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Sumário


1 Conceito

O sistema Jet Oil by Linx é integrado ao sistema de retaguarda Automação Ipiranga. Desenvolvido para o negócio Jet Oil da Ipiranga, permite o cadastro de veículos e condutores nos atendimentos de manutenção e troca de óleo veicular, além de venda de produtos Jet Oil, sendo possível também a consulta do histórico de atendimentos anteriores.

 

2 Configurações Automação Ipiranga

Antes de começar a utilizar o Jet Oil, é necessário realizar algumas configurações na retaguarda Automação Ipiranga.

2.1 Criação do Serviço de Sincronia

Ao instalar o Jet Oil, o serviço de sincronia é automaticamente criado, porém na Automação Ipiranga é necessário criá-lo manualmente. Desta forma, basta criar um atalho do executável "main.exe" e editar suas propriedades como mostra a imagem abaixo:



Deve ser adicionada a informação "--linxpos_sync 5471". Os quatro últimos dígitos se referem ao número da porta para comunicar o serviço de troca de informações.

Por meio deste serviço é feita a troca de informações entre o Jet Oil e Automação Ipiranga.


Importante

A sincronização de usuários será feita tanto para funcionários de Troca de Óleo quanto Pista.

 

2.2 Criação e Configuração do PDV

É necessário que seja criado na Automação Ipiranga, menu Cadastros > Plano de Contas, um PDV exclusivo para o Jet Oil, conforme exemplo abaixo:



Ao configurar o PDV, no menu Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda, além da informação referente ao depósito, é importante preencher o nome da estação que possui a instalação Jet Oil, e marcar o tipo de Negócio "Troca de Óleo". 




Importante

Vale lembrar que caso seja necessário estabelecer um percentual máximo de desconto no momento da venda, o valor do percentual deve ser informado no campo Percentual máximo de desconto.


2.3 Importação do Manual Técnico 

Na troca de óleo, para que o Jet Oil identifique o modelo do veículo e apresente sugestões de produtos, é necessário baixar o arquivo do manual técnico da pasta "Ipiranga", localizada no "FTP" por meio do caminho ftp://ftp.lzt.com.br/autosystem/Ipiranga/jetoil_linx/MTECNICO/, e importá-lo para a Automação Ipiranga. Para isso, acessar o menu Configurações > Módulos > Ipiranga > JetOil > Carga Inicial. Será apresentada a seguinte tela:



Basta selecionar a pasta em que está salvo o arquivo do manual técnico e clicar em Importar.

Vale lembrar, que este procedimento é feito para importar o manual técnico pela primeira vez. Caso já tenha sido importado, sua atualização é feita automaticamente pelo executável "distribuidora.exe".


2.4 Cadastro da Série de Nota Fiscal

Para que seja possível realizar vendas e devoluções pelo Jet Oil, é necessário que sejam cadastradas séries de nota fiscal para vincular o PDV do Jet Oil. Este cadastro é realizado acessando o menu Cadastros > Tabelas > Séries de Notas Fiscais. Na tela de cadastro, além das informações de Local, Natureza de Operação, Modelo de Nota Fiscal, Série e Numeração, deve ser preenchida a conta PDV criada para o Jet Oil, como mostra a imagem abaixo:



Importante

Caso seja Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) não há necessidade de cadastrar a série.


2.5 Vínculo das Formas de Pagamento 

Como nas operações realizadas no Jet Oil são utilizadas apenas algumas formas de pagamento, para que somente estas sejam listadas, deve ser feito um vínculo de formas de pagamento, acessando o menu Configurações > Módulos > Ipiranga > Forma de Pagamento. Serão exibidas as formas de pagamento da Automação Ipiranga, conforme tela abaixo:



Para vincular as formas de pagamento Ipiranga a serem utilizadas no Jet Oil, basta manter o botão direito do mouse pressionado sobre a forma de pagamento da Automação Ipiranga, e será apresentada uma listagem de formas de Pagamento Ipiranga, para escolha, como mostra a imagem abaixo:


 

3 Configurações Jet Oil

Ao executar o arquivo "jetoil.exe", será exibida uma tela para solicitação da chave de ativação do sistema, conforme imagem abaixo:

 


Informar o CNPJ do posto, a senha, o nome da estação onde foi instalado o sistema, e clicar em Realizar Solicitação.

