Na guia Configuração ETL Tipo é exibida a lista das tabelas da retaguarda e da loja que são utilizadas pelo Linx ETL nas operações de envio e recebimento de atualizações.

Além de exibir as tabelas, essa guia permite efetuar configurações de envio para os pacotes de atualização. Sendo assim, é importante que, após a criação das instâncias, seja efetuado o ajuste dos campos para a geração das atualizações.

Assim, é importante que, após a criação das instâncias, seja verificada a necessidade de ajuste dos campos para a geração das atualizações.

Outro ponto que deve ser observado, é que a lista de tabelas é única. Ou seja, não importa em qual instância o cursor estava posicionado na guia Configurações, a lista de tabelas apresentada nessa guia será a mesma e as configurações efetuadas nela terão efeito sobre o envio ou recebimento de cada tabela.

Nota

Toda a comunicação do Linx ETL entre a Retaguarda e a Loja é feita pelo Barramento de Serviço (HTTP), podendo utilizar o protocolo HTTPS. Dessa forma as informações serão criptografadas pelo Certificado Digital.


Como funciona?

1. Inicialmente a tela será apresentada em branco. Clique no botão Lista ETL Tipos:


2. Será exibida a lista das tabelas utilizadas pelo Linx ETL. Veja logo a seguir o detalhamento das colunas.

Campo

Descrição

ID ETL Tipo

Indica a ordem em que as tabelas são processadas.

As tabelas provenientes da loja (Origem=Loja) são enumeradas a partir do algarismo 1; as provenientes da retaguarda (Origem=Retaguarda) são enumeradas a partir do 100.

Campo não editável.

Descrição

Nome da tabela no banco de dados.

Campo não editável.

Excluir processo concluído

Indica se, após a atualização do banco de dados no destino, seja na loja ou na retaguarda, o arquivo b será excluído.

Campo editável.

Inativo

Indica se a tabela está ativa ou inativa.

Quando o campo for marcado, a tabela será considerada inativa e não será enviada nas atualizações.

Campo editável.

Origem

Indica se a tabela pertence ao banco de dados da loja ou da retaguarda.

Campo não editável.

Processar individualmente

Quando essa coluna estiver marcada para uma determinada tabela, ela não será processada junto com as demais na instância de download ou upload.

Para que ela seja processada individualmente, no entanto, deverá ser criada uma instância exclusiva para ela, devendo ser indicado o nome da tabela no campo Somente ETL Tipo (veja o tópico Criação das instâncias).

Campo editável.



Coluna

Descrição



Controle por empresa

Controle por rede

Controle por filial

Os controles por empresa, rede e filial permitirão que tanto o envio (upload) como o recebimento da referida tabela (download) respeitem esse critério, tendo o controle por empresa prevalência sobre os demais.

Isso significa que, se para uma determinada tabela da lista acima for marcado o campo Empresa, desde que a tabela possua esse campo, ela será enviada para todas as lojas das redes que estiverem associadas às empresas existentes na tabela.

Ex.1:

Digamos que, para a tabela PRODUTOS da retaguarda, seja marcada a coluna Empresa no Linx ETL.

Suponha ainda que a referida tabela possua o campo Empresa e contenha 10 registros relacionados à empresa XY e 5 registros relacionados à empresa JK.

Em uma operação de upload, todas as lojas das redes associadas às empresas XY e JK receberão a atualização da tabela.

Ex.2:

Dando sequência ao exemplo acima, ainda que também seja marcado o campo Rede (além do campo Empresa), que o ambiente opere com duas redes (Rede Vestuário e Rede Calçados) e na tabela PRODUTOS só existam registros para a Rede Vestuário, nesse caso, todas as lojas associadas às duas redes receberão a atualização da tabela, ainda que não haja registros para a Rede Calçados na tabela.

Isso ocorrerá porque o controle por empresa prevalece sobre o controle por rede e por loja, assim como o penúltimo prevalece sobre o último.

Ex.3:

Neste cenário, configuramos para a tabela yyyy da retaguarda somente a marcação do campo Filial.

