite neste campo a informação referente a identificação do pedido de compra no fornecedor.

Requerido PorDigite neste campo as informações para identificar o usuário ou o departamento que requisitou o pedido de compra.
Aprov./Reprov. porO conteúdo deste campo é preenchido automaticamente quando o campo Status Pedido é modificado para Aprovado ou Reprovado. É apresentado o usuário que está utilizando o sistema, além da data em que o status do pedido foi modificado.
Transportadora

Informe a transportadora que será utilizada para realizar o transporte dos itens do pedido.

O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente – de acordo com a configuração do parâmetro TRANSPORTADORA_PADRÃO – mas pode ser modificado posteriormente. As informações são extraídas da tela 001012 - Transportadora.

Frete a pagar

Eventualmente a empresa pode escolher arcar com todos os custos referentes ao transporte das mercadorias que estão sendo adquiridas.

Caso necessário, marque este checkbox para indicar que o frete do transporte dos ítens do pedido será pago pela empresa – e não mais pelo fornecedor.

CadastramentoÉ apresentada neste campo a data em que o pedido de compra foi cadastrado no sistema. O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente com a data corrente.
EmissãoNeste campo é apresentada a data de emissão do pedido de compra, isto é, a data em que ele foi enviado ao fornecedor.
Natureza OperaçãoInforme o código fiscal de identificação da operação de compra que está sendo realizada, para que seja feito o cálculo correto dos tributos sobre os itens do pedido. As informações são extraídas da tela 009048 - Natureza Fiscal de Operação para Entrada.
Data Fat. Relativo

Informe neste campo a data a partir da qual será contada para aplicação da forma de pagamento.

Exemplo:

A emissão do pedido de compra e o recebimento no fornecedor foram feitos dia 20/01/2009. A data de faturamento relativo é dia 02/02/2009 e a condição de pagamento é de 15 dias corridos.

O vencimento da fatura seria para 04/01/2009 (quinze dias após a data de emissão). Porém, com a data de faturamento relativo, a fatura será gerada com vencimento para 19/02/2008.

Para utilizar a data de faturamento relativo e calcular o vencimento dos títulos gerados, é necessário configurar o parâmetro UTILIZA_DATA_FAT_RELATIVO.

Variação Aceitável (%)

O fornecedor pode eventualmente enviar quantidades diferentes das descritas no pedido de compra, para mais ou para menos. Esta situação deve ser acordada entre a empresa e o fornecedor através de uma política comercial.

É necessário informar no pedido a variação de quantidade aceita pela empresa, para que seja validada no momento da entrega.

Informe neste campo a variação, em porcentagem, aceita para o pedido de compra que está sendo cadastrado.

Moeda

O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente e indica a moeda que será utilizada no pedido de compra. As informações são extraídas da tela 004001 - Moedas, e o preenchimento automático depende do parâmetro MOEDA_PADRAO.

Quando uma moeda diferente da que foi definida como padrão é informada no pedido de compra, os campos referentes ao câmbio de valores são apresentados abaixo da área Saldo a Entregar.

Status Pedido

Para identificar a situação do pedido de compra que está sendo cadastrado, é atribuído a ele um status - que pode ser modificado quando necessário - para indicar se o pedido está  aprovado, reprovado ou se está aguardando avaliação.

O status do pedido de compra é indicado neste campo, que é preenchido automaticamente conforme a configuração do parâmetro STATUS_COMPRA_DEFAULT. As informações são extraídas da tela 004013 - Status de Compras.

A modificação do status do pedido é permitida de acordo com a configuração dos parâmetros COMPRAS_APROVACAO e NIVEL_APROVAR_COMPRAS. Também será verificado o nível de acesso do usuário que está acessando o sistema.

Status Pedido

O conteúdo deste campo está vinculado ao campo Status Pedido e indica o nível de aprovação do pedido de compra, de acordo com as informações cadastradas na tela 004013 - Status de Compras.

Este campo também está vinculado ao Tipo de Compra. No tipo de compra é possível configurar o controle de assinatura eletrônica para aprovação de documentos.

Caso um tipo de compra que faça parte deste controle seja indicado no pedido, o conteúdo deste campo indicará o status  de aprovação pertinente ao processo de assinatura.

Filial Rateio

Eventualmente os custos do pedido de compra podem ser divididos entre as várias filiais da empresa. As informações referentes a esta divisão são cadastradas na tela 009012 - Rateio de Filial.

Informe neste campo o rateio correspondente ao pedido de compra. O conteúdo deste campo pode ser preenchido automaticamente de acordo com a configuração do parâmetro RATEIO_FILIAL_PADRAO.

