Caso o cliente retorne à loja para fazer uma troca/devolução de mercadoria, o emitente da NF-e irá emitir uma NF-e de entrada para receber a mercadoria devolvida.
Importante:
- Como houve a circulação da mercadoria, a NF-e original não poderá ser cancelada.
- Da mesma forma que NF-e, a NF-e de devolução ser previamente autorizada pelo Fisco e enviada para o destinatário da NF-e que deu origem à devolução.
Procedimentos para devolução de mercadoria
1. Na tela de vendas, informe o vendedor, cliente e código do produto escolhido pelo cliente.
2. Clique no botão .
3. Informe o produto (de igual valor) que será devolvido pelo cliente.
Os dados do produto de troca aparecerão em vermelho na tela e o valor de venda no sistema será apresentado como zero (0).
4. Para finalizar a venda, clique no botão Pagamento, selecione a forma de pamento apresentadas na área superior da tela.
Para complementar a operação fiscal, deve ser emitida uma nota fiscal de entrada do produto que foi devolvido
5. Marque o checkbox Emitir NF.
6. Finalize a venda.
Será apresentada uma tela para informações da natureza e o tipo de operação para a nota fiscal.
7. Informe os dados e clique no botão Avançar para prosseguir com a inclusão dos dados da nota.
Será apresentada a tela para a série da nota fiscal.
8. Informe a série para a nota fiscal e clique no botão Avançar.
9. Informe os dados e clique no botão Finalizar.
10. Ao finalizar a inclusão dos dados da nota, o sistema exibirá a nota fiscal.
11. Verifique se todos os dados da nota estão preenchidos corretamente, em seguida clique no botão Ok.
Será apresentada a seguinte mensagem.
12. Ao clicar em Sim, o sistema transmitirá os dados NF-e de devolução a SEFAZ e importará os dados em formato arquivo ret para o email do destinatário referente as operações comerciais.
Somente será possível gerar a DANFE, se o cadastro de cliente estiver correto, contendo também o email para que a nota seja enviada automaticamente ao cliente. |
DANFE emitido para devolução de mercadoria