1. Introdução

Para que as vendas a Prazo funcionem no Smart POS devemos fazer algumas configurações no retaguarda. São elas:

  • Configurar a forma de pagamento: "A Prazo". Acesse o menu: [Cadastro > Formas de Pagamento], selecione a opção: "Nota a Prazo" e marque o campo: "Ativo", caso esteja desmarcado e clique em botão <SALVAR>.

  • Configuração dos clientes. Os clientes cadastrados na retaguarda só irão aparecer no app para ser selecionado em uma venda, se no menu: [Cadastro > Pessoas ], a pessoa estiver selecionada como "Cliente".

  • Configuração de Faturamento e Crédito. Além de estar configurado como "Cliente" na retaguarda, no cadastro do cliente  deve estar marcado o campo: "Utiliza Fatura" e todos os campo obrigatórios  da guia: "Faturamento e Crédito", devidamente configurados..

2. Processo

Para verificar como buscar e selecionar/identificar um cliente na venda do Smart POS, antes leia o guia: Como realizar venda com cliente identificado no Smart POS do Pop?

Selecionado o cliente, pressione a forma de pagamento  "Nota a Prazo" e posteriormente pressione o botão <Efetuar Pagamento>.


Ao pressionar o botão <Efetuar pagamento> o app irá validar:
  • Se é um cliente que pode realizar vendas a Prazo.
  • Sendo um cliente a Prazo, o sistema vai validar se  possui Limite Disponível para a venda ou se está Bloqueado para a venda nesta forma de pagamento.

Caso negue conforme as opções citadas acima o app irá retornar uma mensagem de negação na venda.


Na próxima tela aparecerá a tela para a que o cliente faça assinatura digital do cliente no qual sairá no cupom. Preencha o campo de assinatura e pressione o botão <Confirmar>.


O app vai processar as informações. Posteriormente vai aparecer a tela para a impressão dos cupons da venda. Pressione o botão <Imprimir Comprovante> para ser finalizar a venda.


Vai imprimir primeiro a NFC-e da venda. Depois vai pedir para imprimir a via do Cliente e a via Estabelecimento. Estes terão a assinatura digital informada anteriormente.