1 Conceito 

O iFood é uma plataforma de e-commerce no modelo delivery que permite à loja a disponibilização de produtos para a venda e ao consumidor, a opção de realizar pedidos na plataforma. A integração entre o iFood com o PDV Seller visa o desenvolvimento de ferramentas de negócios para ampliar a receita dos clientes.

2 Configurações no Seller Web

Abaixo serão apresentadas as configurações necessárias no sistema de retaguarda Seller Web antes de disponibilizar a seleção de produtos para a vendas nas plataformas delivery.

2.1 Configuração - Parâmetros Iniciais

As primeiras configurações a serem realizadas no Seller Web devem ser realizadas através do menu Cadastros > Estabelecimentos > Estabelecimentos. Na tela em que são apresentados os dados do cliente, clique no botão Configurar Sistema localizado na lateral direita da tela.


Será apresentada a tela abaixo. Na coluna de indicações dos sistemas utilizados pelo cliente, selecione a opção Integrações com o Delivery.


Ainda na mesma tela, na opção Configuração dos parâmetros iniciais clique no botão Acessar.


Busque pela Integração com iFood digitando através do campo Descrição ou através do Código da integração.


Com o valor padrão indicando 1 considera-se que a integração está habilitada para o cliente.


2.2 Comunicação com o Delivery

Para que o sistema de retaguarda Seller Web faça a comunicação entre os pedidos realizados nas plataformas delivery com o PDV Seller, é necessário acessar o menu Cadastros > Estabelecimento > Máquinas e selecionar a máquina a qual fará a comunicação com o delivery e pressionar o botão Alterar.

Selecione a opção Comunica com Delivery e pressione o botão Salvar localizado na lateral direita da tela.

Execução do serviço Delivery

O sistema de retaguarda Seller Web validará apenas um PDV que poderá utilizar essa configuração para executar o serviço delivery. Caso mais de um PDV executar essa configuração, o Seller Web obedecerá as regras da flag cadastrada anteriormente e não permitirá salvar as alterações.

2.2.1 Baixa Automática de Delivery 

Nesta mesma página no Seller Web, em Cadastros > Estabelecimento > Máquinas será possível habilitar a emissão automática de documento fiscal, possibilitando que a baixa automatizada de pedidos no PDV. 



Para realizar a ativação, a flag Comunica com Delivery deve estar habilitada na guia Detalhes e então na guia Delivery, quadro Opções, marcar a flag iFood para habilitar a emissão automática de documento fiscal.  

As opções de delivery só serão apresentadas na guia Opções, se o módulo do delivery desejado estiver habilitado na chave. 

Será possível habilitar também na mesma guia Delivery, a flag Habilitar Abrir/Fechar turno automaticamente e escolher o Responsável padrão, ou seja, o usuário que irá realizar a abertura do turno. Essa configuração é importante para que não ocorra a situação de entrar um pedido no PDV com o turno fechado e a baixa automática não ser realizada. 


Após realizadas as configurações pressione o botão Salvar localizado na lateral direita da tela.


Vá até o tópico 7.2 Integração Delivery - Baixa Automática de Delivery para verificar a configuração no PDV.


2.3 Configuração Delivery

Acesse o menu Cadastros > Estabelecimento > Estabelecimento e a guia Conf. Delivery > iFood para efetuar a configuração de token de acesso e regra de formação de preços. A forma de pagamento será carregada automaticamente para iFood.


Será possível cadastrar uma Regra de formação de preço sugerido. Essa opção permite cadastrar preços diferenciados para as plataformas delivery cadastradas. 

É possível criar uma regra de preço para cada plataforma inserindo um acréscimo em percentual, praticar um valor diferenciado para essas plataformas ou ainda, conceder um percentual de desconto para os produtos disponibilizados.



