A sincronização de dados pode ser separada em três eventos: o primeiro é o download dos dados do ERP em arquivos temporários; o segundo é a população destes dados em uma base de dados através do SQL Manager; o terceiro é o upload das informações gravadas na base de dados local do POS à nuvem.

Quando é realizada a sincronização de dados pela primeira vez, ou seja, em uma base de dados nova sem qualquer dado gravado ou sincronização previamente feita, caso ocorra qualquer erro em alguma das etapas, a sincronização fracassará. 

Visando tratar cada uma das etapas caso fracasse, primeiro é necessário encontrar justamente em qual momento está ocorrendo erro para escolher as melhores tentativas de soluções. 

Download de Tabelas

Para descobrir se o erro ocorre no download das tabelas, devemos nos atentar dentro do log ao início desta etapa, que pode ser encontrada com as seguintes informações:

"2020-04-13 11:00:51.8925 | DEBUG | Carregamento das configurações de sincronização: sucesso. Tempo total: 00:00:00.2672855.


2020-04-13 11:00:54.2422 | DEBUG | Total tabelas a serem processadas: 217"

Não necessariamente terão os mesmos números, como tempo total e tabelas a serem processadas. Contudo, a informação base se manterá, tendo apenas as numerações como variáveis.

Ao ocorrer fracasso no download, retornará a seguinte mensagem:

"data hora | ERROR | Erro na sincronização completa."

Pontos a serem observados

  • Firewall - o firewall pode comprometer o download das tabelas. Para teste, basta desativar o mesmo. A sincronização ocorrendo com sucesso deverá ser repassado ao cliente para que seja verificado juntamente a um técnico de TI para liberar permissões do POS.
  • Antivírus - o mesmo que o de cima. Para teste, pode ser desativado. Comprovando que o antivírus é a causa da falha de sincronização do POS, deverá ser repassada ao cliente para que seja verificado juntamente a um técnico de TI para liberar as permissões do POS.
  • Arquivos temporários - efetuar a limpeza da pasta Temp dentro da Appdata > Local. Efetuar a exclusão da pasta Linx_Sistemas_e_Consultor dentro da pasta Appdata > Local.
  • Modo de compatibilidade - se o POS estiver sendo executado em modo de compatibilidade, poderá travar a sincronização ou ocorrer fracasso. É importante verificar nas propriedades do atalho e desmarcar o check box caso esteja marcado.
  • Executar como administrador - não só o POS mas todo programa que é necessária a execução, deverá ser executado como administrador, sempre clicando com o botão direito do mouse em cima do ícone e selecionando a opção "Executar como Administrador".

Caso os pontos acima sejam verificados e ainda assim continua a não baixas as tabelas, o N2 deverá ser acionado para efetuar teste interno de sincronização com as infos do cliente.

Um teste que pode ser realizado é a troca de internet do computador da cliente, seja Wifi ou a cabo por uma 4G do celular. Tendo resultado positivo ao trocar pela 4G, é possível identificar que há algum bloqueio no ambiente do cliente.

Inserção de Registros

Neste momento o POS já efetuou a primeira etapa (download das tabelas) com sucesso e inicia-se a população das tabelas em uma base de dados. É possível encontrar este dado na seguinte linha do log:

"2020-04-13 11:02:36.0955 | DEBUG | Início da exclusão de registros duplicados


2020-04-13 11:02:36.0995 | DEBUG | Início da inserção de registros


2020-04-13 11:02:52.2601 | DEBUG | Excluído com sucesso


2020-04-13 11:02:52.3060 | DEBUG | Arquivos da sincronização excluídos com sucesso."

Não necessariamente terão os mesmos números. Contudo, a informação base se manterá, tendo apenas as numerações como variáveis.

Retornos diferentes de sucesso sugerem erro nesta etapa.

Pontos a serem observados

  • Versão do SQL - O POS 6.0 utiliza o SQL 2014 para fazer toda alteração necessária quanto a dados em um banco. Portanto, versões anteriores podem não funcionar como o esperado, ocasionando assim fracasso.
  • Versão de Windows não homologada - é importante verificar qual é a versão do Windows, em específico a edição, por exemplo: Windows 10 Home Single Language, esta é uma versão não homologada. Versões assim podem impactar diretamente no funcionamento de serviços do Windows, impossibilitando os mesmos de agirem com o comportamento esperado, ocasionando tal erro.
  • Base de dados atual - por dois fatores não é possível inserir registros nessa base de dados, seja pela arquitetura dela que não é a correta, sendo necessário inserir outra base de dados que esteja casada com a população de tabela que está por vir; a mesma está corrompida, impossibilitada de ser manuseada pelo SQL.

Para saber os requisitos de cada tipo de POS, temos a página Requisitos Mínimos de Sistema onde é possível verificar se o ambiente do cliente está apto a usar o POS.

Upload de informações

Nesta etapa, por ser uma base de dados sem nenhum registro, não ocorrerá erro. Se não tem nada gravado não há o que enviar à nuvem.

Em contrapartida, tendo uma base já utilizada pelo cliente, se ocorrer fracasso nesta etapa a sincronização poderá ser parcial. É importante não inserir uma base de dados nova sem que a base com erro seja sincronizada pelo N2, já que existem informações represadas naquela base de dados.

Retornos de sincronização

Nos log's do POS é possível encontrar o seguinte retorno, auxiliando na análise sobre o que não está sincronizando de fato:

"2020-04-13 11:03:01.1933 | DEBUG | A etapa de sincronização Download das informações do ERP foi sincronizada com Sucesso.


2020-04-13 11:03:01.1933 | DEBUG | A etapa de sincronização Upload das informações auxiliares ao ERP (Serial, Lote, etc) foi sincronizada com Sucesso.


2020-04-13 11:03:01.1933 | DEBUG | A etapa de sincronização Upload dos registro do PAF (Redução Z) foi sincronizada com Sucesso.


2020-04-13 11:03:01.1933 | DEBUG | A etapa de sincronização Upload das informações de vendas com TEF foi sincronizada com Sucesso.


2020-04-13 11:03:01.2103 | DEBUG | A etapa de sincronização Upload das trocas realizadas pelo PDV foi sincronizada com Sucesso.


2020-04-13 11:03:01.2103 | DEBUG | A etapa de sincronização Upload das vendas/estoque emitidos pelo PDV foi sincronizada com Sucesso.


2020-04-13 11:03:01.2103 | DEBUG | A etapa de sincronização Upload do Cadastro de Clientes foi sincronizada com Sucesso."

Com estes dados, a gama analítica aumenta consideravelmente.



  • Sem rótulos