Nesta página serão listadas as obrigações fiscais não atendidas pelo Microvix ERP.



Obrigação FiscalObservação
AM - Decreto nº 42.481, de 10.07.2020 (Restituição ou Ressarcimento de ICMS ST)

Refere-se aos processos relativos a solicitação de Restituição ou Ressarcimento de ICMS ST. Todos os procedimentos relacionados neste Decreto ainda dependem de uma especificação por parte do fisco. 

MG - Portaria SRE nº 175, de 17.07.2020 (DAMEF)Refere-se a Declaração Anual do Movimento Econômico e Fiscal - Damef que é gerada pela SEFAZ e devem ser baixadas, validadas e complementadas pelas empresas, caso necessário. Tal obrigatoriedade não se aplica ao Simples Nacional e em nossa base 90% dos clientes se encaixam neste regime, não sendo obrigadas à validação do DAMEF.
MG -  Decreto nº 48.008, de 15.07.2020 (Restituição ou Ressarcimento de ICMS ST no SPED Fiscal)Refere-se aos processos relativos a solicitação de Restituição ou Ressarcimento de ICMS ST através de registros específicos do SPED Fiscal. Através de análise, identificamos que menos de 1% de nossos clientes possuem operações com ICMS ST no estado de Minas Gerais.
MS -  Arquivo Digital para Apuração do Complemento ou Ressarcimento do ICMS Retido por Substituição Tributária ou Antecipado

Refere-se aos processos relativos a solicitação de Restituição ou Ressarcimento de ICMS ST através da geração de um arquivo eletrônico com leiaute específico definido pela SEFAZ. Através de análise, identificamos que menos de 1% de nossos clientes possuem operações com ICMS ST no estado do Mato Grosso do Sul.

RJ - Registro C197 do SPED Fiscal, referente ao ICMS de Importação

Refere-se a escrituração das Notas Fiscais relativas a importação de mercadorias, em que há necessidade de envio do Registro C197 e E116 com os códigos de ajustes relativos ao pagamento do ICMS de Importação. Atualmente o sistema não trata a geração do Registros C197, e nem controla os códigos de ajuste utilizados nos arquivos eletrônicos.

RS - Instrução Normativa RE nº 43, de 22.06.2020 (dispensa da escrituração da NFC-e no SPED Fiscal)

Refere-se a dispensa da escrituração da NFC-e no SPED Fiscal. Esta dispensa depende de um Termo de Acordo formalizado junto ao fisco, que até então não foi apresentado por nenhum cliente.

RS - Instrução Normativa RE nº 44, de 22.06.2020 (escrituração de crédito presumido)

Refere-se aos procedimentos relativos ao benefício de crédito presumido de ICMS. Atualmente o sistema já possui recurso para o usuário indicar se as entradas devem ou não ser escrituradas com crédito de imposto, assim como já é possível a inserção de ajustes na Apuração de ICMS, com os códigos necessários. Somente o Registro C197 que o sistema não gera, no entanto, até o momento, nenhum cliente manifestou a necessidade de geração deste registro automaticamente, e nem o controle automático dos códigos.

SE - Portaria SEFAZ nº 188, de 13.07.2020 (Mapa de Ressarcimento/restituição da Substituição Tributária)

Refere-se a introdução do Mapa de Ressarcimento/Restituição da Substituição Tributária no processo de requerimento de ressarcimento, restituição ou complemento de ICMS ST. Trata-se de um relatório, na qual legislação não trouxe maiores detalhes quanto a escrituração, apenas o modelo do mapa que deve ser preenchido para tal requerimento, no entanto, até o momento, nenhum cliente manifestou a necessidade de geração deste mapa automaticamente pelo sistema.

GIA-RS

Refere-se ao arquivo eletrônico Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA) do estado do Rio Grande do Sul. Como é possível importar o SPED Fiscal diretamente pelo programa da GIA disponibilizado pela SEFAZ para obter os dados necessários para transmissão da mesma, até o momento, nenhum cliente manifestou a necessidade de geração deste arquivo automaticamente pelo sistema.

MDF-e

Refere-se ao Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) utilizado por empresas emitentes de CT-e no transporte intermunicipal de cargas, bem como aquelas empresas no transporte intermunicipal de bens ou mercadorias acobertadas por Nota Fiscal eletrônica (NF-e), realizados em veículos próprios ou arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas. Por não ser um processo comum no ramo do varejo, no momento o sistema não trata a geração do mesmo. 

Registros C180, C185, C330, C380, C420, C480, C591. C595, C597, C810, C815, C870, C880, 120, 1255 e H030 do SPED Fiscal, relativos a Restituição ou Complemento do ICMS ST

Referem-se aos registros relativos a Restituição ou Complemento do ICMS ST do SPED Fiscal. Tais registros devem ser gerados a critério de cada estado, seguindo as especificações do mesmo. Até o momento recebemos a solicitação de geração destes registros somente para o estado de Minas Gerais, para o cenário específico de Restituição do ICMS ST de fatos geradores presumidos não realizados. A geração destes registros para o caso de Restituição/Complemento do ICMS ST –  Fato Gerador em montante inferior/superior ao valor da base de cálculo presumida ainda não será contemplada até que surja a solicitação por parte de algum cliente.