2.4 Ativação iFood

Para realizar a ativação do iFood para o estabelecimento, deverão ser realizados os seguintes procedimentos:

  • Entrar em contato via Chat com suporte do iFood;
  • Solicitar a ativação e dados das credencias para realizar integração de pedidos;
  • Mencionar a Cadeia de CNPJ Linx Postos POS sobre mesmo contrato da Linx;
  • Capturar os dados de configuração como:
    •    Merchant ID / Username / Password

 3 Preparação dos Produtos para a venda no Seller Web

Os produtos que serão disponibilizados para a venda nas plataformas de delivery integrados com o PDV Seller deverão estar cadastrados no Seller Web e poderão ser consultados através do menu Cadastros > Produtos > Delivery.


O produtos serão primeiramente organizados por categoria e cada categoria conterá os produtos relacionados. Ao clicar sob uma categoria, os produtos serão apresentados detalhadamente. 


Para cadastrar uma nova categoria de produtos no menu Cadastros > Produtos > Delivery pressione o botão Incluir.


Será aberta a tela em que será possível cadastrar um nome para a categoria e após, pressionar o botão Incluir para salvar a categoria cadastrada.


3.1 Adicionar Produtos nas Categorias

Além da consulta dos produtos cadastrados, ainda é possível através do botão Adicionar Produtos, cadastrar novos produtos para a venda nos aplicativos delivery.


Ao pressionar o botão Adicionar Produtos, a seguinte tela será apresentada:



Esta tela apresenta os seguintes campos:

  • Descrição: será necessário inserir uma descrição do produto a ser cadastrado;
  • Introdução: é possível adicionar uma introdução sobre o produto, características ou formas de uso.

Na guia Produto(s) serão cadastradas as informações de códigos, descrição e preço.

  • Código Produto: será possível digitar o código do produto nesse campo ou através do ícone de busca localizado ao lado do campo, realizar a busca completa pelo item.
  • Descrição do Produto no Delivery: caso queira cadastrar uma descrição do produto diferenciada para as plataformas delivery, será possível através desse campo; 
  • Preço de venda do produto: ao inserir um produto, o preço será carregado automaticamente de acordo com o cadastrado no sistema Seller Web;
  • Preço Delivery App: nesse campo poderão ser alterados os preços para a plataforma delivery app
  • Preço iFood-Mercado: nesse campo poderão ser alterados os preços para a plataforma iFood-Mercado.
  • Apresentar Preços Promocionais: habilita o campo de preços para as plataformas de modo a disponibilizar preços promocionais e diferenciados (valores promocionais ou com acréscimo) de acordo com o apresentado no tópico 2.2 desse manual para cada plataforma delivery.

Inseridas as informações, basta pressionar o botão Adicionar e após o botão Incluir localizado na parte inferior da tela, para prosseguir.

3.2 Consultar Produtos nas Categorias

Ao clicar sob uma categoria, os produtos serão apresentados detalhadamente. Será possível ainda inativar ou ainda excluir os produtos cadastrados.

Ao clicar no botão  será apresentada a tela que exibirá além da descrição, introdução, códigos do produto e preços, uma tabela com as variações de apresentação dos produtos e os valores (tipos de preços praticados) para cada plataforma delivery cadastrada.


Ao lado do código de barras de cada produto também será possível inativar ou excluir a regra.

4 Apresentação - Tela Inicial

Para realizar um pedido no iFood, o cliente deverá estar logado no aplicativo. Caso ainda não tenha cadastro, poderá realizar na própria ferramenta.


Ao realizar o cadastro e login no iFood, o cliente poderá acessar as lojas e os cardápios disponibilizados. Através do campo Busque por item ou loja o cliente poderá buscar por uma loja de sua preferência ou item específico para a busca. Na parte superior da tela ainda será possível configurar o endereço de entrega e as promoções vigentes para o cliente.