Em seguida será apresentada uma tela para configuração da sincronização de dados, conforme abaixo:

Nesta tela deve ser informada a URL ou IP da máquina onde foi instalado o Jet Oil e a porta de conexão. Cabe ressaltar que o número da porta deve ser o mesmo informado no serviço de sincronização da Automação Ipiranga, visto no capítulo 2.1.1. Esta tela será exibida somente numa primeira ativação do sistema. Após o preenchimento das informações clicar em Confirmar.

Ao acessar o Jeto Oil, será apresentada a tela de login, onde deve ser informado o usuário e senha, e em seguida clicar em Entrar.



Ao iniciar o sistema será apresentada uma tela para inserir a placa e iniciar o atendimento.



No canto superior esquerdo da tela, onde está localizada a logo do Jet Oil, podem ser acessadas as configurações e outras funções, conforme abaixo:




Sincronia

Ao clicar em Sincronia, serão apresentados os dados enviados e recebidos através da sincronia:





Os dados também podem ser sincronizados manualmente clicando no botão Sincronizar.


Ajuda

Ao clicar em Ajuda, serão apresentados os dados para contato com a área de suporte e comercial. Também será possível acessar a central de ajuda e a visita virtual.



Sobre

Ao clicar em Sobre, serão apresentadas informações sobre o sistema.



Sair

Clicando em Sair, o usuário será desconectado do Jet Oil.


Logo acima da tela são exibidos o nome da Estação e número do Turno.



Também será possível efetuar a troca de usuário clicando em Trocar Usuário, onde o sistema fará o direcionamento para a tela inicial de login.



Bem abaixo da tela são exibidos indicadores dos serviços de Sincronia, Mid-e Processados e Fiscal Flow. A cor verde indica que o serviço está ativo, a cor vermelha indica que está inativo.



Configurações

O detalhamento das Configurações pode ser conferido nos próximos capítulos.  


3.1 Menu Configurações



 3.1.1 TEF

Para realizar a venda com pagamento em cartão, é necessário selecionar um tipo de TEF. Ao clicar em TEF, será apresentada a seguinte tela:



Essa tela apresenta as opções de módulos TEF ativos. 

Caso a opção escolhida for TEF Direção (D-Tef), não será apresentado nenhum campo para preenchimento das informações, sendo necessário apenas clicar em Salvar.



Ao selecionar a opção TEF Dedicado (SiTef) serão apresentados alguns campos para preenchimento.



Informar o Endereço de servidor SiTef, ID da Loja, ID do Terminal e  Endereço da Estação.

Inseridas as informações, clicar no botão Salvar alterações.


3.1.2 Cheque

Ao acessar a opção Cheque, será apresentada a seguinte tela:  



No momento da venda, para possibilitar que o pagamento seja feito com cheque de terceiros, marcar a opção Cheque de terceiros e em seguida clicar em Salvar alterações.


3.1.3 Servidor de E-mail

Acessando a opção Servidor de E-mail, será apresentada uma tela conforme abaixo:



Nesta tela, é possível configurar um endereço de e-mail para envio da ordem de serviço ao cliente. Informe o Endereço do "SMTP" (Ex.: smtp.dominio.com.br), o número da Porta do "SMTP", o Usuário (Endereço de e-mail), a Senha do "SMTP" e a Confirmação da Senha. Em seguida clicar em Salvar alterções.

 

3.1.4 Documento Fiscal

Nesta opção, é feita a configuração do documento fiscal, do MID-e, da forma de comunicação e de uma impressora do sistema operacional. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:



Nesta tela selecionar o tipo de documento fiscal que será emitido na venda. Cabe ressaltar que serão exibidos somente os tipos de documentos liberados no módulo do estabelecimento.

Selecionando a opção Emissor de Cupom Fiscal (ECF) não será apresentado nenhum campo para preenchimento. Basta apenas clicar em Salvar alterações.




Selecionando um dos demais tipos de documento fiscal, serão apresentados os mesmos campos para preenchimento das informações. Para visualizar os campos basta deslizar a barra de rolagem localizada à direita.




Informar o Endereço onde está instalado o MID-e e os Diretórios em que serão salvos o arquivo "XML" e "DANF-e



Selecionar a Marca e o Modelo, informar a Porta que fará a comunicação e selecionar a Velocidade da Porta. Pode ser feito um teste de comunicação clicando no botão Testar Comunicação.

