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O acelerador de giro cruza informações de compras, vendas, estoques e pedidos e tem por objetivo analisar o histórico de giro dos produtos auxiliando o gestor para tomada de decisões sobre compras (reposições), distribuição (transferências entre as Lojas) e promoções.

 

1. PERMISSÕES DE ACESSO

Para acessar a ferramenta Acelerador de Giro é necessário que o grupo de permissão do usuário logado tenha permissão liberada. Para liberar essa permissão, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso.

Selecione o Grupo de Usuários que deseja liberar, e marque as opções necessárias no Módulo Estoque – Acelerador do giro de estoque:



2. GERANDO O ACELERADOR DE GIRO

Para gerar o acelerador de giro, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Estoque e clique na opção Acelerador de Giro:

 

Será exibida a tela inicial onde devemos informar os filtros para gerar o relatório. Os filtros disponíveis são:

  • Empresas: Selecione a empresa que deseja analisar. Pode digitar o código dela ou clicar na lupa ao final do campo empresa para selecioná-las. Você pode selecionar mais de uma ao mesmo tempo.
  • Descrição: Você pode informar uma descrição específica ou utilizar o sinal % para filtrar todos os produtos que tenham uma determinada descrição. Por exemplo, para buscar apenas os produtos que tenham na descrição a palavra ‘Bota’, você pode utilizar o seguinte filtro nesse campo: %BOTA.
  • Cor: Pode selecionar uma cor específica.
  • Referência: Pode selecionar uma referência.
  • Coleção: Você pode selecionar uma coleção para analisar.
  • Marca: Nesse campo você pode selecionar uma marca para analisar, pode selecionar a marca desejada na lupa ao final do campo.
  • Fornecedor: Fornecedor do produto.
  • Departamento: Pode informar um departamento, que é o primeiro nível da sua classificação de produtos.
  • Grupo: Pode informar um grupo, que é o segundo nível da sua classificação de produtos.
  • Subgrupo: Pode informar um subgrupo, que é o terceiro nível da sua classificação de produtos.
  • Período de vendas: O sistema buscará os dados das vendas realizadas no período informado nesse campo.
  • Período de Compras: O sistema buscará os dados das compras realizadas no período informado nesse campo.
  • Estoque do dia: O sistema mostrará a quantidade de estoque que tem/tinham na data informada nesse campo.



  • Trazer somente produtos com compras no período: Se você marcar esse filtro, o sistema carregará apenas os produtos que tiveram compras no período informado no campo ‘Período de Compras’.
  • Trazer somente produtos com vendas no período: Se você marcar esse filtro, o sistema carregará apenas os produtos que tiveram vendas no período informado no campo ‘Período de Vendas’.
  • Trazer somente produtos com estoque: Se você marcar esse campo, o sistema carregará apenas os produtos que têm estoque na data informada no campo ‘Estoque do dia’.
  • Trazer somente produtos com pedido de compra: Se você marcar essa opção o sistema carregará apenas os produtos que têm pedido de compra lançado no sistema.
  • Trazer produtos novos que ainda não chegaram: Se você marcar essa opção, o sistema carregará apenas novos produtos que foram cadastrados no sistema e que ainda não tiveram nenhuma compra lançada.
  • Exibir a movimentação dos produtos separados por loja: Se você marcar essa opção, e selecionar mais de uma loja no campo Empresas, o sistema vai deixar as informações separadas por loja. Se esse campo não estiver marcado o sistema somará o total das lojas.
  • Exibir somente lojas com algum tipo de movimentação: Com esse campo marcado, o sistema vai carregar apenas lojas que tiveram algum tipo de movimentação (entrada ou saída).

 

Esses campos de seleção trabalham como junção. Por exemplo, se você tiver marcado as opções Trazer somente produtos com compras no período e Trazer somente produtos com vendas no período o sistema carregará os produtos que tiveram compras E vendas no período.