Já na parte superior direita, será apresentado o nome do usuário logado. Ao pressionar o botão  serão apresentadas as seguintes opções:

  • Pedidos: possibilita visualizar o histórico de pedidos realizados;
  • Meus cupons: através dessa opção, o cliente poderá visualizar os cupons de descontos disponíveis para compras realizadas através da plataforma;
  • Ajuda: ao selecionar a opção Ajuda, o cliente terá à disposição uma FAQ com as respostas das principais dúvidas relacionadas aos produtos, formas de pagamento e demais informações;
  • Editar dados: permite que o usuário edite suas informações informadas anteriormente tais como: nome, CPF, celular e e-mail;
  • Segurança: exibirá ao cliente os dispositivos em que a sua conta foi conectada. 
  • Sair: permite realizar log off no aplicativo/site.

5 Realizando um pedido no iFood

Após realizar o login no aplicativo/site, será possível iniciar um pedido. Serão apresentadas as modalidades de busca por produto.

Através do campo Busque por item ou loja (localizado no canto superior direito da tela inicial), o cliente poderá buscar pelo nome da loja que pretende consultar os produtos e fazer os pedidos ou buscar pelo nome do produto.


Ainda na tela inicial serão apresentados os produtos por categorias, onde o cliente poderá selecionar a opção e ser direcionado para a compra de determinados produtos disponíveis.

As promoções do dia também serão apresentadas na tela inicial do aplicativo/site, para ter acesso às promoções, o cliente deverá selecionar a opção desejada e consultar os produtos que contém preços promocionais.


Ao selecionar uma loja específica, será apresentado o menu disponível pela loja/restaurante com todos os produtos elegíveis para a venda através dessa modalidade. 

Abaixo do nome será apresentado o tipo da loja (no exemplo abaixo, uma conveniência), o tempo de espera para a entrega dos pedidos (levando em consideração o endereço de entrega fornecido pelo cliente), a distância e o valor da taxa de entrega cobrada pela loja.


Ao clicar na opção Ver mais será apresentado o horário de entrega dos pedidos, as bandeiras de cartão aceitas pela loja, e os tipos de pagamento (pagamento no site ou na entrega).


A loja ainda apresenta os produtos divididos por categorias, seja categorias de promoções como o exemplo abaixo, em que o cliente poderá ter acesso às promoções disponibilizadas pela loja ou através das categorias de produtos em que poderá fazer a seleção mais rapidamente do produto que deseja adicionar à sacola.

Serão apresentadas todas as categorias de produtos cadastradas pela loja, além das informações dos produtos, foto para melhor identificação pelo cliente, valor e características. Nos produtos que necessitam de preparo, serão exibidos todos os ingredientes que compõem o produto.


Para iniciar a adição de itens, é possível selecionar qualquer produto apresentado na tela, realizar a busca por um produto específico através do campo Buscar no cardápio ou ainda filtrar o cardápio com a categoria de produtos específicas. Serão apresentadas todas as categorias cadastradas no sistema de retaguarda Seller Web conforme apresentado no tópico 3 desse manual.



Após selecionado o produto, será apresentada a tela com as especificações do item.

Esta tela apresenta o nome do produto, os itens que o compõem (em caso de produtos que necessitam de preparo), o preço, o nome da loja e o tempo de entrega. 

Caso seja possível adicionar produtos complementares ao pedido à escolha do cliente, serão apresentados em tela para seleção.


No campo Algum comentário? disponibilizado, o cliente poderá informar alguma observação referente ao seu pedido. Dessa forma, caso tenha uma observação especial referente ao pedido, poderá indicar nesse campo. 

Para prosseguir com a solicitação, basta pressionar o botão Adicionar localizado na parte inferior direta da tela.

Os produtos adicionados à compra serão exibidos na Sacola. Essa opção pode ser acessada a qualquer momento enquanto o cliente navega pelo aplicativo/site.



Nessa tela serão exibidos os itens adicionados à compra, os valores, a taxa de entrega além da identificação da loja. Caso a loja estipule um valor mínimo para a compra e esse valor não tenha sido atingido, o cliente será avisado e o botão Escolher forma de Pagamento não será habilitado.

