Sobre a NF-e 4.0

Foram implementadas no Linx ERP, a partir do Service Pack 01.18.000, as adaptações necessárias à emissão da NF-e no leiaute 4.00, conforme disposto na Norma Técnica (NT) 2016.002.

Versões compatíveis para os sistemas de loja: Linx POS e Linx POS-e 7.6 Service Pack 3, Linx POWS 6.5.2 Service Pack 10, e sincronizadores: Linx Datasync Retail 5.3.12Linx ETL 3.1.10.2.

Em 02/08/2018 a versão 3.10 da NF-e será desativada.

Embora o prazo para a NFC-e seja diferente (no momento, a previsão de desativação é 01/10/2018), a configuração da emissão na versão 4.00 nos produtos Linx valerá tanto para NF-e como para NFC-e.

Siga corretamente as orientações a seguir e atualize seu ambiente com antecedência para que as notas emitidas não sejam rejeitadas e para não correr riscos de autuação.



Antes de começar - verificação de notas pendentes

Antes de configurar seu ambiente para emissão da NF-e 4.0, é imprescindível verificar se existem notas fiscais com pendências de aprovação pela SEFAZ.

Se houver notas pendentes com a SEFAZ, todos os casos deverão ser solucionados ANTES de configurar o ambiente para a versão 4.00.

Caso notas rejeitadas pela SEFAZ em leiaute anterior sejam retransmitidas no leiaute 4.00, haverá novos erros de validação por conta de informações que antes não existiam ou que eram validadas sob outros critérios, como é o caso do FECP, das informações de pagamento, do GTIN, da escala industrial não relevante, entre outras. Além disso, o atraso ou a não solução das pendências sujeita o emissor às sanções legais cabíveis.

Clique aqui e veja como verificar as notas pendentes no Linx ERP e Linx POS.



Passo-a-passo para a atualização

Solucionadas e reprocessadas as notas pendentes, quando houver, siga o seguinte procedimento para atualização do ambiente.

O Service Pack 01.18.000 pode ser instalado mesmo antes das versões compatíveis de loja e dos sincronizadores, desde que respeitada a compatibilidade mínima da versão.

Uma vez instalado, poderão ser efetuadas as configurações para as exceções de impostos (veja item 4.1, abaixo), desde que elas sejam mantidas inativas. Somente quando os sistemas de loja e os sincronizadores estiverem atualizados em versões compatíveis com a NF-e 4.0, as novas exceções poderão ser ativadas e o restante da parametrização, efetuada (veja itens 4.2 e 4.3).


1. Atualize o Linx ERP Service Pack 01.18.000 (e builds posteriores).

Nesse momento você já pode configurar as novas exceções de impostos, desde que as mantenha inativas.

2. Atualize o Linx POS e Linx POWS em versões compatíveis com a  NF-e 4.00, em todas as lojas. 

3. Somente quando todas as lojas estiverem atualizadas, atualize os sincronizadores Datasync e/ou Linx ETL, também em versões compatíveis com a NF-e 4.00. 

4. Após ter atualizado todas as versões compatíveis de retaguarda, loja e sincronizadores, efetue as configurações:

4.1 Configuração ou ativação das novas exceções de impostos no Linx ERP.

4.2 Parametrização do Linx ERP.

4.3 Configuração do Linx POS Manager.



Mudanças no Linx ERP em função no novo leiaute

Clique aqui e veja o que mudou na operação do Linx ERP para emissão da NF-e no leiaute 4.00.



Mudanças no Linx POS em função no novo leiaute

Clique aqui e veja o que mudou na operação do Linx POS para emissão da NF-e e NFC-e no leiaute 4.00.



Mais sobre a NF-e

Para mais informações sobre o assunto, consulte o Portal da Nota Fiscal Eletrônica, documentos:

Nota Técnica 2016.002 v. 1.42, disponível no menu Documentos/Notas Técnicas.

Manual de Padrões Técnicos – DANFE NFC-e e QR-Code Versão 5.0, disponível no menu Documentos/Manuais.