Assunto

Quais fatores podem impactar em uma nota fiscal de entrada não ser listada automaticamente na Entrada XML (NF-e)?

Melhor Solução

O Microvix atualmente dispõe da consulta de notas na SEFAZ que foram emitidas contra o CNPJ da empresa. Caso uma nota tenha sido emitida pelo fornecedor e não está sendo listada na rotina para entrada, devem ser verificados e considerados os pontos citados no manual.



Importante: O serviço de consulta do manifesto de NF-e na base da SEFAZ é executado de duas em duas horas por parte do Microvix ERP e portanto, caso todos os passos abaixo estejam OK e mesmo assim a nota não for listada automaticamente, é necessário contatar o suporte técnico para acionamento da equipe de P&D/Desenvolvimento. Como paliativo, há a possibilidade de importar manualmente a nota na rotina através do botão "IMPORTAR", utilizando a chave ou o XML da nota.


1) Ao habilitar a função de consulta automática de notas através do botão "Ativar importação automática de NF-e", não serão listadas as notas retroativas emitidas com data de lançamento inferior a data de ativação da funcionalidade. Ou seja, somente serão listadas notas que forem emitidas para o CNPJ da empresa após a data de ativação do botão que fica na tela inicial da rotina:




2) O módulo NF-e ainda consta em processo de Homologação. Parâmetros Globais > Acesso restrito* > Faturamento - NF-e > Gerais > Identificação do ambiente. Para as notas serem importadas, o parâmetro precisar constar como Produção. Para tal, o consultor/implantador responsável pela contratação do módulo NF-e precisa alterar este parâmetro ao final do processo de implantação do módulo.


*Acesso somente da equipe de suporte técnico.



Também pode ser validado pelo próprio cliente através do módulo NF-e na aba Informações > Status:




3) O Certificado NF-e da empresa está vencido. Pode ser consultado acessando NF-e > Iniciar NF-e > Status > Validade do certificado, conforme abaixo:



Ou na própria rotina no ícone de informação:




4) Acessar o site oficial da SEFAZ e no menu Serviços > Consultar NF-e conforme abaixo, informar a chave de acesso da nota fiscal em questão e clicar em "Continuar".




Na tela gerada, deve-se verificar se as seguintes informações procedem:


  • O CNPJ no campo destinatário é de fato da empresa informada no Microvix ERP;
  • Operação 1 - Saída;
  • Data de lançamento constar posterior à ativação conforme item 1;
  • Hora de emissão/autorização maior que 2 horas;
  • Não haver eventos de cancelamento/exclusão/inutilização após o evento de autorização de uso conforme a seguir.



5) Tendo conhecimento das informações consultadas no item 4, é preciso verificar se a empresa informada na tela e o período filtrado se encaixam nos dados da nota que foram consultados na SEFAZ ou na DANFE:




6) Verificar no relatório de: Suprimentos > Estoque > Relatórios > Notas de compra, filtrando pelo número do Documento, se a nota fiscal em questão já teve entrada no ERP. Caso já tenha sido feita entrada, não será listada na rotina. Obs: Se houve a entrada e posterior cancelamento, para aparecer na rotina novamente para nova entrada, somente será possível com a importação manual do XML da nota.


7) A nota estava na listagem mas foi Excluída ou Rejeitada:


A opção Rejeitar NF-e permite recusar as notas não reconhecidas ou autorizadas ao emitente;

A opção Excluir NF-e permite apagar permanentemente qualquer nota de entrada listada na rotina.




8) Como último passo pode ser visto se a nota foi autorizada na SEFAZ nas últimas 2 horas (conforme item 4) pois caso sim, é necessário aguardar a próxima importação automática da rotina, que constará no respectivo campo:



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