A funcionalidade do cartão afinidade é acumular pontos a cada compra efetuada pelo cliente. Estes pontos valem descontos nas vendas e podem ser resgatados quando o cliente desejar. A utilização deste recurso é previamente configurada pela retaguarda, que define as regras de desconto, de acumulação de pontos e o período de validade do cartão afinidade.

Cadastro de cartão afinidade

Para efetuar o cadastramento do cartão afinidade é necessário que existam dados do cliente cadastrados no sistema, pois o número do cartão é informado na tela de cadastro de clientes. Durante a operação de venda é possível cadastrar um cartão afinidade para o cliente, efetuando a alteração de seus dados cadastrados no sistema.

Cadastrando um cartão afinidade durante a venda

1.   No menu principal, clique na opção Vendas.

2.   Preencha os dados do vendedor e cliente.

3.   Clique no botão Clientes para abrir a tela de cadastro de clientes.

4.   Clique no botão Alterar para fazer a alteração dos dados do cliente.

5.   Preencha o campo Cartão afinidade com o número de controle do cartão.

6.   Clique no botão Salvar.

7.   Para retornar à tela de vendas, clique no botão Voltar.

8.   Insira os dados do produto.

9.   Clique no botão Pagamento.

Observe que, na área esquerda da tela, são apresentados os seguintes dados referentes ao cartão afinidade:

Programa de fidelidade

Informa o nome do programa de fidelidade cadastrado pela retaguarda.

Pontos nesta venda

Apresenta a quantidade de pontos que o cliente irá adquirir na realização da venda em operação.

Saldo de pontos

Indica a quantidade de pontos acumulados no cartão afinidade do cliente.

10. Selecione a forma de pagamento desejada e finalize a operação da venda.

Será impresso o cupom fiscal da venda efetuada. 

Utilizando os pontos acumulados do cartão afinidade

A qualquer momento o cliente pode trocar os pontos acumulados em seu cartão por descontos em compras, de acordo com o período de validade de seus pontos.

Como resgatar e utilizar os pontos do cartão fidelidade

1.   Na tela de vendas, informe os dados do vendedor e cliente.

2.   Também é possível localizar o cadastro de um cliente digitando o número de seu cartão afinidade cadastrado.

3.   Insira os itens de venda.

4.   Clique no botão Pagamento.

Observe as informações referentes ao cartão afinidade, apresentadas na área esquerda da tela.

5.   Clique no botão Resgatar.

Será apresentada a tela para resgate dos pontos acumulados, contendo as seguintes informações:

Cliente

Informa o Código/CPF e o nome do cliente dono do cartão afinidade

Programa de fidelidade

Apresenta o nome do programa de pontos definido pela retaguarda.

Última pontuação

Indica a data em que o cliente realizou sua última compra com acúmulo de pontos.

Último resgate

Indica a data da última vez em que o cliente utilizou seus pontos acumulados para obter desconto na venda.

Saldo de pontos

Apresenta o saldo total de pontos acumulados no cartão.

Pontos a resgatar

O operador deve informar neste campo a quantidade de pontos que o cliente deseja resgatar.

Valor do resgate

Informa o valor do desconto em reais, de acordo com os pontos resgatados.

6.   Informe a quantidade de pontos a ser resgatada nesta venda.

Caso o desconto informado seja maior que 10% do valor da venda, o sistema exibirá uma mensagem informativa e impedirá a concessão do desconto digitado.

7.   Clique no botão Ok.

Na área Desconto, é possível observar o desconto concedido sobre o valor total da venda, de acordo com a quantidade informada de pontos a resgatar.

8.   Selecione a forma de pagamento e informe o valor correspondente à venda.

9.   Clique no botão Finalizar para concluir a operação.

O sistema irá descontar do saldo de pontos acumulado, o valor informado na tela de resgate.

10. Será impresso o cupom fiscal da venda efetuada.