Como configuro e utilizo a Integração com iFood?

Introdução

A integração do Postofácil com o iFood, consiste em implementar em nosso sistema as vendas Delivery, que hoje é uma forma de atingir mais clientes e aumentar seus ganhos. Esta integração possibilita agilizar os processos de controle e venda através do Postofácil.

Para o exito da configuração e a sua funcionalidade é importante seguir as etapas.

Etapa 1 - Pré Requisitos para Configuração no Postofácil

Credenciamento junto ao iFood


Antes de iniciar a configuração da integração é necessário que o estabelecimento caso ainda não seja parceiro do iFood realize seu cadastro. Acesse o Portal do Parceiro através do link abaixo: https://portal.ifood.com.br/.

Logado no portal entre em contato com representante do iFood seguindo os passos abaixo:


1 - Clique sobre a opção Chamados e Ajuda localizado no menu lateral do lado esquerdo.

2 - Após Clique sobre a opção Chamados localizado no menu superior central.

3 - Então Clique sobre a opção Abrir um Chamado localizado no menu superior direito.

4 - Selecione a opção Suporte Técnico e Ativar Integração com o Sistema de Caixa e Clique em Abrir Chat.

5 - Um chat será aberto e um Analista irá atendê-lo, para agilizar o processo de ativação da integração tenha em mãos o CNPJ 54.517.628/0001-98 (Linx) e o Nome do Sistema PDV (Postofácil).

Em contato com o atendente deve ser solicitado as seguintes informações:

Usuário, senha e ID Loja. Essas informações são necessárias para a configuração no Postofácil.

Etapa 2 - Configuração

Configuração dos Dados da Integração

Com posse das informações do iFood é possível realizar a configuração no Postofácil.

Informação

Para realizar a configuração da integração iFood é necessário ter a versão 13.15.0 ou superior do Postofácil Retaguarda.


No Postofácil Retaguarda acesse o menu Opções Integrações Integrações com Deliveries Configuração de Integrações com Deliveries:

Caminho para Configuração de Integração com Deliveries


Os parâmetros Usuário, Senha e ID Loja, são as informações adquiridas junto o iFood.

Dados da Integração

No campo "Enviar os produtos a cada X minutos" define em minutos, o tempo em que o sistema deverá enviar o cadastro dos produtos para a integração, através do Live Update (minimo 1 e máximo 1440 minutos).

Importante

Para o funcionamento da integração do iFood é necessário possuir a versão 5.5.0 ou superior do Live Update.


Cadastro de Cartão de Credito


É necessário cadastrar um novo Cartão de Credito no Postofácil Retaguarda, com a finalidade de contabilizar toda venda iFood. Portanto acessando o menu Cadastros ► Cartões de Credito e Debito, realize o cadastro.

Tela de Cadastro de Cartão


Como este cartão é somente para a integração com o iFood, as informações podem ser cadastradas da maneira que acharem melhor, porém o campo "Gerenciador" tem que ser informado com a opção "INTEGRAÇÃO IFOOD" como mostra a imagem acima.

O PDV somente reconhece a integração com iFood quando tiver um cartão cadastrado com este Gerenciador.


Cadastro de Categorias iFood

Para o controle da integração com o iFood foi criado o Cadastro de Categorias iFood, que tem a finalidade de subdividir e ordenar os produtos que são vendidos pelo aplicativo do iFood, facilitando a visualização pelo cliente. Antes de realizar este cadastro é importante definir como deseja dividir as vendas dos produtos nas categorias. Para cadastrar acesse o menu Cadastros ► Tabelas Diversas ► Categorias iFood

Tela Cadastro de Categorias iFood

O Cadastro possui dois campos para ser preenchido "Descrição" que é o nome da categoria e "Ordem" que é a ordem que a categoria é exibida no aplicativo/pagina do iFood.


Após o cadastro da categoria é necessário esperar o tempo que foi configurado no campo "Enviar os produtos a cada X minutos", para assim acessar o portal do iFood e visualizar a categoria cadastrada.

Acessando Portal do iFood e selecionando a opção Cardápio no menu do lado esquerdo é possível visualizar a categoria cadastrada.

