Descrição

Unidade Tributável incompatível com o NCM informado na operação com o Comércio Exterior [nItem:nnn]

Explicação

Conforme descrição constante na NT 2016/001, será exibida a rejeição 817 ao emitir uma NF-e com a Unidade Tributável incompatível com a NCM ou com o CFOP nas operações do Comércio Exterior, divulgado pela SEFAZ.

DICA

Consulte também a regra de validação da SEFAZ e atente-se à NT 2016/0001.

  1. Regra de validação SEFAZ
  2. Nota Técnica 2016/001 (v1 1.00)

Regra de validação

Solução no Linx ERP

Nos casos em que produtos são vinculados a uma classificação fiscal compatível com a unidade de medida, será necessário fazer uma conferência no Linx ERP.

Exemplo: Frutas secas.

  1. Na tela 0030001 - Unidade de Medida, verifique se o quilograma (KG) está cadastrado e habilitado para que seja usado no cadastro de materiais e /ou produtos.

2. Verifique na tela 002006 - Produto Acabado, se o campo Unidade está preenchido com KG. Em seguida, na guia Complementos, campo Cl. Fiscal, veja se a classificação fiscal do produto está correta.

3. Atualize o cadastro dos produtos.

4. Reenvie a nota à SEFAZ.


5. Nos caso de materiais, na tela 003008 - Materiais verifique se o campo Unidade Estoque está preenchido com KG. Em seguida, na guia Tributaçãoveja se a classificação fiscal do material está correta.

Solução no Linx POS

  1. Após receber a atualização nas lojas, verifique se o campo Unidade e/ ou campo Unidade Estoque estão preenchidos com KG. Em seguida, veja se a classificação fiscal dos produtos e/ou materiais estão corretas.
  2. Atualize o cadastro e reenvie a nota.