1. Introdução

As vendas de cartões contemplam as formas de pagamentos: Crédito, Débito e Ticket. Todas possuem o mesmo processo de finalização, somente as funções administrativas/Financiamento do D-TEF que mudam.

É necessário antes de iniciar, ler o guia rápido: Como realizar vendas no Smart POS com o Pop. Porque esse guia é uma continuação do outro.

Temos duas formas de realizar as vendas de cartões:

  • O Automática (lendo o cartão), que utiliza o hardware do dispositivo para ler os dados do cartão.
  •  O Manual (Digitando os dados), quando houver dificuldade de leitura pelo Chip, Tarja Magnética e Sensor de Aproximação, ou seja, digitando os dados manualmente.
2. Automático

Na tela de Formas de pagamento é possível verificar as formas de pagamento configuradas na retaguarda. Selecione umas das três formas de pagamento de Cartões (Crédito, Débito e Ticket) e pressionar o botão <EFETUAR PAGAMENTO>. Insira o cartão e após o sistema ler o cartão, escolha a Modalidade de venda (à vista, financiamento loja ou administrativo). Esta opção é válida apenas para pagamentos com cartões de crédito).



Após selecionada a modalidade da venda, será apresentada a tela para digitação da senha pelo app. Digitadas as informações, a venda será concluída. 

  • Será impresso a via do estabelecimento de forma automática.
  • Será perguntado se quer imprimir a via do cliente.


Por fim será apresentado a tela de de confirmação da operação e pressione o botão <IMPRIMIR COMPROVANTE> para imprimir o comprovante para o consumidor/cliente.


3. Manual

Selecione umas das três formas de pagamento de Cartões ( Crédito, Débito e Ticket) e pressionar o botão <EFETUAR PAGAMENTO>. Abrirá a tela para inserir o cartão.

Caso não consiga passar o cartão pelo Leitor de Chip, Leitor de Tarja Magnética ou pelo Sensor de Aproximação, pressione o botão <CANCELAR>  e aparecerá a tela para digitar as informações do cartão. As próximas telas consecutivamente são: Número do Cartão, Data de Validade, Código de Segurança e Tipo de Financiamento.





Depois de preencher os dados da venda em cartão manualmente e pressionar  o botão <CONFIRMAR>, o sistema processará e caso esteja tudo correto, vai imprimir a via do Estabelecimento. Em seguida irá perguntar se quer imprimir a via do Cliente. Por fim aparecerá a tela para Impressão do comprovante da venda, confirmando a venda.