Agora vamos gerar um relatório com algumas possibilidades:

Nos campos que não possuem a lupa no final, você pode informar uma descrição para o campo em questão. Nesse exemplo, quero analisar todos os produtos que fazem parte de grupos que na descrição tenham a palavra ‘bota’. Para isso, vamos usar o símbolo % (percentual) e escrever bota na frente, como mostra na imagem abaixo. Selecionei uma loja, os períodos e por fim vamos clicar em F8-Executar.

 

Por padrão o relatório é exibido agrupado por Grupo, perceba que foi carregado apenas os grupos que possuem a palavra Bota na descrição.

 

Outro exemplo: Informei no campo Cor, para buscar todos os produtos que tenham a cor Preto. Depois de Executar, alterei a forma de exibição para Cor. Perceba que foi carregado apenas as cores que tem a palavra PRET na descrição:



Essa tela é o primeiro nível de análise, você pode fazer o agrupamento das seguintes formas: Marca, Departamento, Grupo, Subgrupo ou Cor:

 

Nesse primeiro nível de análise, perceba que os dados são apresentados em 3 cores: Verde, Preto e Vermelho.

Essa tela é montada através da análise de Pareto, também chamada de regra 80/20, que é um método de categorização de estoques, cujo objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes de uma empresa. Essa análise foi desenvolvida pelo consultor de qualidade romeno-americano Joseph Moses Juran, que verificou que 80% dos problemas são geralmente causados por 20% dos fatores. E em outro estudo foi observado que 80% das riquezas são concentradas nas mãos de 20% da população.

Em nossa análise você verificará que 20% dos produtos correspondem a 80% de suas vendas. Eles são divididos em tela da seguinte forma:

  • Classe A (cor Verde da tela): de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total;
  • Classe B (cor preto da tela): com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total;
  • Classe C (cor vermelho da tela): de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total.



Nessa tela você tem as seguintes informações:

  • Compras: Quantidade de compras realizadas no período informado no campo ‘Período de compras’ do filtro.
  • Vendas: Quantidade de vendas realizadas no período informado no campo ‘Período de vendas’ do filtro.
  • Estoque: Saldo de estoque disponível na data informada no campo ‘Estoque do dia’ do filtro.
  • Pedido: Quantidade em pedidos abertos (previsto para chegar).
  • Markup: Markup dos produtos nas vendas do período.
  • Giro: Percentual de giro dos produtos considerando o ‘Período de Compras’ e ‘Período de Vendas’, ou seja, qual % vendido sobre o que foi comprado.
  • Itens: Número de itens (sku = produtos) que há dentro do agrupamento, que serão exibidos em nosso segundo nível de análise.



Agora, para fazermos uma análise mais a fundo e entrarmos no segundo nível, você pode dar um duplo clique sobre o agrupamento que deseja analisar. Nesse caso, darei um duplo clique no grupo Bota:

 

Será carregada uma tela com todos os produtos do agrupamento selecionado. Essa tela também é exibida no conceito 80/20, mostrando na cor verde os produtos que mais venderam, ou seja, tiveram um valor/quantidade de mais importância, em preto os produtos com um valor intermediário, e em vermelho os produtos com menos importância.

Aqui você pode analisar, por exemplo, quais produtos estão vendendo muito, e se você precisa repor o estoque deles. Bem como os produtos que quase não vendem, e em cima disso tomar uma decisão de fazer alguma ação para aumentar a venda deles ou talvez investir menos nesses produtos e aumentar o investimento nos produtos de maior giro.



Nessa tela você tem algumas informações sobre o produto, como Código, Descrição, Cor, Referência, Preço de venda, Custo, Markup, data da Última Compra do produto. E também alguns dados para analisar o giro:

  • Compras: Quantidade de compras que foram feitas no período informado no campo ‘Período de compras’ lá no filtro.
  • Vendas: Quantidade de vendas que foram feitas no período informado no campo ‘Período de vendas’ lá no filtro.
  • Estoque: Saldo em estoque na data informada no campo ‘Estoque do dia’ lá no filtro.
  • Pedido: Quantidade em pedidos abertos (previsto para chegar).
  • Giro %: Percentual de giro do produto considerando as compras e vendas do período, ou seja, qual % vendido sobre o que foi comprado.
  • Cobertura: Esse campo vai te mostrar por quantos dias você ainda terá o produto em estoque, se continuar vendendo na mesma velocidade que vem vendendo.