Será necessário adicionar outros produtos para que o valor mínimo seja atingido e o pedido seja fechado.

5.1 Produtos com Complementos 

Os produtos com complementos (via de regra produtos que necessitam de preparo) podem apresentar dois tipos de complementos: gratuitos ou com preço adicional.

Os produtos com complementos gratuitos não apresentarão valor na lista dos complementos disponíveis, basta que o cliente selecione uma das opções disponibilizadas pela loja.

Selecione entre as opções e clique em Adicionar para inserir o item ao carrinho.


Os produtos que possuírem complementos pagos serão apresentados na tela juntamente com seus respectivos valores. Quando adicionado ao pedido, o valor total do item será alterado.


Na tela de confirmação será exibido o produto, a quantidade,seus complementos gratuitos e complementos pagos além do valor total.

Após adicionados todos os produtos ao carrinho, pressione o botão Escolher Forma de Pagamento para finalizar o processo de compra e partir para a tela de pagamento e entrega.

5.2 Finalize seu pedido

Após concluir todas as etapas anteriores o cliente será direcionado para a tela de pagamento. Na lateral direita da tela serão exibidos os itens adicionados ao pedido, os valores unitários e valor total do pedido e no campo Cupom o cliente poderá selecionar um cupom de desconto caso o tenha. 



5.2.1 Pagamento 

Através da opção Pague pelo site, o cliente poderá realizar o pagamento com cartões de crédito/débito de forma online e antes de fechar o pedido. Dessa forma, não será necessário realizar pagamentos na entrega ou retirada.


Caso o cliente não possua um cartão cadastrado no sistema, deverá indicar os dados para pagamento.

O cliente deverão indicar as seguintes informações:

  • Número do cartão: cliente deverá informar o número do cartão de crédito/débito;
  • Validade: cliente deverá indicar a validade do cartão informado;
  • CVV: cliente deverá indicar o código de segurança do cartão informado;
  • Nome do titular: deverá indicar também o nome do titular do cartão;
  • CPF/CNPJ do titular: possibilita que o cliente informe o CPF do comprador no pedido;
  • CPF/CNPJ do titular: nessa opção o cliente poderá informar o CPF/CNPJ que deseja que seja cadastrado/apresentado na Nota Fiscal.

6 Controle de Pedidos pela Loja

Assim que o cliente finalizar seu pedido no iFood, o mesmo será apresentado para a loja iniciar a separação/preparação do pedido através do Gestor de Pedidos disponibilizado pela plataforma iFood.

A loja responsável deverá confirmar, junto à plataforma do iFood, se utilizará o Gestor de Pedidos para gerenciamento dos pedidos realizados pelos clientes através do aplicativo/site.

O gestor de pedidos trabalhará em paralelo com a integração. Dessa forma, o modo “somente leitura” não deverá ser ativado. A loja ficará sob o mesmo contrato do parceiro Linx e será necessário informar o CNPJ dele durante o atendimento.

Clique Aqui para ter acesso à ativação da integração dos restaurantes junto ao iFood.

Nessa tela é possível, na lateral esquerda consultar os Pedidos e o Cardápio da loja, acessar as atualizações do portal através do botão Novidades, acessar a plataforma de pedidos iFood através do botão Portal e acessar o menu Ajuda e Configurações através dos botões correspondentes.


Ao acessar a opções Pedidos, será aberta a tela com os detalhes dos pedidos realizados pelos clientes.

Essa tela apresenta as seguintes informações:

  • Número do pedido: apresenta o número do pedido gerado automaticamente pela aplicação;
  • Status: exibe o status do pedido e alerta, em caso de atraso;
  • Nome do cliente: exibe o nome do cliente que efetuou o pedido;
  • Horário do pedido: exibe o horário em que o pedido foi realizado;
  • Entrega prevista: apresenta o horário previsto para a entrega;
  • Entrar em contato: caso haja necessidade de entrar em contato com o cliente para falar sobre o pedido, é possível através desse botão;
  • Entregar em: exibe o endereço de entrega do pedido.

