Nas operações de venda ocorrem situações em que o usuário insere incorretamente uma pré-venda sem emitir a redução Z do dia anterior. Nestes casos, é necessário realizar a operação de cancelamento manualmente para a correção, já que o sistema cancela apenas a venda, não sendo possível cancelar a pré-venda automaticamente.
Simulação
Caso ocorra a situação mencionada, ao tentar inserir a pré-venda na venda ocorrerá o seguinte erro:
Ao clicar em Não, será exibida a seguinte mensagem:
A mensagem será exibida para cada item da pré-venda que ficará sem nenhum item.
Será gerado um ticket para a venda que está em andamento, porém com o valor zerado já que não existe nenhum item vinculado.
Não sendo possível realizar a venda tendo a Redução Z pendente, será necessário cancelar a venda em andamento para sair da tela de vendas e efetuar a Redução Z.
Na operação de venda, clique no botão Tickets, PVs e DAVs - F4.
O sistema apresenta uma tela para consulta de tickets.
Na consulta, note que o ticket aparece como cancelado:
A pré-venda continuará como pendente.
No gerenciamento fiscal, no momento em que é clicado para efetuar a redução Z, o sistema informa que existem pré-vendas pendentes e questiona se deseja cancelar as mesmas. Caso clique em Sim, como não foi emitido a redução Z, não será possível gerar os cupons de cancelamento.
Procedimentos para tratamento da pré-venda ou orçamento sem itens
Para que seja possível cancelar a pré-venda ou orçamento pendente ou recuperá-los, incluindo itens:
1. Na tela de pré-vendas, selecione a pré-venda/orçamento pendente e que foi utilizado na operação de venda.
Note que ele está sem nenhum item:
2. Adicione novamente o item e clique no botão Salvar - F3 para que seja possível reutilizar a pré-venda/orçamento na tela de Vendas ou clique no botão Cancelar - F7.