Assunto

Esclarecendo dúvidas quanto a funcionalidade do QR Code para POS Microvix.

Melhor Solução

O que é?

Trata-se de uma modalidade de pagamento que utiliza um QR Code configurado no PDV, onde o POS lançará o valor da venda para o plano de pagamento QR Code e o cliente realizará a leitura do código pelo aplicativo de pagamento (carteira virtual).


O que precisa ser feito para ativação?

Primeiramente é necessário a contratação junto a equipe comercial da Linx.

É importante que seja adquirida e configurada a Conta Linx para o lojista, onde os valores transacionados pelo QR Code serão creditados, além do Linx Pay que fará a parte de cobrança do valor e transferência para a Conta Linx.


Após ativação, qual procedimento a ser realizado no Microvix?

Apenas realizar o cadastro da estação com o ID do QR Linx fornecido pelo Linx Pay.

Em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais > Estações > Selecionar a estação que irá trabalhar com a modalidade e localizar o campo QR Code ("Cód. de identificação do PDV").

Sobre ID do QR Code:

Lembrando que o ID é apenas um por PDV e caso o cliente não possua o ID do QR Code deve solicitar a Linx Pay/Comercial.


Como faço para o plano de pagamento QR Linx ser apresentado no POS?

Quando o modulo QR Linx é ativado no comercial, automaticamente este plano é cadastrado no ERP e na próxima sincronização deverá aparecer no POS. Desta forma ele irá:

Cadastrar Clientes/Fornecedores para administradora Linx Pay;

Criar o plano de pagamento QR Linx, onde o cliente deve confirmar apenas a taxa financeira e o prazo entre parcelas que foi negociado com o Linx Pay;

Vincular o plano de pagamento para as empresas com o módulo ativado;

Vincular no POS o plano QR Linx.

Plano de pagamento QR Code:

Cada empresa no portal terá o seu plano de pagamento QR Linx.


Quais as carteiras digitais (aplicativos) são aceitas no QR Linx?

Mercado Pago;

Ame;

PicPay;

Bip;

ContaLinx.

Carteiras digitais:

Por se tratar de um módulo novo, ele esta em constante atualização, portanto sempre validar com o time Linx Pay.


Onde vejo as vendas realizadas com QR Code?

Para visualizar as vendas no ERP existem cinco (5) relatórios.

Movimento diário:

Faturamento > Relatórios > Movimento Diário > informe a data ou período em que a venda foi realizada e localize a mesma pelo campo QR Linx.


Conferência de caixas:

Faturamento > Loja > Relatórios > Conferência de Caixas > informe a data em que a venda foi realizada e localize o PDV que o fez.


Faturamento por planos:

Faturamento > Relatórios > Faturamento por Planos > informe a data ou período em que a venda foi realizada e localize a mesma no plano CARTÃO > QR Linx.


Faturamento Diário:

Faturamento > Relatórios > Faturamento Diário > informe a data ou período em que a venda foi realizada e localize a mesma pelo campo QR Linx.


Faturamento por Faixa de Horário:

Faturamento > Relatórios > Faturamento por Faixa de Horário > informe a data, período e horário em que a venda foi realizada e localize a mesma pelo campo QR Linx.

Relatório de valores recebidos:

Referente aos valores, a visualização não é mostrada via ERP e sim no Portal do Linx Pay, onde é possível acompanhar o recebimento das transações. Caso não possua o acesso ao portal, gentileza contate a equipe do Linx Pay pelo 3004-1400.

Para mais informações sobre a utilização, Clique aqui.


Como realizar vendas com QR Code?

Efetue uma venda padrão no POS, ao realizar o pagamento selecione o plano QR Linx, neste momento o POS irá apresentar uma tela com o QR Code para ser escaneado, esta tela tem duração de 60segundos para o pagamento, caso contrário ela será fechada e irá informar se deseja tentar novamente ou abortar o processo de pagamento.


QR Code:

O Linx Pay disponibiliza uma plaquinha com o QR Code do PDV para que seja exposto em frente ao caixa. Então o QR Code apresentado no POS e na plaquinha são os mesmos, funcionando no POS como uma contingência para as vendas, em caso de a plaquinha estar indisponível.


É possível realizar o pagamento em diversos planos, sendo um QR Code?

Sim, o QR Linx pode ser pago de três formas:

- Pagamento total do valor em QR Code;

- Pagamento parcial em QR Code e o restante em outra forma de pagamento configurada no POS;

- Pagamento dividido em dois ou mais QR Code, sendo pago um por vez;


Existe cupom para vendas realizadas em QR Code?

Não. Como se trata de uma transação eletrônica via aplicativo, no próprio aplicativo do cliente irá mostrar os dados da transação.


Consigo estornar o valor pago em QR Code?

Sim, perante ao sistema é de acordo com o tipo de emissão do seu estabelecimento (PAF, NFC-e ou SAT).

Estorno de valor:

O estorno dos valores só poderá ser realizado no mesmo dia da venda. Caso contrário deverá ser contatado a Linx Pay para estorno.


Como eu sei qual ID está cadastrada no POS da loja?

No POS em Menu Gerencial existe um campo QR LINX, onde, por este é possível verificar qual o Código de identificação (ID) cadastrado para este POS, além de poder desabilitar o QR Linx e gerar o QR Code para ser impresso.


  • Sem rótulos