JDDF1000 - DFA John Deere 1 / 14JDDF1000 - DFA John Deere
Este programa implementa o processo de comunicação com a montadora John Deere denominado: "DFA – John Deere", onde serão enviadas mensalmente as informações Contábeis da empresa. Estas informações são extraídas do Balancete Contábil do concessionário, de acordo com as correlações parametrizadas com o Plano de Contas e Centros de Custo da Empresa.
O programa centraliza todas as funcionalidades do processo. Estas funcionalidades serão agrupadas no Menu Inicial: Importação, Parametrização e Exportação, conforme imagem abaixo:

Importação:

Este processo é responsável pela importação do Plano de Contas do DFA disponibilizado pela John Deere, para que posteriormente o usuário parametrize as correlações com o Plano de Contas da empresa. O plano de contas vem no formato Excel (planilha XLS).
Esta planilha deve ser adquirida junto a JD.
A planilha deve estar na pasta "excel", que fica dentro do diretório do Sisdia Evolution. O programa irá solicitar o nome do arquivo XLS, já sugerindo o nome da planilha, conforme imagem abaixo.
A planilha deve ter seu nome totalmente em minúsculo, e ser gravada em uma versão do MS-Excel 2007 ou inferior.
Na caixa "Nome Arquivo", caso seja informado um arquivo que não esteja localizado na pasta "excel", o sistema irá apresentar a mensagem:




Será executada uma importação inicial do Plano de Contas do DFA, onde todas as contas serão incluídas. As contas contábeis serão agrupadas, conforme posição no leiaute do arquivo, num dos seguintes Grupos/Subgrupos relacionados abaixo:

  1. Ativo
    • Créditos e recebíveis
    • Estoques-equipamentos e implementos
    • Estoques-peças
    • Estoques-produto promocional
    • Estoques-outros estoques
    • Ativos fixos
    • Outros ativos
  2. Passivo
    • Contas a pagar
    • Outras contas a pagar
    • Contas do passivo
    • Resultados diferidos
    • Débitos de longo prazo
    • Capital do acionista
    • Capital social
  1. Receitas
    • Receitas c/vendas equipamentos e implementos
    • Receitas c/vendas peças
    • Receitas c/vendas serviços
    • Ajuste a valor presente
    • Adição dos rendimentos
    • Custo s/vendas equipamentos e implementos
    • Custo s/vendas peças
    • Custo s/vendas serviços
  2. Despesas
    • Gerais
    • Outras despesas operacionais
    • Impostos e taxas

Todas as contas de resultado serão associadas aos departamentos padrão do DFA. Os departamentos padrão são os seguintes:

  • 10 – Administração
  • 20 – Equipamentos/Implementos Novos
  • 30 – Peças e Produtos
  • 40 – Serviços
  • 50 – Equipamentos/Implementos Usados
  • 60 – Acessórios e Insumos
  • 70 – Administração Executiva

Após a importação, o sistema apresentará a mensagem: "Arquivo importado com sucesso".
Inicialmente o plano de contas será importado sem correlação com o Plano de Contas da Empresa, e os departamentos serão importados sem correlação com os Setores (Centros de Custo). Esta etapa de correlação deverá ser feita pelo usuário no próximo processo: a opção de "Parametrização".

Parametrização:

O menu Parametrização possui dois submenus, como mostra a tela abaixo:

Manutenção:

Esta opção possibilita a parametrização da composição do Plano de Contas do DFA, importado anteriormente, com o Plano de Contas da Empresa, e dos Departamentos do DFA com os Setores da Empresa.
Não será obrigatório efetuar a correlação de todas as contas do Plano de Contas do DFA com o Plano de Contas da Empresa, sendo que as contas não correlacionadas serão enviadas com saldo zerado. Entretanto, todas as contas Analíticas do Plano de Contas da Empresa (CADA0260) deverão obrigatoriamente estar correlacionadas a alguma conta do Plano de Contas do DFA.
Da mesma forma, não será obrigatório utilizar todos os Departamentos DFA, sendo que os departamentos não correlacionados serão enviados com saldo zerado nas contas de resultado. Entretanto, todos os Centros de Custo (CADA0305) de departamentos (CADA0280) da bandeira "JDE" deverão obrigatoriamente estar correlacionados com algum Departamento do DFA.
Poderão ser associadas uma ou várias contas DMS para uma mesma conta do DFA, e um ou mais setores DMS para um mesmo departamento DFA.
Esta parametrização deverá ser efetuada inicialmente, quando o Plano de Contas do DFA for importado, e poderá ser alterada a qualquer momento, no caso de alteração do Plano de Contas do DFA e/ou do Plano de Contas da Empresa.
O processo começa com a tela que lista as Contas DFA, conforme imagem abaixo. Nesta tela, o usuário poderá selecionar contas de um grupo específico ou 0 (zero) para TODOS.


