Com a maquininha SmartPOS da PagSeguro ou Linx Pay será possível realizar vendas através da rotina do Venda Fácil, facilitando tanto para o usuário quanto para o cliente. Para realizar uma venda pela SmartPOS, é necessário que antes seja realizado o cadastro de um adquirente e um plano de pagamento em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Configurar Pagamentos.


Nota

  • Para mais informações sobre a rotina de Configurar Pagamentos, clique aqui.
  • O Venda Fácil no SmartPOS está homologado para a PagSeguro e para o Linx Pay.
  • Para saber como ativar e realizar o download do App Venda Fácil na sua SmartPOS, clique aqui;


Executando a Rotina

Ao acessar o Venda Fácil pelo SmartPOS, o usuário poderá utilizar qualquer uma das funcionalidade existentes atualmente na rotina. 


Menu Venda Fácil


Dica

Para mais informações sobre o Venda Fácil, clique aqui.


Para iniciar uma venda, basta inserir o cliente e os produtos.

Iniciando venda


Na tela de pagamento, somente será possível selecionar as formas de Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Cartão TEF ou Voucher. Ao selecioná-la e clicar em pagar, será necessário definir o número de parcelas desejadas para o pagamento. 

Forma de pagamento


As formas de parcelamento serão exibidas de acordo com o que foi definido na rotina de "Configurar pagamentos". Nos casos de pagamento em Cartão de Débito ou Voucher, será possível apenas uma parcela. Após selecionar a quantidade de parcelas, será requisitada a inserção do cartão.


Inserção do cartão


Inserido o cartão, será necessário digitar a senha.


Senha


Após a transação aprovada, a via de comprovante da loja será impressa. Além disso, será possível imprimir a via do cliente, enviá-la por SMS ou apenas cancelar.


Via do cliente


Após o pagamento, o usuário será redirecionado para a finalização. 

Finalização


A nota fiscal será gerada após a finalização.

Nota fiscal gerada


Nota

  • Será possível realizar a impressão do DANFE de NFC-e pela maquininha em um formato simplificado que se adeque à SmartPOS quando forem realizadas vendas fora do estabelecimento, somente para Linx Pay;
  • Será possível realizar a impressão de RPS (Recibo Provisório de Serviços) em um formato simplificado que se adeque à SmartPOS quando forem realizadas vendas fora do estabelecimento, somente para Linx Pay;
  • Será possível realizar a impressão de Pedido de Separação em um formato simplificado que se adeque à SmartPOS quando forem realizadas vendas fora do estabelecimento, somente para Linx Pay;
  • Será possível realizar a impressão do comprovante para fins de troca. Ao clicar sobre a opção, o usuário poderá escolher entre imprimir ou enviar por e-mail para o cliente;
  • A pré-venda também poderá ser efetuada com a SmartPOS;
  • A venda pode ser finalizada com mais de uma forma de pagamento;
  • Ao remover um pagamento de cartão, o estorno da transação é realizado automaticamente.
  • Caso ocorra algum erro/falha na finalização da venda ou rejeição da NF-e/NFC-e, não será realizado nenhum estorno das transações realizadas, sendo necessária a intervenção do lojista diretamente na plataforma da PagSeguro.
  • No cancelamento de vendas, também não será realizado nenhum estorno de transação de cartão, sendo necessária a intervenção do lojista diretamente na plataforma da PagSeguro.
  • Quando houver um cancelamento em uma venda em que o pagamento já foi efetivado, o usuário terá que realizar um estorno manual pelo painel de venda, não existindo o estorno automático;
  • Para facilitar a visualização de todas as formas de pagamento na tela, o usuário poderá definir a ordem em que os pagamento serão exibidos nas configurações do Venda Fácil, podendo assim colocar a vista os pagamento que mais utiliza;

Minhas Vendas pela SmartPOS

Acessando a opção de Minhas Vendas do Venda Fácil pela SmartPOS, será possível cancelar as transações de cartões. Para que isso ocorra será preciso verificar antes se a venda está cancelada.


Listar vendas


Então ao cancelar uma venda que tenha sido paga com cartão, será exibido um alerta se o usuário deseja realizar o estorno das transações com cartão.


Confirmar estorno


Em seguida será listada as transações realizadas, clique sobre a transação e o processo de estorno será iniciado.


Transação realizada


Caso a venda já tenha sido cancelada, basta clicar sobre  para cancelar a transação do cartão.


Nota

  • Para a Linx Pay, ao acessar o menu de Minhas Vendas, será possível reimprimir a segunda via do ticket clicando sobre o ícone  e em seguida selecionando a transação que será exibida.


Reimprimir segunda via

  • Em Minhas Vendas será possível realizar a reimpressão de DANFE, RPS e Pedido de Separação em um formato simplificado que se adeque à SmartPOS quando forem realizadas vendas fora do estabelecimento;