Caso o cliente opte pelo pagamento no ato da entrega, será sinalizado ao operador além da forma de pagamento solicitada pelo cliente.

Ainda nessa tela são apresentadas as informações de valores dos itens, taxa de entrega e através do botão Despachar, é possível sinalizar o envio do pedido ao cliente.


Assim que o pedido for despachado, o sistema de gestão de pedidos inciará a contagem do tempo em que o pedido saiu para a entrega.


7 Integração com o PDV Seller

Abaixo serão apresentadas as informações referentes a integração entre o iFood e o PDV Seller.


7.1 Integração Delivery - Impressora

Para configurar a  impressora que fará a impressão das ordens de produção dos pedidos realizados via Delivery, acesse o menu no PDV Seller Configurações > Integração Delivery.


Selecione a impressora entre as opções apresentadas.



Essa tela ainda apresentará o campo Exibir Notificação de Novos Pedidos para seleção. Ao selecionar essa opção, assim que novos pedidos chegarem ao PDV Seller para baixa, o operador receberá em tela uma notificação.

Pressione Salvar Configurações para finalizar o procedimento.

7.2 Integração Delivery - Baixa Automática de Delivery 

No PDV em Configurações> Configurações de Integração Delivery, após realizadas as configurações no Seller Web apresentadas no tópico 2.2.1 Baixa Automática de Delivery, será possível realizar as configurações de impressão.  

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O primeiro quadro com a descrição Emissão de Documento Fiscal Automático apresenta a mesma configuração já realizada no Seller Web, servindo apenas para conferir se o delivery está habilitado. 

Já no quadro Impressão Automatizada de Pedidos e Documento Fiscal será configurada a baixa automática no PDV e impressão. 

  • Para que a baixa automática seja realizada, a flag Imprimir Conferência Automática deve estar habilitada;
  • Caso opte por não imprimir a conferência automática, o campo Nº Vias deve permanecer com valor zero (aqui o cupom fiscal é emitido, apenas a conferência que não será).
  • Para a configuração da impressora é recomendado que seja utilizada a configuração de ESC / POS, podendo utilizar a mesma impressora do PDV. Mas caso o cliente possua duas impressoras, poderá configurar a segunda impressora. 

Pressione Salvar Configurações para finalizar as configurações e reinicie o serviço de delivery do PDV. 

Para saber como realizar a configuração de impressora via ESC / POS, clique aqui


Para essa rotina de baixa automática será gerado um log com nome delivery_processador.log que ficará localizado na pasta log do sistema.


7.3 Integração Delivery - Guia Delivery

O PDV Seller apresentará a guia Delivery, onde o operador de caixa do estabelecimento poderá visualizar os pedidos realizados através das lojas virtuais.

O aviso de novos pedidos deixará de ser apresentado assim que o operador acessar a guia Delivery.

Ao selecionar um pedido para a baixa, a seguinte tela será apresentada:


Essa tela apresenta os seguintes campos:

  • Número: apresenta o número do pedido (número atribuído automaticamente pelos aplicativos Delivery);
  • Forma de Entrega: exibe a forma de entrega do pedido selecionado pelo cliente. No exemplo acima, o cliente optou pela retirada, no estabelecimento, de seu pedido.
  • Forma de Pagamento: apresenta a forma de pagamento escolhida pelo cliente;
  • Cliente: exibe o nome do cliente que realizou o pedido;
  • Data: data em que o pedido foi realizado;
  • Troco p/: caso a opção de pagamento escolhida pelo cliente tenha sido Dinheiro, é possível indicar, no caso de entrega do pedido, se o cliente necessitará de troco. Caso o cliente tenha informado um valor de troco a receber, será apresentado nesse campo;
  • Observação: nesse campo serão apresentadas as observações referentes ao pedido ou entrega que o cliente tenha inserido no momento do pedido.