Antes de selecionar as contas, poderá também consultar e/ou alterar a descrição de Grupos e Subgrupos cadastrados e efetuar a correlação dos Departamentos com os Setores da Empresa, através dos botões "Grupos e Subgrupos", e "Departamentos", como mostra a imagem abaixo.
Ao clicar em "Grupos e Subgrupos", será apresentada a tela abaixo:

As setas para cima e para baixo navegam pelos Grupos de Contas. Neste contexto, a tecla F4 permite alterar a descrição do grupo. A tecla F5 permite navegar pelos Subgrupos e alterar sua descrição.
A próxima imagem apresenta a tela de correlação dos Departamentos DFA com os Setores do DMS:

As setas para cima e para baixo navegam pelos Departamentos DFA. Neste contexto, a tecla F2 permite incluir um novo departamento (realizando uma validação para não permitir cadastrar um código de departamento já existente). A tecla F3 permite excluir um departamento e seus respectivos setores (se houverem). A tecla F4 permite alterar a descrição do departamento. A tecla F5 permite incluir ou excluir setores da empresa no departamento. Na geração do arquivo, as contas contábeis da empresa que utilizam centro de custo, serão relacionadas aos departamentos a partir da correlação acima.
A próxima imagem mostra a tela inicial com as contas do DFA apresentadas. O usuário poderá navegar pelas contas com as setas para cima e para baixo.

Durante a navegação pelas contas são disponibilizados os botões "Contas DFA X Conta Empresa" e "Contas e SubContas".
O botão "Contas DFA X Conta Empresa" acessa a tela para a correlação dos dois planos de contas. É através desta correlação que o sistema lê o balancete da empresa e transpõe os valores para as contas do DFA no momento da geração do arquivo a ser transmitido para a montadora.
Ao abrir, a tela apresenta a conta (código, descrição, grupo e subgrupo) selecionada, e permite excluir ou incluir contas do Plano de Contas da Empresa (CADA0260).
O botão "Contas e Subcontas" acessa a tela que permite a inclusão/exclusão de Subcontas para uma determinada Conta.

Algumas consistências/operações serão realizadas nesse processo:

  • Caso deseje informar subcontas para uma conta, deverão obrigatoriamente ser informadas 2 ou mais subcontas, com códigos numéricos variando entre 01 e 99;
  • Não poderão ser cadastradas subcontas com mesmo número para uma mesma conta;
  • Caso sejam incluídas subcontas para uma conta que ainda não possuía subcontas, ou seja, conta com subconta igual a "00", a linha referente a subconta "00" será automaticamente excluída (inclusive a correlação: Conta DFA X Conta Empresa, se houver);
  • Caso sejam excluídas todas as subcontas de uma conta, será automaticamente gerada uma subconta com o código "00" para a conta, indicando que a conta passará a não possuir subcontas.


Relatórios:

Este submenu de Parametrizações gera um relatório das correlações feitas, para conferência. O relatório apresenta a Conta DFA X Conta(s) do DMS, e o Departamento DFA X Setor(es) do DMS.
Com este relatório o usuário poderá ter uma visão geral de como ficou a correlação de seu plano de contas.

Exportação:

Este processo será responsável pela geração do arquivo DFA, referente ao Período Mensal informado, a ser enviado via "upload" para a John Deere.
Este arquivo é gerado no formato ".TXT", com a seguinte nomenclatura e o seguinte layout:
Nomenclatura: DDDDDD_MMM_AAAA.CSV onde:
DDDDDD  Dealer Number da empresa que está gerando o arquivo MMM  Sigla do mês (3 primeiras letras do nome) referente ao
período mensal gerado
AAAA  Ano referente ao período mensal gerado
.CSV  Extensão do arquivo
Layout: CCCSSDDFF;V.VV onde:
CCC  Código da Conta com 3 posições SS  Código a Subconta com 2 posições
DD  Código do Departamento com 2 posições FF  Código da Filial com 2 posições
;  Separador de campos
V.VV  Saldo da conta com 2 casas decimais, separadas por ponto e sem separador de milhar. Se a parte decimal for zero não informar as casas decimais. Se o Grupo da Conta for igual a "Passivo" (contas credoras), enviar um sinal "-" antes do saldo da conta.
Ao entrar neste processo o sistema irá executar as seguintes validações:

  1. Se todas as contas Analíticas do Plano de Contas da Empresa foram correlacionadas ao Plano de Contas DFA;
  2. Se todas as Contas de Resultado do DFA possuem pelo menos um departamento
  3. Se todos os Setores da empresa estão relacionados a pelo menos um departamento do DFA.

Caso o programa encontre uma ou mais não-conformidade, será apresentado um relatório com todos as inconsistências encontradas. O usuário deve verificar o relatório e corrigir as inconsistências, para então retornar ao processo de Exportação para gerar o arquivo.
A tela abaixo mostra a mensagem apresentada quando o sistema encontra inconsistências na correlação.

Quando não existirem mais inconsistências, o sistema solicitará o período a ser gerado, como mostra a imagem abaixo. Após a geração do arquivo, o nome do mesmo será mostrado no campo "Arquivo Gerado".


  • Sem rótulos