DESCRIÇÃO

Para atender à legislação, de acordo com a tributação origem do produto, as notas fiscais deverão conter informações específicas sobre o produto. Para isto, o cadastro dos itens, que abrange desde as matérias-primas até os produtos acabados, deverá estar parametrizado corretamente, como por exemplo, discriminação de produtos, classificação fiscal, o código GTIN (acrônimo para Global Trade Item Number), que é atribuido para qualquer item (produto ou serviço) e entre outras especificações.

Quando os itens possuírem o GTIN, o arquivo XML deverá conter o código de barras GTIN - padrão 8,12,13 ou 14.

Para mais informações, consulte o site da Nota Fiscal Eletrônica.

Para a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas contendo Produtos com GTIN, será OBRIGATÓRIO o tipo de agrupamento: PRODUTO + COR + TAMANHO.

Para configurar o agrupamento

Para que seja possível a utilização desses códigos, o Linx POS deverá ser parametrizado conforme as indicações a seguir:

1. No Linx POS Manager, acesse o módulo Configurações.

2. Selecione a opção Pagamento.

3. No campo "Tipo de agrupamento", selecione a opção "Produto + cor + tamanho".


Se o ambiente não for parametrizado corretamente, o sistema não emitirá nenhuma mensagem ou realizará nenhum bloqueio, uma vez que nem todos os produtos possuem código GTIN. Os produtos não constarão no arquivo XML, implicando inconsistências fiscais para a empresa.