Você pode utilizar o campo no final da tela para pesquisar alguma informação específica. Após analisar, para voltar a listagem de todos os produtos, deixe o campo em branco e tecle ENTER.


Por padrão os produtos são exibidos ordenados pelo campo Vendas, sendo que o que mais teve vendas será o primeiro a ser exibido. Você pode ordenar por qualquer campo, basta clicar sobre o nome da coluna, como no exemplo abaixo, foi ordenado pelo campo Preço:



Nessa tela você ainda pode clicar sobre a imagem para vê-la em um tamanho maior:



Clicar na opção Cadastro do Produto para abrir a tela de cadastro de produtos:

 

Marcar o(s) produto(s) na última coluna (X) e clicar na opção Alterar Preços para mudar o preço de venda do(s) produto(s).

 

Para ver mais detalhes sobre um produto, dê um duplo clique sobre ele:

 

A tela de detalhes do produto vai exibir todas as lojas do grupo com mais detalhes sobre as vendas e estoques. Tendo na parte inferior as datas de última entrada e última venda, da loja que estiver selecionada (em vermelho, nesse caso loja 01).

Você pode visualizar também na parte inferior os totais de estoque, total geral e por tamanho.



Você pode visualizar os seguintes campos separados por loja:

  • Dias Disponíveis: Quantos dias a loja teve pelo menos 1 produto desse no estoque.
  • Vendas: Quantos pares/unidades desse produto foram vendidos por essa loja.
  • Markup: Qual foi o markup desse produto, já com as vendas realizadas.
  • Velocidade: Se você colocar o mouse sobre o campo Velocidade* o sistema lhe apresenta uma breve descrição sobre ele, como mostra na imagem abaixo.



Para entender melhor, vamos analisar o caso mostrado na foto abaixo.

 

Na loja 02 esse produto ficou disponível na loja por apenas 6 dias, e durante esse tempo teve 10 vendas. Veja que a velocidade dele é de 5000.

Já na loja 03 o produto ficou disponível na loja por 31 dias, e teve apenas 9 vendas, a velocidade foi de 1915.

Perceba nesse caso, que o giro do produto está sendo muito mais rápido na loja 02. E vendo a quantidade de Estoque Atual, você pode analisar se é necessário fazer a transferência do produto entre as lojas para ter um desempenho melhor.



Temos também uma análise sobre Vendas na Grade, onde você pode verificar qual tamanho está vendendo mais. Nesse caso, de todas as vendas que teve no grupo (41 vendas no total) 15 foram no tamanho 39/40, 14 vendas no tamanho 37/38, 9 vendas no 35/36 e 3 vendas no 41/42:

 

Você ainda pode ver o histórico do giro no campo Disponibilidade. Clique sobre qual loja quer analisar, e depois em Disponibilidade:



Aqui você pode ver dia a dia, cada movimentação. No campo Disponível a quantidade disponível de estoque, quando houver alguma compra essa quantidade vai aumentar. A quantidade de vendas que teve no dia, e no campo Estoques a quantidade de estoque disponível no final do dia, deduzindo as vendas quando tiver.


 

Na tela inicial do acelerador de giro, você ainda pode gerar esse relatório em Excel. Basta clicar na opção Excel. Será gerado dois arquivos na pasta C:\SetaArquivos do seu computador:



Os dois arquivos gerados são: acelerador e aceleradorgrupo:



O arquivo acelerador mostra os mesmos campos exibidos no segundo nível do acelerador:

 

E o arquivo aceleradorgrupo mostra os totais agrupados por grupo:

 




  • Sem rótulos