Descrição

CFOP não permitido para o CSOSN informado

Explicação

De acordo com a NT2015 versão 1.30, a rejeição ocorre quando uma NFC-e for emitida com o Código de Situação da Operação – Simples Nacional (CSOSN) igual à 102, 103, 300, 400 ou 900 e  o CFOP for diferente de 5.101, 5.102, 5.103, 5.104, 5.115.

Regra de validação

Solução no Linx POS

Confira o CFOP e a situação tributária da nota fiscal no POS Manager> Gerencial> Notas Fiscais> guia Itens Fiscais.

Clique no botão Alterar Informações e faça a alteração necessária.

Para alterar o CFOP da nota, é preciso alterar a natureza. A natureza de loja pode ser consultada na tela 300048 - Cadastro de Natureza de Operações de Loja. De acordo com a natureza cadastrada nessa tela e o tipo de operação que está relacionado a ela, é possível identificar qual o CFOP sairá na nota fiscal.

O CFOP pode ser consultado no Linx ERP, conforme tela abaixo. Ele é formado pela combinação do tipo de operação da natureza de entrada ou saída, a característica contábil do item (que pode ser tanto um material quanto um item fiscal ou um produto) e o indicador tipo terceiro.

Caso a situação tributária da nota esteja errada, é preciso alterá-la na tela 009075 - Exceção de Imposto no campo Tribut.ICMS.

A situação tributária da nota fiscal é cadastrada na tela 009075 - Exceção de Imposto.

Solução no Linx ERP

  1. Verificar o cadastro da filial na tela 001013 - Filiais. Se a empresa for do Simples Nacional, o campo Indica Tipo 3o.s da guia Outras Informaçõesdeve estar preenchido com o código 16 - Simples Nacional.
  2. Verificar  o Tribut. ICMS e o CFOP na nota fiscal.

 

O campo Tribut. ICMS é cadastrado na tela 009075 - Exceção de Imposto, guia Dados da Exceção.

 

O CFOP é formado pela combinação do tipo de operação da natureza de entrada ou saída, a característica contábil do item (que pode ser tanto um material quanto um item fiscal ou um produto) e o indicador tipo terceiro.

 


DICA

Veja também:

Anexo 03 - Tipo de Operação X CFOP