1. Introdução

Será apresentado o processo de realização de uma venda, desde o início (começando um atendimento) até o fim (impressão do comprovante de venda), utilizando dinheiro como forma de pagamento, apenas para exemplo.

Para verificar o processo de vendas em cartão verifique o guia: Como realizar vendas de Cartões (Crédito/Débito e Ticket) no Smart POS do Pop? que é continuação deste.

2. Adicionando produtos no carrinho

Para iniciar uma venda, pressione botão <INICIAR ATENDIMENTO>.

Abrirá a tela de Atendimento onde é possível:

  • Buscar os produtos manualmente via barra de rolagem vertical.
  • Buscar os produtos digitando o nome, código do produto, código rápido e descrição e pressionando a lupa.
  • Verificar o produto pelo leitor de código de barras na parte superior do app, através da câmera do dispositivo.

Para adicionar os produtos ao carrinho pressione o botão (+1) ao lado de cada produto.  Na parte inferior o Carrinho será atualizado com o item que foi adicionado.

Pressionando o botão do <CARRINHO> você será levado a tela do Carrinho da venda. Nela é possível visualizar os produtos que estão inseridos e quantas unidades de cada produto.

No carrinho é possível:

  • Botão Limpar: Exclui todos os produtos e do carrinho.
  • Botão ( + ) do produto: Adiciona uma unidade do produto.
  • Botão ( - ) do produto: Retira uma unidade do produto.
  • Botão [ X ] do produto: Exclui o produto e suas quantidades do carrinho.
  • Botão Carrinho+: Volta a tela de de busca Produtos.
  • Botão Prosseguir: Leva a tela de Formas de pagamento.
3. Finalizando a venda

Na tela de Formas de pagamento é possível verificar as formas de pagamento configuradas na retaguarda do Pop.

As formas de pagamento homologas são:

  • Débito;
  • Crédito;
  • Ticket e
  • Dinheiro.

Escolha a forma de pagamento e pressione o botão <EFETUAR PAGAMENTO>.

Na próxima tela será informado o valor total da venda. Nesta tela o operador informará o valor que o cliente utilizou para pagamento e o sistema calculará o troco a ser entregue ao cliente.

  • Pressionando o botão <CANCELAR> voltará a tela anterior para ser alterado algo como: adicionar ou retirar produto, alterar a forma de pagamento, adicionar o CPF/CNPJ na nota e etc.
  • Pressionando o botão <CONFIRMAR> o sistema irá calcular as informações, impostos e regras fiscais e prosseguirá para a tela de Geração/Impressão do comprovante da Venda.

Após as validações internas do sistema será apresentado a tela de Geração da Venda.

  • Cliente que foi utilizado na venda.
  • A forma de pagamento que foi utilizada.
  • Subtotal: soma total dos produtos.
  • Desconto: Se houver.
  • Troco: valor a ser devolvido ao cliente.
  • Total: Subtotal + Troco.
  • Pressionando o botão <NOVO ATENDIMENTO> o app voltará a tela de Atendimento para escolha de mais produto.
  • Pressionando o botão<IMPRIMIR COMPROVANTE> o app realizará envio do comprovante a SEFAZ do estado que irá validar a transação. Se não retornar nenhuma rejeição em tela o Smart POS Imprimirá o comprovante da venda.

  • A venda pode ser impressa quantas vezes quiser pelo usuário pela tela de Geração de Venda.
  • A venda só será totalmente válida junto a SEFAZ de cada estado quando pressionar o botão <IMPRIMIR COMPROVANTE> e o sistema gerar o comprovante.