Dentre as adequações efetuadas para compatibilização com a NT 2015.002, destaca-se a informação relativa ao tipo de integração para pagamentos efetuados em cartão (tag "tpIntegra"), que identificará se o pagamento ocorreu de forma integrada ao sistema de automação comercial (operações de TEF com o LinxPOS ou LinxPOS-e (tpIntegra=1)) ou não integrada (com a utilização de máquina POS (tpIntegra=2)).

Conforme consta na NT 2015.002 versão 1.30, de 28/12/2015, o tipo de integração será informação obrigatória no XML da NFC-e a partir de 01/04/2016 para os ambientes que operem com cartão, havendo rejeição da nota caso a informação não seja validada.

Para a geração da informação relativa ao tipo de integração (tag "tpIntegra") no XML da venda, execute os procedimentos descritos a seguir.


Configuração de parâmetro

Criação do parâmetro no ambiente:

Ao instalar o Service Pack 2 em ambientes com LinxPOS ou LinxPOS-e, será criado um parâmetro que determinará a data a partir da qual a informação acima será gerada no XML da venda, para os ambientes que operem com cartão e que já estejam com nova versão do MID-e Client instalada.

Parâmetro:

DTPROD_NT2015002_NFCE, com conteúdo padrão igual a 2016/03/01

O parâmetro citado será criado na base de dados da retaguarda somente após o envio da primeira atualização de movimento pela loja (após a atualização para a versão 7.5 SPK2 do Linx POS ou Linx POS-e).

Após o recebimento da atualização do movimento na retaguarda, o parâmetro poderá ser alterado na tela 014005 - Parâmetros, e então uma nova atualização deverá ser enviada para as lojas.


Alteração do conteúdo padrão do parâmetro:

Altere o conteúdo padrão desse parâmetro para a data inicial em que o tipo de integração dos pagamentos em cartão (tag "tpIntegra") deverá ser enviado no XML da venda para validação pela SEFAZ.

Conforme mencionado anteriormente, essa obrigatoriedade ocorrerá a partir de 01/04/2016.

Assim, altere esse parâmetro para a data inicial 2016/04/01 (formato aaaa/mm/dd). A partir da data parametrizada, o tipo de integração dos pagamentos em cartão será enviado no XML da venda.

 

Associação das credenciadoras aos cartões utilizados nas operações de TEF

O envio do tipo de integração de cartão no XML da venda requer ainda que a credenciadora de cartões esteja devidamente associada aos cartões utilizados nas operações de TEF.

1. Para tanto, acesse a tela 095010 - Administradora de Cartão e associe a credenciadora a cada cartão utilizado em operações de TEF:


2. Ambientes que utilizem a administradora SINCRED no Estado do Rio Grande do Sul devem parametrizar, adicionalmente, a credencial utilizada exclusivamente para o Estado do RS (002).

Nesse caso acesse a página Credenciadora por Filiais e cadastre o código de exceção para o RS.

Os demais Estados utilizarão o código de credencial cadastrado na tela acima, apenas RS utilizará a exceção.


Procedimentos internos realizados pelo Linx POS para geração do tipo de integração no XML da venda

De acordo com a forma de pagamento em cartão selecionada no momento da venda, o LinxPOS identificará o tipo de pagamento (TIPO_PGTO) e associará o tipo de integração do processo de pagamento para o preenchimento da tag tpIntegra, ao gerar o XML da venda.

Veja a correspondência abaixo:

Tela de venda do Linx POS (DESC_TIPO_PGTO):

Código atribuído à tag tpIntegra:

DESC_TIPO_PGTO

TIPO_PGTO

tpIntegra

Tipo de integração

CARTAO CREDITO PDV

I

1

Código 1: tpIntegra = 1

Pagamento integrado com o sistema de automação da empresa (TEF)

CARTAO DEBITO PDV

K

1

CARTAO DE CREDITO POS

A

2

Código 2: tp Integra = 2

Pagamento não integrado com o sistema de automação da empresa (Equipamento POS)

CARTAO DE DEBITO

E

2

 

Ao enviar os dados acima, o sistema identificará, por meio de uma tabela pré-existente, o CNPJ da credenciadora. Para que a credenciadora do cartão de crédito seja localizada, essas informações devem estar devidamente preenchidas. A falta desses dados poderá acarretar em rejeição da NFC-e.

A lista com os códigos de credenciadoras é definida pelo Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, que contém a razão social e o CNPJ das credenciadoras existentes no país, e atribui um código numérico a cada uma. Não será possível efetuar qualquer tipo de alteração nos dados dessa lista.

Caso o código da credenciadora esteja vinculado ao cartão no LinxERP, o sistema enviará o grupo de cartões, tornando obrigatório o envio dos dados abaixo:


SAT

Para ambientes com SAT, o código da credenciadora já poderá estar cadastrado no ERP. Sendo assim, o envio dos dados do grupo de cartões será obrigatório.