O desconto faz parte de uma política de preços determinada pelas lojas. Usualmente, são feitas campanhas e promoções para determinados produtos e/ou clientes, de acordo com o objetivo da loja (maior volume de vendas, maior fatia de mercado, liderança em preço, etc.).

O Linx POS permite diferentes modalidades de desconto. Todas elas são configuradas na retaguarda conforme a política de venda da matriz.

O desconto/acréscimo é tratado por meio do botão  , disponível na tela de venda. Para todas as modalidades de desconto, é necessária a senha do gerente.

Há três modos diferentes de aplicar o desconto:

Percentual

Informa-se o valor percentual que deve ser abatido do valor do item. O sistema calcula automaticamente o desconto em reais e o valor total do produto após o desconto.

Desconto

Informa-se em reais o valor a abater do total do item. O sistema informa o percentual de desconto que está sendo abatido e o valor total do produto após o desconto.

Total após desconto

Informa-se o valor total do produto após o desconto. O sistema informa o percentual de desconto oferecido no item e o valor do desconto em reais.

A tela de descontos também pode ser utilizada para informar um acréscimo na venda.

Os descontos aplicados na loja ficam registrados no arquivo de auditoria com os dados do usuário que aplicou o desconto e seus respectivos valores. O acesso aos botões de desconto é configurado pela retaguarda.

A seguir, confira as possibilidades de desconto oferecidas pelo sistema.

Caso seja necessário, o vendedor autorizado pode fornecer um desconto:

  • Item -  aplicação do desconto no item da operação de venda.
  • Comercial - aplicação de um desconto sobre a venda.
  • Financeiro - aplicação de um desconto de acordo com a forma de pagamento.

Procedimentos


Desconto no item

1.   Nas telas de pré-venda/orçamento e vendas, preencha o vendedor e o cliente.

2.   Clique na opção Preços (F9).

3.   Informe a operação de venda, a tabela de preço e insira o item de produtos para a venda.

4.   Posicione o cursor sobre o item desejado e clique em Desconto. Será apresentada a tela padrão de descontos.

5.   Há três modos diferentes de aplicar o desconto:

  • Porcentagem - informa-se o valor percentual que deve ser abatido do valor do item. O sistema calcula automaticamente o desconto em reais e o valor total do produto após o desconto;
  • Desconto -  informa-se em reais o valor a abater do total do item. O sistema informa o percentual de desconto que está sendo abatido e o valor total do produto após o desconto;
  • Preço final do produto - informa-se o valor total do produto após o desconto. O sistema informa o percentual de desconto oferecido no item e o valor do desconto em reais.

6.   Selecione a opção Desconto e informe o valor desejado de desconto na venda.

7.   Clique no botão OK para confirmar o desconto.


No campo Motivo/Observação é possível informar o motivo do desconto, e, conforme parametrização (MOTIVO_DESCONTO) esse campo pode ser de preenchimento obrigatório. Este recurso está disponível para das telas Pré-Venda, Orçamento e Venda.

IMPORTANTE: As informações do campo Motivo de Desconto permite apenas uma referência, portanto deve-se priorizar o motivo mais relevante, pois apenas um deles será acatado na venda.


Observe que o valor do desconto e o valor total do produto são apresentados na tela.

8.   Em seguida, clique na opção Adicionar à venda.

9.   Na seqüência da aplicação do desconto sobre o item, clique no botão Pagamento e, em seguida, no botão Finalizar.

 

Desconto sobre a venda

1.   Na tela de pré-venda/orçamento e vendas, preencha o vendedor e o cliente.

2.   Insira os itens de produtos para a venda.

Na área itens, serão apresentados os produtos informados.

3.   Na área inferior da tela, clique sobre o botão   - Desconto.

Será apresentada a tela para informação da senha do gerente.

4.   Informe e confirme para que o desconto nos itens da venda seja concedido.

5.   Na tela padrão de descontos, selecione a opção Desconto e informe o valor a ser concedido no campo Desconto.

6.   Clique no botão Ok para confirmar o desconto.

Observe que o valor do desconto e o valor total do produto são apresentados na tela.

7.   Na seqüência da aplicação do desconto sobre a venda, clique no botão Pagamento e, em seguida, no botão Finalizar.


Desconto nas formas de pagamento

1.   Na tela de vendas, preencha o vendedor e o cliente.

2.   Insira os itens de produtos para a venda.

Na área itens, serão apresentados os produtos informados.

3.   Clique no botão Pagamento.

Observe que, para cada forma de pagamento, há um desconto vinculado. Esses valores são previamente configurados pela Retaguarda.

4.   Selecione uma opção de pagamento que tenha o desconto vinculado como, por exemplo, dinheiro.

O desconto na forma de pagamento também é apresentado na área inferior da tela, e pode ser alterado pelo gerente da loja.

Além do desconto definido na retaguarda para a forma de pagamento, é possível conceder mais desconto.

5.   Na área inferior da tela, clique no botão Desconto para alterar o desconto de 10% oferecido na forma de pagamento selecionada.

Será apresentada a tela para informação da senha do gerente.

6.   Informe e clique em Ok, para que haja desconto na venda.

7.   Na tela apresentada, altere o valor de desconto de 10% para 15% e clique em Ok para confirmar.

8.   Clique no botão Finalizar para concluir a venda.

9.   Será impresso o cupom fiscal da venda efetuada.