Clique neste botão para abrir a tela Rateios do Item, e visualizar as informações do rateio indicado no campo Filial Rateio.
Rateio Centro Custo

Eventualmente os custos do pedido de compra podem ser também divididos entre os centros de custo da empresa. As informações referentes a esta divisão são cadastradas na tela 009011 - Rateio de Centro de Custo.

Informe neste campo o rateio correspondente ao pedido de compra. O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente de acordo com a configuração do parâmetro RATEIO_CENTRO_CST_PADRAO.

Entrega

Informe a data prevista para entrega do pedido de compra.

Com esta informação será possível controlar e consultar os pedidos de compra visando maior controle dos prazos de entrega dos produtos.

Limite de EntregaInforme a data que estabelece o limite máximo que os ítens do pedido devem ser entregues. O conteúdo deste campo é de caráter informativo, isto é, ele não impede que um pedido seja recebido caso a data tenha sido ultrapassada.
Múltiplas Entregas

Eventualmente pode ser necessário que os itens do pedido de  compra sejam entregues em diversas datas, por questões de política comercial e armazenamento.

Marque este checkbox para que seja possível informar datas de entrega diferentes para cada ítem incluído no pedido de compra.

Os campos referentes as entregas serão habilitados para digitação na página Itens.

Serão desabilitados nesta página, os campos referentes a uma única data de entrega.

Página Itens

Por meio da página Itens é possível incluir os produtos no pedido de compra e configurar as informações referentes a cada um dos itens incluídos. Observe a seguir os principais campos para preenchimento da página:

Ao indicar o código e a cor da matéria-prima nos campos correspondentes, serão apresentados para seleção, os dados referentes à variação de custo e quantidade para cada fornecedor, conforme as informações configuradas na tela 003023 - Custos de Materiais por Fornecedores. Selecione a condição desejada.

Material

Informe o material a ser incluído no pedido de compra. Digite o código do produto ou clique com o botão direito do mouse para exibir a tela de seleção. Utilize os filtros da tela para pesquisar o material a ser incluído no pedido.

Os demais campos da tela apresentarão informações referentes ao material informado neste campo.

Cor

Informe a cor do material indicado no pedido de compra.

Digite o código da cor do material ou clique com o botão direito do mouse para abrir a tela de seleção das cores disponíveis para o item informado.

Entrega

Limite

Estes campos somente são habilitado para pedidos de compra que terão seus itens entregues em diversas datas, isto é, ao marcar o checkbox Múltiplas Entregas na página Cabeçalho.

Informe a data prevista para a entrega e a data limite para entrega, respectivamente, para cada um dos materiais incluídos no pedido.

Data Confirmação FornecedorEventualmente, pode-se solicitar ao fornecedor uma confirmação para assegurar o recebimento pedido de compra. Informe neste campo a data em que o fornecedor confirmar o recebimento do pedido.
Q. OriginalInforme a quantidade a ser comprada para o item incluído no pedido.
Unid.Exibe a unidade em que o material indicado é mensurado. Esta informação é extraída da tela 003008 - Materiais.
Custo

É apresentado o custo do item incluído no pedido de compra. De acordo com as configurações realizadas, esta informação pode ser extraída das seguintes telas:

003023 - Custos de Materiais por Fornecedores;

024202 - Cotação de Matéria-prima;

024105 - Requisição de Matéria-prima; ou

003008 - Materiais.

Desconto Unit.Caso necessário, informe neste campo um valor de desconto unitário concedido pelo fornecedor para cada um dos itens do pedido de compra.
Valor OriginalApresenta o valor total do item incluído no pedido de compra, isto é, o custo informado multiplicado pela quantidade indicada.
RequisiçãoCaso os itens tenham sido incluídos no pedido de compra por meio de uma requisição, será apresentado neste campo o número da respectiva requisição.
CotaçãoCaso os itens tenham sido incluídos no pedido de compra por meio de uma cotação, será apresentado neste campo o número da respectiva cotação.

Página Saldos

Nesta página é possível observar os saldos do pedido de compra, isto é, as quantidades incluídas na página Itens.

Quando utiliza-se o controle Múltiplas Entregas, é possível acompanhar a entrega dos itens por meio desta página.