DF - Portaria SEEC nº 282, de 03.07.2020 ( Escrituração do benefício fiscal na EFD-ICMS)

Refere-se ao procedimento relativo ao envio do Registro E115 no SPED Fiscal, referente às informações relativas à desoneração do ICMS. Através de levantamento realizado via banco de dados não identificamos nenhum cliente que possui operações com desoneração de ICMS no Distrito Federal e que possui o SPED contratado.

MT - Portaria SEFAZ nº 139, de 24.07.2020 (crédito outorgado)

Refere-se aos procedimentos relativos ao crédito outorgado de ICMS. Atualmente, o sistema já possui recurso para o usuário indicar se as entradas devem ou não ser escrituradas com crédito de imposto, assim como já é possível a inserção de ajustes na Apuração de ICMS, com os códigos necessários. Desta forma, o usuário já consegue lançar o estorno dos créditos e a inserção do crédito outorgado, se necessário. Com relação ao procedimento do Inventário, o mesmo é aplicado somente as empresas de regime normal, e atualmente temos somente 3 empresas com SPED Contratado, mas todas são do Simples Nacional. Logo, até que surja a solicitação por parte de algum cliente, não será realizada esta implementação.

PB - Decreto nº 40.697, de 03.11.2020 (Crédito Presumido)

Refere-se aos procedimentos relativos ao benefício de crédito presumido de ICMS. Atualmente, o sistema já possui recurso para o usuário indicar se as entradas devem ou não ser escrituradas com crédito de imposto, assim como já é possível a inserção de ajustes na Apuração de ICMS, com os códigos necessários. Até o momento, nenhum cliente manifestou a necessidade de um controle mais automatizado com relação aos créditos presumidos, sendo que qualquer ajuste na apuração do ICMS deve ser realizado manualmente. Além disso, ainda não tivemos conhecimento de nenhuma empresa que possua este Regime Especial e use o Microvix, logo, até que surja a solicitação por parte de algum cliente, não será realizada esta implementação.

SP - Portaria CAT nº 92, de 09.11.2020 (Procedimentos referentes a "Vending machines")

Refere-se aos procedimentos que devem ser adotados por empresas que vendem produtos através de máquinas denominadas "Vending Machines (Máquinas Automáticas de Venda)". Atualmente, não temos conhecimento de nenhuma loja que realize vendas através deste meio, portanto, até que surja a solicitação por parte de algum cliente, não será realizada esta implementação.

NF-e - Nota Técnica 2020.007 - Evento de Identificação do transportador 

Refere-se a um novo evento da NF-e (não obrigatório), que tem como objetivo permitir que o Emitente informe a identificação do Transportador a qualquer momento, como uma das pessoas autorizadas a acessar o XML da NF-e. Entendemos que não há impactos previstos neste momento, podendo ser implementado mediante solicitação de cliente.

RS -Instrução Normativa RE nº 84, de 28.10.2020 (Escrituração do benefício fiscal na EFD-ICMS)

Refere-se ao procedimento relativo ao envio do Registro E115 no SPED Fiscal, referente às informações relativas à desoneração do ICMS. Através de levantamento realizado via banco de dados não identificamos nenhum cliente que possui operações com desoneração de ICMS no Distrito Federal e que possui o SPED contratado, desta forma, até que surja a solicitação por parte de algum cliente, não será realizada esta implementação.

GO - Instrução Normativa GSE nº 1.478, de 20.10.2020 (PROGOIÁS/Crédito Outorgado)

Refere-se aos procedimentos relativos ao crédito outorgado de ICMS. Atualmente, o sistema já possui recurso para o usuário indicar se as entradas devem ou não ser escrituradas com crédito de imposto, assim como, já é possível a inserção de ajustes na Apuração de ICMS, com os códigos necessários. O sistema não gera apenas o Registro E115, no entanto, até o momento, nenhum cliente manifestou a necessidade de geração deste registro automaticamente, e nem o controle automático dos códigos. Tais ajustes são realizados manualmente pelos responsáveis pela validação e transmissão do arquivo, até que surja a solicitação por parte de algum cliente, não será realizada esta implementação.

RS - Instrução Normativa RE nº 29, de 17.04.2020 (Registro C176 no SPED Fiscal)

Refere-se a geração do Registro C176 no SPED Fiscal, referente às informações relativas ao ICMS ST. Atualmente, o sistema Linx Microvix não trata a apuração do ICMS ST, e nem a geração dos Registros C197 e C176, relativos ao ICMS ST. No entanto, até o momento, nenhum cliente manifestou a necessidade de geração de tais registros pelo Linx Microvix ERP. Tais ajustes serão realizados manualmente pelos responsáveis pela validação e transmissão do arquivo, assim, até que surja a solicitação por parte de algum cliente, não será realizada esta implementação.

SC- Decreto nº 811, de 28.08.2020 (Alterações na declaração da DeSTDA)

Refere-se a alterações relativas ao valor do imposto devido por responsabilidade solidária em operações cuja o imposto foi pago incorretamente devido a um erro ao identificar a finalidade da mercadoria, na Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação (DeSTDA), obrigação acessória de apresentação mensal pelos contribuintes optantes pelo Simples Nacional. Atualmente, o sistema não contempla a geração da DeSTDA e até o momento nenhum cliente manifestou a necessidade de gerar tal obrigação acessória pelo Linx Microvix ERP. Desta forma, até que surja a solicitação por parte de algum cliente, não será realizada esta implementação.

  • Sem rótulos