Descrição

CFOP de devolução para NF-e que não tem finalidade de devolução

Explicação

Conforme descrição da rejeição constante na NT 2013/005, para NF-e sem finalidade de devolução de mercadoria não serão aceitos CFOPs de devolução de mercadoria.

Regra de validação

Solução no Linx POS

  1. No Linx POS, Gerenciamento Fiscal, opção Nota Fiscal de Venda, pesquise a nota com a rejeição e dê um duplo clique sobre ela.
  2. Clique em Alterar informações da nota, verifique e informe corretamente o CFOP e a finalidade da emissão.
  3. Clique em OK.
  4. Reenvie a nota.


 

Solução no Linx ERP

Acesse a tela 100135 - Monitor de Controle da NF-e para verificar a rejeição:


















Nesse caso, para promover alterações no CFOP ou na finalidade da emissão, será necessário seguir os passos:

  1. Inutilize a nota.
  2. Em seguida, refaça a nota fiscal.
  3. Antes do envio, acesse a tela 009062 - CFOP Característica e consulte a operação utilizada. Depois, ajuste para o CFOP correto.
  4. Se a nota fiscal possuir uma exceção de imposto vinculada, acesse a tela 009075 - Exceção de Imposto e verifique se a mesma não está com o o campo CFOP obrigatório preenchido. Caso afirmativo, e o CFOP esteja incorreto, faz-se necessário ajustar a informação.
    Caso o campo CFOP obrigatório estiver em branco, não é necessário o preenchimento, pois neste caso a NF utilizará a informação da tela 009062 – CFOP Característica como base para geração do CFOP.
  5. Salve o registro e a envie à SEFAZ.

Lembrando que uma nota  fiscal com a finalidade “1= Normal” não poderá ter um CFOP de devolução. As notas de devolução deverão ser iguais a 4 (devolução).