Também é possível efetuar o cancelamento dos itens do pedido de compra, conforme os procedimentos descritos a seguir:

Cancelamento de itens

1. Pesquise o pedido de compra que terá suas quantidades canceladas e clique no botão Altera (F6).

2. Na página Saldos, selecione o material para efetuar o cancelamento.

3. Informe as quantidades que serão canceladas, no campo Qtde Cancelada e salve o pedido de compra.

Observe a seguir a os principais campos da área Totais para preenchimento da página:

Originais

QtdeApresenta a quantidade total de itens inseridos no pedido de compra
ValorExibe o valor total dos itens do pedido de compra.

Entregar

QtdeExibe a quantidade total de itens do pedido de compra com entrega pendente.
ValorApresenta o valor total dos itens do pedido de compra com entrega pendente.

Observe a seguir a os principais campos da para preenchimento da página:

MaterialApresenta a descrição do material selecionado na área inferior da tela.
CorExibe a descrição da cor do material selecionado na área inferior da tela.
Cancelar TodosClique neste botão para cancelar as quantidades totais dos itens apresentados na área inferior da tela.

Na área inferior da página são apresentadas as informações referentes aos materiais incluídos no pedido de compra, e aos cancelamentos realizados:

MaterialApresenta o código sequencial de identificação do material incluído no pedido de compra.
CorExibe o código da cor do material informado no pedido de compra.
Qtde. OriginalApresenta a quantidade total informada no pedido de compra para o item selecionado.
Qtde. EntregarExibe a quantidade total de itens com entrega pendente para o material selecionado.
Qtde. EntregueApresenta a quantidade já entregue do material selecionado.
Qtde. CanceladaInforme neste campo a quantidade que será cancelada para os itens indicados no pedido de compra.

Página Entradas

Ao receber a mercadoria e efetuar a entrada da nota fiscal no sistema, é possível observar no pedido de compra as informações referentes a esta entrada. Os dados apresentados nesta página também são importantes quando o pedido possui múltiplas entregas; é possível acompanhar cada uma das entregas e verificar os itens restantes.

As informações apresentadas nesta página são extraídas das telas 005104 - Entradas de Notas Fiscais de Materiais e 005103 - Entradas de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico.

Observe a seguir a descrição dos principais campos da página:

Nf EntradaExibe o número da nota fiscal de entrada correspondente ao recebimento dos itens do pedido de compra.
RecebimentoApresenta a data em que os itens do pedido de compra foram recebidos.
EmissãoApresenta a data referente à emissão da nota fiscal de entrada dos itens do pedido de compra.
MaterialExibe o código sequencial de identificação do item que foi recebido.
Cor MaterialApresenta a cor do material que foi recebido.
QtdeExibe a quantidade que foi recebida para o item apresentado.
CustoApresenta o custo unitário do item recebido.
FilialExibe a filial em que os itens foram recebidos.

Página Histórico

Nesta página se visualiza o histórico de pedidos de compras do material selecionado na página Itens. Lembrando que é necessário que se faça uma geração de histórico na tela lx006008 para que sejam trazidos os dados nesta página.

MaterialInforma o código e a descrição do produto.
CustoExibe o valor do produto.
CorApresenta a cor do produto.
Custo R$Informa o valor total da compra.

Observe a seguir a descrição dos principais campos da área inferior da página:

FornecedorApresenta o fornecedor informado no pedido de compra.
QtdeExibe a quantidade total solicitada no pedido de compra, para o material apresentado.
PedidoExibe o número sequencial de identificação do pedido de compra apresentado na página.
Qtde EntregueApresenta a quantidade já entregue do material exibido.

Página Cópia / Obs / Log

Nesta página é possível inserir observações sobre o pedido de compra e observar o registro das modificações no status de aprovação de cada um dos pedidos. Também é possível gerar novos pedidos de compra copiando as informações de outro pedido já cadastrado, conforme os procedimentos a seguir:

Cópia de pedidos

1. Clique no botão Inclui (F5) para habilitar os campos da tela.

2. Na página Cópia / Obs / Log configure as informações nos campos Pedido Original e Fator de mult., conforme a tabela abaixo.

3. Clique no botão Copia Pedido para realizar a cópia do pedido de compra, de acordo com as informações configuradas e confirme.

Será gerado o novo pedido de compra.

4. Caso necessário, altere ou complemente as informações apresentadas nas demais páginas.

Observe a seguir os principais campos para preenchimento da página:

ObservaçãoEventualmente pode tornar-se necessário inserir algumas informações adicionais no pedido de compra, como instruções ou solicitações ao fornecedor. Informe neste campo as observações referentes ao pedido de compra.
Pedido OriginalPara realizar a cópia de pedidos de compra, informe neste campo o número do pedido a ser copiado.
Fator de mult.