A lista com os produtos selecionados para o pedido também será apresentada nessa tela além das observações, quantidade, valor unitário, descontos (caso houver), e valor total.

Logo abaixo serão apresentados os botões:

  • Fechar: fecha a consulta do pedido realizado através de plataformas Delivery;
  • Ordem de Produção: caso houver sido configurada a impressora de ordem de produção conforme apresentado no tópico 7.1, quando o pedido chegar ao PDV Seller e o serviço de ordem de produção estiver sendo executado, será impressa a ordem de produção onde essa impressora estiver conectada (caixa, cozinha), para que o operador tome conhecimento de que há um novo pedido. Esse procedimento também poderá ser feito de forma manual ao clicar no botão Ordem Produção


  • Cancelar: exclui o pedido do PDV Seller;
  • Baixar: realiza a baixa de uma venda no PDV Seller.

8 Realizando a baixa da venda no PDV Seller

Após selecionar o pedido a ser finalizado no PDV Seller, basta pressionar o botão Baixar localizado na lateral direita da tela para finalizar a venda.


Os itens serão apresentados no PDV como uma venda em curso.


Selecione a opção de pagamento iFood e finalize a venda.


8.1 Baixa Automática de Delivery/Pedido 

Caso o PDV esteja com a Baixa Automática de Delivery configurada os pedidos irão chegando e sendo baixados automaticamente, sem a necessidade de interação do operador. 

Caso a flag Exibir Notificação de Novos Pedidos esteja habilitada nas configurações do PDV, a cada pedido que entrar o PDV receberá as notificações, mas realizará as baixas automaticamente, portanto, na guia delivery não haverão pedidos para serem baixados. As notificações poderão ser fechadas pressionando.


Para as baixas automáticas o operador não terá a opção de alterar a forma de pagamento no PDV.  


Caso o PDV encontre alguma inconsistência fiscal no momento da baixa automática, a mesma não será realizada e o pedido permanecerá na tela para ser baixado manualmente após o ajuste. 


Ao clicar no pedido, será apresentada em tela a mensagem de erro que impediu a baixa. 


Quando a forma de pagamento for POS offline e ocorrer algum erro na baixa, como por exemplo, o caixa estava fechado quando o pedido entrou no PDV. 


Ao pressionar Baixar para realizar a baixa manual, será apresentada a tela do POS para inserir os dados do cartão. 




Na retaguarda será possível conferir as baixas realizadas no PDV através da rotina Conferência de Turno em Operações > Tesouraria > Conferência de Turno.



Neste relatório as baixas automáticas seguirão o seguinte padrão, de acordo com as formas de pagamento:



  • Quando a baixa no PDV for com a forma de pagamento POS Offline, aparecerá no relatório a baixa com a forma de pagamento Crédito;


  • Quando a baixa no PDV for com a forma de pagamento Dinheiro, aparecerá no relatório a baixa com a forma de pagamento Dinheiro


  • Quando a baixa no PDV for com a forma de pagamento Online, aparecerá no relatório a baixa com a forma Delivery;


    Em Consultas > Financeiro > Formas de Pagamento será possível detalhar as formas de pagamento:



    Neste caso, Ifood é a forma de pagamento padrão cadastrada na retaguarda para as baixas Online. 



8.1.1 Cancelamento do Cupom de uma Baixa Automática de Delivery 

Quando for necessário realizar o cancelamento de uma baixa automática, o usuário deverá acessar o menu Documentos na lateral esquerda da tela do PDV, selecionar o cupom desejado e pressionar Cancelar

Lembrando que o prazo da SEFAZ para solicitar o cancelamento da NFC-e vai de acordo com cada unidade federada.




Ao cancelar, o pedido retornará para a guia de Delivery e deverá ser cancelado pelo PDV. 




Para cancelar o pedido no PDV, basta clicar sobre o delivery e na tela apresentada abaixo e pressionar Cancelar