A Velocidade da Porta pode ser coletada no Gerenciador de Dispositivos, clicando com o botão direito do mouse na porta, e selecionando a opção Propriedades. Na janela apresentada, clicar na guia Configurações de Porta. A informação da velocidade consta no campo Bits por segundo, como mostra a imagem abaixo:



Retomando à tela de configuração de Documento Fiscal, selecionar uma impressora do sistema operacional, para os casos de contingência.



Ao marcar a opção Enviar comando de corte (guilhotina) a cada fechamento de venda, será realizado o corte do cupom caso não esteja sendo feito pela impressora. 

Após inserir as informações clicar em Salvar alterações.


3.1.5 Impressora OS

Nesta opção é configurada a impressora que fará a impressão das Ordens de Serviço. Ao clicar em Impressora OS, será apresentada a seguinte tela:



Basta selecionar a impressora desejada e clicar em Salvar alterações.


3.1.6 Sincronia

Ao acessar essa opção, será apresentada a seguinte tela:



Nesta tela deve ser informado o endereço de IP onde está instalado o Jet Oil, e a porta de comunicação, que deve ser a mesma informada no item 2.1.1. Em seguida clicar em Salvar.


3.2 Menu Caixa

No menu lateral, acessando o item Caixa, será apresentada a seguinte tela:




Cada função será detalhada nos próximos capítulos.


3.2.1 Cancelar a Última Venda

Ao acessar esta opção será possível cancelar a última venda efetuada. A tela apresentada será conforme abaixo:



Basta preencher o motivo do cancelamento da última venda e clicar em Confirmar.


3.2.2 Vendas

Ao acessar a opção Vendas, será apresentada a tela abaixo:


IMAGEM


Nesta tela serão exibidos todos os documentos fiscais referentes às vendas realizadas no Jet Oil.

Caso seja necessário efetuar o cancelamento de um documento fiscal, clicar Cancelar Nota, e será apresentada a seguinte tela:


IMAGEM


Informar o motivo de cancelamento do documento fiscal e clicar em Confirmar.


Ainda na tela de Vendas, caso seja necessário emitir uma Nota Fiscal referenciada, selecionar a NFC-e que deseja referenciar na nota, e clicar no botão Emitir NF-e.


Importante

Cabe ressaltar que nesta função não é possível efetuar o cancelamento de documento fiscal caso este tenha sido impresso em ECF.


3.2.3 Sangria

Na opção Sangria, é registrada a retirada de valores do caixa. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:



Informar o valor da retirada e uma observação que achar necessário. Em seguida clicar em Confirmar.


3.2.4 Suprimento

Na opção Suprimento, é registrada a entrada de valores no caixa. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:



Informar o valor da entrada e uma observação, caso ache necessário. Em seguida clicar em Confirmar.


3.2.5 TEF

hhhhhh


3.2.6 Fechamento de Turno

Por meio desta opção é feito o fechamento do turno. Ao acessá-la será apresentada a tela abaixo:



Informar o valor total de troco existente no caixa, ao final do turno, e clicar em Confirmar.


Após o fechamento de caixa, o sistema será direcionado para a tela inicial de autenticação. Ao iniciar o sistema será apresentada a tela para abertura do turno.


Informar o valor do troco inicial e pressionar Iniciar Turno. Será apresentada uma tela para selecionar o responsável pelo turno.



Após a seleção do responsável, clicar em Confirmar. O sistema estará pronto para ser utilizado.


3.3 Venda Avulsa

O menu lateral também conta com a opção Venda Avulsa. Ao acessá-lo será apresentada a seguinte tela:



Alguns produtos, separados por categoria, estarão disponíveis para venda avulsa. Para ver mais categorias, basta clicar em Ver mais no campo localizado abaixo da tela.




A busca pode ser feita informando o nome do produto no campo de pesquisa ou clicando na categoria e selecionando o produto.



O campo de pesquisa conta com uma opção para filtrar o veículo do cliente; e a partir daí serão apresentados os produtos recomendados para o veículo.



Ao pressionar a opção de filtro, será apresentada a seguinte tela:



Após selecionar as opções referentes ao veículo, pressionar Adicionar filtro.