Se a tabela possuir o campo Filial, a referida tabela será enviada somente para as filiais que existirem nos registros da tabela. Se não possuir, isto é, se não houver o relacionamento da tabela com o campo Filial, não haverá restrição. Logo, a tabela será enviada para todas as lojas.

Início e fim processamento em lote

Indica o período do dia em que a tabela poderá ser processada.

Válido tanto para serviços de upload como de download.

Ex.:

Suponha que todas as tabelas de origem Loja tenham o horário definido para início 7:00 e fim 12:00, e que a instância de download tenha o período de sincronização igual a 10min.

Assim que o horário atingir 7:00, o serviço de download da retaguarda verificará a tabela LJ_ETL_ARQUIVO do banco da retaguarda e processará todos os registros com campo PROCESSADO = 1 (PENDENTE), alterando-os para o status 3 (PROCESSADO).

Ao término desse processamento, aguardará 10 minutos e fará a mesma verificação novamente até que o horário atinja 12:00. 

Configuração recomendada ETL Tipo

Ao efetuar a configuração de uma instância específica no Linx ETL, é preciso atenção para que a configuração tenha o resultado esperado. Usando o Tipo 151 – Produtos como exemplo, deve-se verificar se existe a necessidade de adicionar a essa instância outros tipos do ETL que estão relacionados a Produtos, como por exemplo os tipos 289 - PRODUTOS_IMPOSTOS, 172 - PRODUTOS_INDICADOR_CFOP, 159 PRODUTOS_NVE e 158-PRODUTOS_PRECO_FILIAL. Se esses tipos forem processados por outra instância antes da instância de Produtos, poderão ocorrer erros no processamento, pois o Produto poderá não existir na loja.

O modelo de negócio deverá ser analisado cuidadosamente antes de fazer a criação de uma instância específica. Deverá ser feita uma análise criteriosa se existe mesmo a necessidade de uma instância específica ou se existem outros fatores que estão fazendo com que sejam gerados um volume de dados desnecessários para o Tipo do ETL em questão.


Abaixo temos alguns tipos que são referentes a Produtos:

171ESTOQUE_PRODUTOS
212ESTOQUE_SUGESTAO_PRODUTO
173PRODUTO_MONTAGEM_KIT
151PRODUTOS
285PRODUTOS_FICHA_IMPORTACAO
286PRODUTOS_FICHA_IMPORTACAO_VALOR
154PRODUTOS_FOTO
289PRODUTOS_IMPOSTOS
172PRODUTOS_INDICADOR_CFOP
159PRODUTOS_NVE
158PRODUTOS_PRECO_FILIAL
150PRODUTOS_TAMANHOS
297CEST_NCM
295TABELA_LX_CEST
296TABELA_LX_NCM

Existe outra questão que deve ser levada em conta na configuração do perfil de EMPRESA, REDE e FILIAL.

Exemplo:

Se sua tabela de PRODUTOS é configurada por EMPRESA somente, o ideal é que outras tabelas que sejam dependentes devem ser configuradas da mesma forma como, por exemplo, PREÇO e ESTOQUE, isso também vale para quando está configurada como EMPRESA e REDE ou EMPRESA, REDE e FILIAL.

O ideal, é que ao configurar uma tabela onde existem outras dependentes da informação da tabela em questão, que sua configuração seja uniforme, evitando, assim, possíveis tráfegos de informações desnecessárias ou faltantes.      

Exemplo:

TabelaEmpresaRedeFilial
Produtos


Preco


Estoque


TabelaEmpresaRedeFilial
Produtos



Preco



Estoque



Outra recomendação, seria a tabela CLIENTE. Ela pode ser configurada para descer as informações para as lojas, conforme a necessidade do modelo de negócio.

EMPRESAQuando configurada por EMPRESA, a informação irá descer para todas as lojas configuradas naquela empresa.
REDEAo configurar para a tabela transitar por REDE, a informação irá descer para as lojas específicas da rede configurada.
FILIALEstando configurada por FILIAL, as informações de cliente estarão distintas por filial.