DESCRIÇÃO

A tela Clientes, inclusa na tela de Vendas do Linx POS, pode ser utilizada tanto para a pesquisa de um cliente já cadastrado quanto para inclusão de um novo registro.





Os elementos componentes dos Dados Cadastrais são diversos, dentre eles: nome completo, CPF, RG, endereço e número de telefone.
A finalidade destas informações é para a
identificação do consumidor.


As Características incluem informações cadastrais complementares como Filial (...complementar)

Importante


O campo Tipo de Bloqueio é apenas informativo no Linx POS, o cadastro das informações é realizado via Linx ERP através da tela 300004 - Tipo de Bloqueio para Cliente de Varejo.

Documentação do Linx ERP | Manual 


Módulo Clientes Varejo

300004 - Tipo de Bloqueio para Cliente de Varejo

Quando o cliente excede o seu limite de crédito na loja ou atrasa um pagamento, é possível bloqueá-lo para que ele não mais realize compras até que suas dívidas estejam quitadas.

Procedimentos para incluir um novo tipo de bloqueio para cliente varejo

1. Selecione a tela 300002 - Tipo de Cliente de Varejo.
2. Inclua um novo tipo, conforme exemplo a seguir:

Tipo de BloqueioFinanceiro

3. Clique no botão Salvar (F4).

Saiba mais!


O espaço de Finalidades seria para alguma informação adicional referente ao cliente, ou seja, alguma consideração que o lojista julgue relevante.


Vendas (Sem Pré-Atendimento)


Para lojas que não trabalham com pré-atendimento, a operação de vendas no Linx POS é iniciada com a informação do vendedor e cliente. A informação do vendedor identifica o pagamento de comissões e a informação do cliente permite atualizar seu histórico.

A apresentação do histórico do cliente na tela de venda é opcional, configurada no Linx POS Manager por meio da opção Configurações de Venda. Normalmente, as lojas a utilizam para o gerenciamento do Cadastro de Clientes, uma vez que na tela de venda é possível consultar, inserir ou alterar dados cadastrais, inserir número do cartão fidelidade, dentre outras opções.

Caso não configurada a apresentação do histórico do cliente na tela de vendas, o botão Clientes apresenta uma tela para consultas, alteração e inclusão de dados e características do cliente. Nesta opção, é possível informar um limite de crédito. Desta forma, na ocasião de uma venda com cheque, caso o limite seja excedido, será apresentada uma mensagem informativa. Nestes casos, para que a venda seja feita com a forma de pagamento cheque, somente será realizada com a senha do gerente. Outras modalidades de pagamento serão permitidas.

Como funciona:

1.   Na tela de vendas, informe os campos:

  • Vendedor - Neste campo deve ser selecionado o vendedor.
  • Código/CPF - Neste campo deve ser selecionado o CPF do cliente. Caso ainda não esteja cadastrado ou seja um novo cliente, é possível efetuar um novo cadastro.
CADASTRO DE CLIENTES

Quando a venda for realizada para um novo cliente, será apresentada uma tela para cadastro de seus dados. Nas vendas posteriores, de acordo com a configuração, esta tela será apresentada.

Pensando na agilidade da venda, o sistema possibilita que os dados sejam cadastrados em uma outra oportunidade, prosseguindo com a venda mesmo sem o cadastro do novo cliente.

No cadastro, são feitas consistências do número do CPF e do CEP. Os demais dados são informados pelo operador.

Procedimentos:

1.   Na tela de vendas, após informar o vendedor, informe o número do CPF do cliente.

Será apresentada uma tela informando que o cliente não foi encontrado, perguntando se deseja cadastrá-lo agora.

2.   Clique no botão OK.

3.   Preencha os dados e clique no botão Salvar e, em seguida, no botão Voltar, para retorna à tela de vendas.


IMPORTANTE


Com o objetivo de bloquear o operador da loja alterar os campos CPF e a Data de nascimento do cadastro de clientes, evitando fraudes nos mecanismos promocionais que dependem dessas informações para conceder benefícios ao consumidor, no Linx POS 7.8SPK4 foram criados os seguintes parâmetros:

  • DESAB_EDICAO_CPFCNPJ_CLIDESAB_EDICAO_DTNASC_CLI como padrão de desabilitados. Eles serão criados na instalação do Service Pack 4 e o seus gerenciamentos serão efetuados na tela Parâmetros do Linx ERP.

Com esses parâmetros habilitados, não deve ser permitida a alteração do CPF e não deve ser permitida a alteração da data de nascimento de forma independente, ou seja, pode bloquear a alteração apenas do CPF, ou apenas da data de nascimento ou ambas.

Tanto para o CPF quanto para a data de nascimento, durante a alteração dos dados de um cliente na tela de Cadastro de Clientes, quando configurados para não poder alterar na loja, o Linx POS deve exibir na tela o conteúdo do campo, mas não deve permitir que seja alterado, exceto quando o campo originalmente estiver vazio.

Quando for uma situação de cadastro de novo cliente, os novos dados poderão ser incluídos e salvos. Após a gravação, caso o usuário volte ao modo de alteração, o sistema já não deve deixar que seja alterado.

🎞️ EXEMPLO

Observe como o sistema se comportará na tela de Cadastro de Clientes do Linx POS Manager.


CONSULTA DE CLIENTES

Implementação do parâmetro DESAB_PESQ_NOME_CLI (Versão Linx POS 7.8SPK4), com a finalidade de inibir a pesquisa de clientes nas telas de Cadastro de Clientes, de Vendas, Pré-venda e Orçamento, para que os usuários do Linx POS, não escolham erroneamente o cliente a pesquisa, entrando em contato com ele de forma indevida e gerando reclamações relacionadas à LGPD.

A parametrização disponível (a partir da instalação do Service Pack 4) tem seu gerenciamento pela retaguarda, através da tela Parâmetros do Linx ERP.

  • Nas telas Cadastro de Clientes, Venda, Pré-venda e Orçamento, quando o novo parâmetro estiver ligado, em modo de pesquisa, o campo nome do cliente deve ficar desabilitado, mas deve ser exibido.
  • Na tela Cadastro de Clientes, em modo de inclusão/alteração, o campo do nome do cliente deve manter o comportamento normal, independente.
 
PASSO A PASSO

Para parâmetro DESAB_PESQ_NOME_CLI=F → Não permitir pesquisar o cliente pelo nome.

O campo Nome deve estar habilitado para Consulta.


Tela Vendas:
deve ser possível efetuar pesquisa pelo nome do cliente
.

Tela de Pré-venda / Orçamento: deve ser possível efetuar pesquisa pelo nome do cliente.

Cad. Clientes: deve ser possível pesquisar pelo nome do cliente.

Venda recuperada: nome do cliente deve estar habilitado.



Para parâmetro DESAB_PESQ_NOME_CLI = T → Não permiti pesquisar o cliente pelo Nome.


Campo Nome
não deve estar habilitado para Consulta. Deverá permitir fazer a busca pelo CPF.

Venda recuperada: nome do cliente não deve estar habilitado.

Vendas: não deve ser possível pesquisar pelo nome do cliente.

Pré-venda / Orçamento: não deve ser possível efetuar pesquisa pelo nome do cliente.

Cad. Clientes: não deve ser possível efetuar pesquisa pelo nome do cliente.

Cad. Clientes: habilita o nome em alteração e inclusão.

Cad. Clientes: entra em modo de edição e em seguida limpar a tela.

🎞️ EXEMPLO

Observe como o sistema se comportará na tela de vendas, se o parâmetro DESAB_PESQ_NOME_CLI estiver como verdadeiro (*vídeo sem som):