Descrição

Total do IPI devolvido difere do somatório dos itens

Explicação

Consulte a regra de validação da SEFAZ e atente-se à NT 2016/0002 - v 1.42

Regra de validação

Solução no Linx ERP

  1. Na tela 009003 - Imposto, verifique se o imposto, a legislação de IPI e o regime tributário estão cadastrados e habilitados corretamente.

2. Verifique na tela 009075 - Exceção de Imposto, se o campo Tribut ICMS está preenchido corretamente.

3. Atualize o cadastro dos produtos.

4. Reenvie a nota à SEFAZ.

Solução no Linx POS

Instale a última disponível do Linx POS. Clique aqui e verifique o pacote disponível.

  • Caso o motivo da rejeição seja correspondente à troca de mercadoria, recomendamos conferir os valores do IPI. Em seguida, acessar uma base de conhecimento sobre a legislação e resolver as inconsistências.

  • Caso a rejeição seja correspondente à Apuração de IPI, recomendamos fazer a apuração pelo Linx POS:
  1. Na tela Consulta, opção Consulta de Vendas.
  2. Selecione a data.

  3. Depois selecione os tickets e marque a opção Apuração de IPI.

  4. Em seguida, clique em Emitir Nota fiscal.

5. Informe o Tipo de Operação.

No exemplo citado, é desembutido e agregado o valor do imposto, pois já foi pago o valor do IPI na venda.

Dica

Dúvidas no cálculo do IPI? Clique aqui

6. A base de cálculo já está com o valor do produto desembutido no IPI.

7. O valor líquido da nota já está agregando o IPI.

8. Verifique se os cálculos da nota estão corretos e reenvie a nota.