Tela de Cardápio do Portal iFood


Dica

No portal iFood é possível cadastrar as categorias, porém não deve ser realizado este cadastro pelo portal, somente deve ser cadastrado pelo Postofácil Retaguarda.


Incluir Produto na Categoria iFood


Após cadastrar as categorias é necessário incluir os produtos, para isso basta acessar o menu Cadastros ► Produtos. Clique na aba "Deliveries" para configurar os parâmetros.

Inclusão do Produto com iFood


Enviar este produto para o iFood: selecionar este campo para ativar este produto na integração com iFood.

Código de Barras: é necessário o produto possuir um código de barras cadastrado, clique no botão F2 é exibo uma tela com todos os códigos de barras cadastrado para este produto.

Categoria: vincular o produto a Categoria iFood já cadastrada.

Ordem: Defini através deste parâmetro a ordem de apresentação dos produtos no aplicativo de acordo com a categoria definida.

Preço Delivery: Defini através deste parâmetro o preço de comercialização do produto dentro do aplicativo.

Preço Promocional: Defini através deste parâmetro o preço promocional de comercialização do produto dentro do aplicativo.


Após inserir o produto na categoria desejada, é necessário esperar o tempo que foi configurado no campo "Enviar os produtos a cada X minutos", para assim acessar o portal do iFood e visualizar a inclusão do produto.

Acessando Portal do iFood e selecionando a opção Cardápio no menu do lado esquerdo é possível visualizar o produto abaixo da categoria.

Tela de Cardápio do Portal iFood


Dica

Quando é cadastrado o campo Preço Promocional, o iFood desconsidera o Preço Delivery e começa aplicar o preço Promocional.



Habilitar a integração no PDV

No PDV é necessário selecionar o parâmetro "Habilitar Integração com iFood" acessando o menu "Opções" ► " Configuração de Perfis" clique na aba "PDV" e em seguida na parâmetro "2.31 - Delivery".

Tela de Configuração do PDV



Importante

Para o funcionamento da integração do iFood é necessário possuir a versão 6.46.0 ou superior do Postofácil PDV.

Etapa 3 - Funcionalidade

O funcionamento da integração acontece através do PDV, toda vez que o cliente realizar um pedido através do aplicativo ou pagina do iFood, o estabelecimento deve Confirmar o pedido através do "Gestor de Pedido" (programa do iFood que gerencia os pedido online) e em seguida já é possível visualizar o pedido no PDV, realizando assim a venda/baixa do pedido pelo Postofácil PDV, seguindo o exemplo abaixo:


Pedido realizado pelo cliente via aplicativo ou pagina iFood.

Tela do Pedido do iFood


Pedido visualizado pelo estabelecimento através do programa Gestor de Pedido.

Tela do Gestor de Pedido

Confirme o pedido para que possa ser visualizado e dado baixa no PDV.


Após realizada a configurado da integração iFood pelo PDV é exibido uma novo botão chamado "Delivery" na barra de operações do PDV. Todo pedido confirmado deve ser visualizado e dado baixa utilizando este botão.

Tela inicial do PDV


Com o pedido confirmado pelo Gestor de Pedido é possível realizar a baixa clicando no botão "Delivery".

Tela de Baixa do Pedido


Nesta tela pode ser escolhido o pedido desejado para a baixa selecionando-o e clicando no botão "Baixar Pedido".

Após a baixar o pedido é contabilizado uma venda na forma de pagamento do Cartão Cadastrado no Postofácil que está vinculado ao iFood.


O Postofácil Retaguarda possui um relatório chamado Vendas de Produtos via Integração Delivery, que permite filtrar o período desejado e visualizar as vendas realizadas. Para acessar basta ir em menu Relatórios ► Compras e Vendas Vendas de Produtos via Integração Delivery.

Tela de Filtro

No filtro deve ser indicado o período desejado, em seguida marcar a opção do tipo da integração de delevery e por fim selecionar a ordem de saída do relatório.

No relatório é apresentado a data do movimento, o numero do pedido e cupom, o cliente e valor do pedido.