Para os pedidos advindos do OMS será possível realizar o processo de troca através da rotina de Troca Fácil no Microvix ERP.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Disponibilização. 

  • Para que esta opção esteja disponível é necessário que o cliente possua a contratação do módulo OMS

Parametrização

  • Para definir se o valor do frete será considerado na devolução, o parâmetro "Habilitar devolução do valor do frete em pedidos B2C/OMS", disponível em Empresa > Parâmetros Globais > B2C/OMS, deve estar marcado.
  • Será necessário definir qual o tipo de devolução a integração comporta no OMS através do parâmetro "Tipos de reembolso" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Fr. de Loja > Grupo Troca Fácil;

Parametrização Restrita

  • Para utilizar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico e solicitar a seguinte parametrização:


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

O parâmetro "Utiliza troca fácil" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Trocas deve estar marcado.


Parametrização

Executando a Rotina

Após a parametrização, em: Faturamento > Troca Fácil > Realizar Troca Fácil ou através do Menu Gerencial do Microvix POS, será possível acessar a rotina para realizar o processo de troca. Para buscar os pedidos do OMS é necessário selecionar: Outras opções de Troca > Buscar Pedidos OMS.


Buscar pedidos OMS


Para efetuar a troca será necessário informar o número do pedido.


Buscar pedidos


Na listagem da busca, selecione o pedido e clique em "Trocar".


Troca de pedido OMS


Ao retornar o resultado, deve ser informado o motivo de troca e o vendedor. 


Informar motivo da troca


Ao clicar em "Confirmar" o processo será efetivado. 


Troca realizada


Nota

  • O campo "Tipo de reembolso" poderá ser alterado quando o pedido vem do OMS com um treatment (tratamento). Caso contrário (quando é uma exception), o campo ficará bloqueado, respeitando a forma de reembolso que já foi definida.
  • Em caso de falha na comunicação para finalizar o processo de devolução, não será possível gerar o Vale Omni para reembolso e o processo será finalizado pelo OMS;



Frete

Caso a empresa esteja configurada para realizar a devolução do frete, na listagem será exibido o valor do frete correspondente ao item em relação ao valor total do pedido.


Troca considerando valor do frete


Nota

  • Caso o CNPJ que esteja realizando a troca seja o mesmo que originou a venda a operação realizada será uma Devolução de Venda, do contrário será uma Entrada.
  • Caso o status do pedido não permita que o processo de troca seja realizado o sistema exibirá a seguinte mensagem:


Alerta

Utilização do Vale Omni


Nota

A finalização do processo de troca e devolução acontecerá somente quando houver o feedback de sucesso do OMS que é responsável pela aprovação da mensagem. Dessa forma, será enviada a exception através da API da Maker e só irá finalizar a transação quando receber o feedback de sucesso do OMS. Caso contrário será realizado o cancelamento da operação e estorno do vale apresentando a mensagem em tela.


No Microvix POS será possível utilizar o vale Omni gerado, para tanto é necessário garantir que em Empresa > Parâmetros Globais > B2C/OMS > Vale Omni estejam definidas as configurações necessárias para utilização.


Configurações vale Omni


  • Operadora: serão apresentados os parceiros disponíveis para geração do vale;
  • Empresa: será apresentado o ID da empresa;
  • Chave de Integração: deve ser inserido o código utilizado para consulta da integração entre a empresa e a operadora do cartão. Esta chave é fornecida pela Equipe de Implantação da Linx;
  • Código da Loja: código de identificação da loja fornecido pela operadora;
  • Ambiente: se homologação ou produção;
  • Ativo: indica se a configuração está disponível ou não, no entanto, caso os campo Chave de Integração e Código da Loja não estejam configurados, não será possível ativá-lá.


Para efetuar a utilização do vale é necessário que o cliente selecionado na venda seja o mesmo para o qual foi emitido o vale. Assim, após informar os itens, na tela de pagamento, na aba Troca, ao marcar a opção "Utilizar Vale Omni" será possível inserir o número do vale gerado. 


Inserir vale Omni


Após inserir o vale, o valor será considerado no pagamento. 


Vale Omni inserido na venda 


Após a geração da nota fiscal, será emitido um comprovante de vale troca com as informações da operação.


Comprovante de troca


Vale Omni - Menu Gerencial

Ao acessar o Menu Gerencial do Microvix POS, estará disponível a opção "Vale Omni" através da qual será possível realizar a consulta de vale para um CPF em específico ou estornar um vale utilizado para situações em que a venda foi cancelada ou devolvida.


Opção Vale Omni


Consulta

Na opção de consulta, ao informar o CPF desejado será possível visualizar o saldo disponível de vale Omni.


Consulta de saldo


Saldo retornado

Estorno

Na opção de estorno, ao informar o número do vale e do NSU Host pertencente a operação será possível estornar o valor de um vale em específico.


Estorno


Vale estornado

Para efetuar a utilização do vale é necessário que o cliente selecionado na venda seja o mesmo para o qual foi emitido o vale. Assim, após informar os itens, na tela de pagamento, ao escolher a forma de pagamento Vale, será possível selecionar o vale omni que será utilizado na venda.


Selecionar vale omni


Após inserir o vale, o valor será considerado no pagamento. 


Vale inserido


Após a geração da nota fiscal, será emitido um comprovante de vale troca com as informações da operação.


Comprovante de troca


Vale Omni

Ao acessar o menu Faturamento > Troca Fácil, estará disponível a opção "Consultar Vale Omni" através da qual será possível realizar a consulta de vale para um CPF em específico ou estornar um vale utilizado para situações em que a venda foi cancelada ou devolvida.


Consultar vale omni


Consulta

Na opção de consulta, ao informar o CPF desejado será possível visualizar o saldo disponível de vale Omni.


Saldo retornado


Estorno

Na opção de estorno, ao clicar sobre o link de estorno do vale desejado e informar o número do NSU Host pertencente a operação será possível estornar o valor de um vale em específico.


Estornar vale


Vale estornado

  • Sem rótulos