A acessar a categoria desejada, serão apresentados os produtos recomendados para o veículo filtrado.



Após localizar o produto desejado, este será apresentado à direita da tela, onde é possível excluí-lo ou adicionadas mais unidades. 




Para prosseguir, pressionar Finalizar VendaSerá apresentada uma tela para confirmação dos produtos.



Caso o cliente necessite de mais algum produto, basta pressionar Adicionar mais itens e o sistema retornará à tela anterior para a escolha do item. 



Para definir a forma de pagamento, pressionar o botão Inserir forma de pagamento e selecionar a desejada.




Após selecionar a forma de pagamento, pressionar o botão Selecionar.

Caso a compra tenha que ser identificada com CPF/CNPJ, pressionar o botão Inserir CPF/CNPJ na compra.




Na tela, o cliente pode ser localizado inserindo o nome ou código no campo de busca, ou clicando em Buscar cliente cadastrado



Nesta tela serão listados os clientes cadastrados, os quais também podem ser localizados pelo código, nome e CPF/CNPJ.

Após selecionar o cliente, pressionar o botão Continuar.



Na tela de confirmação dos produtos, para prosseguir, pressionar o botão Efetuar pagamento.



Será apresentada à direita da tela os dados para pagamento. Também será possível Conceder desconto, caso seja necessário.




Selecionar o tipo de desconto, informar o valor e pressionar Confirmar. O desconto será aplicado na venda.



Selecionar a forma de pagamento, e caso o cliente não tenha sido informado nenhum CPF, porém o cliente queira acumular Km de vantagens, clicar no campo localizado abaixo da tela e informar o CPF.




Após informar o CPF pressionar Confirmar. Para concluir, Finalizar compra.



Ao concluir a venda, será possível imprimir o documento auxiliar de venda, pressionando Sim, confirmar.




4 Atendimento

Para iniciar um atendimento de troca de óleo, basta inserir na tela inicial a placa do veículo e clicar em Iniciar




Será apresentada uma tela para preenchimento das informações do cliente e do veículo.



Nos Dados do Cliente deve ser informado o número do CPF, Nome, número do telefone Celular e o endereço de E-mail. Nas informações do Veículo deve ser selecionado o Fabricante, o Ano, Modelo, Versão e Km Atual.

Caso a placa inserida já tenha sido informada em um atendimento anterior, os dados do veículo serão carregados na tela, sendo necessário informar apenas a quilometragem atual. 

Após o preenchimento dos dados, clicar em Confirmar. Será apresentada a tela para o Checkup.



Ao selecionar um item do Checkup, à direita da tela será apresentada um listagem de produtos relacionados ao item selecionado, porém também poderá ser localizado pela busca rápida.



Ao selecionar o produto será possível acrescentar mais unidades ou até mesmo excluí-lo.



Após isso clicar em Adicionar. O item do checkup será marcado com um check.




O Checkup será realizado conforme a necessidade do cliente, porém um dos itens se faz obrigatório para prosseguir, ou seja, antes de finalizar a "checagem" deve-se clicar em Checkup Obrigatório.




No Checkup Obrigatório deve ser informada a pressão dos pneus dianteiros e traseiros.



Após inserir as informações, clicar em Aplicar.


xxxxxxxxxxxxxxxxx


Na parte inferior da tela são exibidos três botões:



Ao clicar no botão contendo o nome do cliente, será apresentado.....


Caso seja necessário registrar alguma observação referente à troa de óleo, clicar em Observações.

 


Após inserir as observações desejadas, clicar em Salvar.


O último botão é para o caso de haver necessidade de Itens Adicionais. Ao clicar será apresentada uma tela contendo uma relação de itens.



xxxxxxxxxxxx


Após a finalização do Checkup, clicar em Finalizar Atendimento.


Será apresentada a seguinte tela:


Nesta tela pode ser impresso um orçamento para o cliente, assim como acontece na venda avulsa. Basta clicar em Imprimir Orçamento.




Esse orçamento pode ser utilizado em casos onde o cliente deixa o carro no estabelecimento para a troca de óleo e volta em outro horário buscá-lo. Como o orçamento foi feito juntamente com o cliente e possui todos os itens do Checkup, não há necessidade que o cliente fique acompanhando todo o processo, otimizando assim o seu tempo.





  • Sem rótulos