É possível realizar a cópia do pedido multiplicando as quantidades informadas por um determinado número – o fator de multiplicação.

Exemplo:

O pedido de compra 00318 possui as seguintes quantidades de um determinado material:

Código do materialCorQuantidade
01.02.0007Branco100
01.02.0007Azul150
03.05.0001Amarelo25

Ao informá-lo para cópia, e configurar o fator de multiplicação para 2, as quantidades serão duplicadas e o novo pedido de compra será gerado com as quantidades configuradas da seguinte forma:

Código do materialCorQuantidade
01.02.0007Branco200
01.02.0007Azul300
03.05.0001Amarelo50

Informe neste campo o fator de multiplicação que será utilizado para gerar as quantidades do novo pedido de compra.

Copia PedidoClique neste botão para realizar a cópia do pedido de compra, de acordo com as informações configuradas.
Data/HoraApresenta a data e hora em que foi realizada a alteração no status do pedido de compra.
UsuárioExibe o nome do usuário do sistema que efetuou a alteração no status do pedido de compra.
Status

Exibe o status para qual foi modificado o pedido de compra.

Todas as vezes em que houver alteração no status do pedido, será automaticamente adicionada uma nova linha contendo as informações sobre a modificação.

Página Semi-acabados

Esta página é utilizada quando os itens do pedido de compra são materiais semi-acabados, fabricados pelo fornecedor.

Este recurso deverá ser utilizado pelas empresas que têm seus materiais Semi Acabados fabricados por terceiros e desejam reservar e obter uma relação de materiais necessários para a sua fabricação.

Recalcular Reserva de Materiais Semi-acabadosQuando clicado neste botão, será trazida a relação de materiais contidos na ficha técnica dos materiais (Semi-Acabados) do pedido.
Estoque MateriaisEste botão permite visualizar a posição do Estoque de cada material reservado pelo pedido.
Mata Saldo TotalEste botão permite ZERAR as reservas pendentes do Pedido do Compra.
Mostrar somente Materiais com DIFERENÇA maior do que % da Reserva OriginalEsta opção é apenas para visualização. Mostrará os materiais que tiverem o reservado – consumido maior que o % informado.
Mostrar somente materiais com reserva/
com consumo
Estas opções são para exibir apenas os materiais que tiverem reserva e/ou consumo maior que zero.

Página Consumos

Na página CONSUMO poderão ser visualizadas as requisições de saída dos Materiais feitas através do pedido de compra pesquisado.

Observe a seguir os principais campos para preenchimento da página:

TipoInforma o tipo de consumo.
EmissãoApresenta a data de emissão.
Material

Exibe o código do material selecionado.

CustoInforma o valor do material.
QtdeExibe a quantidade de material selecionada.
TotalInforma o total da nota.

Página Fornecedor

Nesta página são apresentados os dados do fornecedor indicado no pedido de compra, tais como Razão Social, CNPJ, Endereço, CEP, Bairro, Cidade, Telefone, etc. As informações são extraídas da tela 001016 - Fornecedores e são utilizadas para eventuais consultas, quando necessário.

Atenção

O botão Pedido por e-mail é apresentado após a utilização dos parâmetros configurados como sim em Utilitários/Transações/Parâmetros tela 014005 - Parâmetros

  • CONFIG_EMAIL_USUARIOS
  • COMPRAS_PEDIDO_EMAIL

O parâmetro COMPRAS_PEDIDO_EMAIL habilitará o botão Pedido por e-mail, e o parâmetro CONFIG_EMAIL_USUARIOS habilitará em Utilitários/Usuários/Manutenção na tela 014004 - Usuários e suas restrições de acesso a aba e-mail que deve ser configurada corretamente para o envio do e-mail com os campos servidor, usuário, porta, ssl marcado, password e remetente.

Página Despesas

Nesta página é possível informar eventuais despesas que a empresa tenha com o pedido de compra. Observe a seguir os principais campos para preenchimento da página:

Clique no botão Novo Item (F9) para inserir uma linha na tabela e preencher as informações indicadas nos campos.

DespesaSelecione a despesa que será incluída no pedido de compra. As informações são extraídas da tela 004017 - Cadastro de Despesas de Compras.
FornecedorInforme o fornecedor com o qual a empresa terá a despesa indicada. O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente com o fornecedor informado no pedido de compra.
Valor DespesaInforme o valor da despesa que está sendo inserida no pedido de compra.
TipoO conteúdo deste campo é preenchido automaticamente com o tipo da despesa informada no campo Despesa. As informações são extraídas da tela 004017 - Cadastro de Despesas de compras.