O processo de geração de carga para o Linx POS consiste na geração de uma atualização integral de tabelas e parâmetros que irá sobrepor, na loja destino, todas as tabelas selecionadas para o envio.

Geralmente a carga é efetuada com o objetivo de alimentar inicialmente um banco de dados zerado, então criado em uma loja nova, a fim de prepará-la para o início das operações. Atualizações posteriores serão feitas de forma transacional, com envios parciais e automáticos.

O envio de carga irá requerer maior tempo de processamento, dependendo das tabelas enviadas e do tamanho das tabelas do banco. Por esse motivo, e para que se possa escolher o melhor momento para tal processamento, tanto a geração da carga quanto o recebimento dela na loja serão procedimentos efetuados sempre manualmente.

Status necessário na loja para permitir a geração da carga pela retaguarda

1. Antes da geração da carga pela retaguarda para uma nova loja, deve ter sido criado na referida loja o banco zerado, bem como o ETL da loja deve ter sido corretamente configurado e deverá estar com o status de serviço ativo (Executando).

Exemplo de tela do Linx ETL na loja:

Geração da carga pela retaguarda

1. No servidor da retaguarda, acesse a URL:

http://localhost:3278

Ou a partir de qualquer máquina dentro da mesma rede, informe o número do IP do servidor (com pontos):

http://<ip do servidor>:3278

2. Será exibida a tela Geração / Recebimento de Carga conforme exemplo abaixo (opção Geração):


3. Informe os campos conforme indicado abaixo.

A. Selecione a instância criada para o serviço de carga;

B. Para garantir que todas as atualizações das tabelas sejam enviadas, informe, como data inicial, uma data anterior a qualquer tipo de manutenção no banco, por exemplo: 01/01/1900;

C. Na lista à esquerda, selecione a filial para a qual será enviada a carga e clique no botão para que ela seja exibida no quadro à direita;

D. Em Tabelas Disponíveis, selecione CREDENCIADORA_CARTAO (249), TABELA_LX_CEST (295), TABELA_LX_NCM (296) e CEST_NCM (297) e transfira para a área Tabelas Selecionadas.


4. Após as seleções acima, clique em Gerar Carga e acompanhe a geração de carga até a conclusão do processo.


5. Repita os passos de 1 a 3 B e selecione todas as demais tabelas disponíveis, exceto as descritas no passo 3 D.


6. Clique em Gerar Carga e acompanhe a geração de carga até a conclusão do processo.

Atenção

Ao gerar a carga, ela será disponibilizada automaticamente na tabela LJ_ETL_ARQUIVO.

Na loja, os dados da filial serão carregados automaticamente a partir do arquivo de configuração do Linx ETL.

7. Após a geração, a loja estará apta a efetuar o recebimento da carga, lembrando que o tempo necessário para o recebimento (na loja) será proporcional ao tamanho do banco de dados e à quantidade das tabelas enviadas. Portanto, o recebimento deverá ser executado em horário de maior conveniência a fim de que não prejudique as operações da loja.

Carga Inicial Linx ETL com Motor de Promoção

1. As operações de carga e transações do Linx ETL são executadas pela instância Upload, possuindo como característica o Tipo Serviço Transacional e o Tipo Processo Upload.

Para o processo de carga inicial do Linx ERP para o ambiente Linx Cloud é utilizada a instância Upload, acionando o botão Gerar Carga Inicial (Omni). No caso da carga inicial, o processo é feito uma única vez, sendo necessário que o serviço LinxETL#UPLOAD esteja parado.

Sendo assim, selecione a instância LinxETL#UPLOAD e clique em Gerar Carga Inicial (Omni).


2. Será exibida uma nova tela para seleção dos registros que deverão ser enviados para o Linx UX.


Clique em Confirmar.

A carga será enviada para o barramento/servidor stage, indicado na configuração de acesso repositório de dados (diretório Linx Cloud).

3. Será criada dentro da pasta Carga uma nova pasta para o cliente. O nome dela será o mesmo nome do usuário stage indicado na configuração de acesso repositório de dados.

4. Dentro da pasta do cliente estão disponíveis os arquivos que foram gerados pelo Linx ERP por meio da instância Upload e que serão importadas pela instância Download para o Linx UX, para que assim possa alimentar o Motor de Promoção.

Nota

O processo de carga inicial é executado apenas uma única vez e com o serviço parado.

Importação dos arquivos (download)

O processo de importação dos dados é similar ao processo de exportação. Deve ser criada uma instância Download para que os parâmetros de importação sejam configurados.

Atente-se ao servidor do banco, pois neste caso deve-se cadastrar o servidor de destino dos dados.

Atenção

O usuário de banco de dados cadastrado no Gerenciador de Instâncias Linx ETL deve ter permissão para gravação, alteração e exclusão no banco de dados de destino.


Após a configuração dos parâmetros, clique em Processar Carga Inicial (Omni). Os dados que foram transferidos do banco do Linx ERP para o diretório de barramento serão transportados para as tabelas stage do banco do Linx UX.

De tempos em tempos algumas procedures do ambiente Linx UX serão acionadas para efetuar o transporte das tabelas temporárias para as tabelas definitivas do Linx UX, para que os dados sejam devidamente atualizados.

Manutenção dos registros (Upload)

Para as transações cotidianas de inclusão e manutenção de novos registros, será utilizada a instância Upload. Ao contrário da carga manual, em que há uma ação manual a ser executada, na estância Upload não há execução por parte do usuário.

No caso do upload transacional é necessário que o serviço da instância LinxETL#UPLOAD esteja iniciado sempre. Verifique, também, o logon que o serviço está efetuando (necessário usuário com privilégios).