Problemas na utilização do TEF ou Pinpad
- Identifique o tipo de TEF que a loja utiliza (Discado, Pay&Go ou Dedicado);
- No visor do Pin-Pad verifique se é exibido alguma informação (mensagem de erro de comunicação), caso apresente siga os processos abaixo.
Erro de comunicação no visor do Pin-Pad
- Verifique se os cabos de comunicação do Pin-Pad estão corretamente encaixados no equipamento e no computador.
- Verifique se a porta do driver do Pin-Pad está em conflito com outro equipamento ligado no computador.
- Para realizar esse teste, desconecte outros aparelhos ligados ao computador, como impressoras, adaptadores, conversores e outros.
- Se necessário, troque a entrada onde o Pin-Pad está instalado no computador.
Não ocorrendo comunicação, será necessário que a loja solicite suporte para a autorizada do equipamento.
Gerenciador padrão não está ativo
- Verifique se o gerenciador TEF está instalado no computador (SiTef, Pay&Go, Auttar, entre outros...);
- No menu iniciar do windows você pode identificar um aplicativo com a logo do TEF, essa aplicação deve estar aberta e operando.
(Exemplo)
Configuração no Linx Degust
Verifique se as configurações do sistema Degust estão corretas para comunicação do gerenciador TEF;
Configurações e Cadastros → 1- Configuração Geral → Aba TEF (checar as configurações do TEF);
No menu Configurações e Cadastros → 3 - PDVs (identifique se o TEF está habilitado para o PDV);
No menu Configurações e Cadastros → 27 - TEF Habilitado (confirmar se o TEF está habilitado).