Este programa é utilizado para realizar o controle de falteiros lançados e encomendas feitas pelos clientes para serem entregues nos próximos dias. É possível realizar o acompanhamento das encomendas pendentes e já baixadas de determinado período. O mesmo se dá para falteiros.

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Encomendas


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F2:Consultas
F5:Cupom Fiscal
F6:Nota Manuscrita Série D
F7:Cadastro de cliente
F8Cadastro de produto
F9:Pré-vendas
F10Editar encomenda
ALT+BBaixar encomenda
ALT+PProcurar
ALT+IImprimir
ALT+F:Sair do programa.
  • F10 - Editar encomenda: permite selecionar uma encomenda, na situação pendente, e alterar as informações de quantidade, previsão de entrega, e observação. Para efetuar essa alteração deverá ser informado o usuário e senha do colaborador. Observando que a alteração da quantidade de produto encomendado não alterará a quantidade de produto já lançado no pedido de compras, então, fica a cargo do usuário atualizar a quantidade no pedido.

Para dar baixa das encomendas, poderá selecionar as mesmas por situação:

  • Pendentes: Exibe a lista das encomendas que estão pendentes para ser entregues ao cliente. Podendo filtrar por:Data de previsão de chegada ou data de encomenda, essas encomendas são sinalizadas:
    •  bolinha verde: quando estão com prazo de entrega no dia ou data futura,
    •  bolinha vermelha: quando o prazo de entrega estiver vencido.
  • Entregue: Lista as encomendas que já foram baixadas para ser entregues ao cliente. Podendo filtrar por:Data de previsão de chegada, data de encomenda ou data da entrega.
    •  bolinha preta: as encomendas que já foram entregues serão sinalizadas pela bolinha na cor preta.
  • Cancelada: apresentará as encomendas que foram canceladas. Podendo filtrar por: Data de previsão de chegada, data de encomenda ou data do cancelamento.
    •  bolinha preta: as encomendas que foram caneladas serão sinalizadas pela bolinha na cor preta.
  • Geral: Utilize este filtro para consultar todas as encomendas de determinado período. Lista tanto as encomendas pendentes quanto as que já foram entregues ao cliente. Podendo filtrar por:Data de previsão de chegada ou data de encomenda.

Informe o intervalo de datas conforme lançamento da encomenda. E ao marcar o campo somente produto com estoque positivo, o sistema listará as encomendas que possuírem produtos com estoque positivo serão listados, e o total será apresentado na coluna Qtde Estoque.

Após selecionar uma encomenda e clicar no botão "Baixar" o usuário deverá selecionar se a baixa é por encomenda "Entregue" ou "Cancelada":

  • Encomenda Entregue: a encomenda apenas será baixada e marcada como entregue. A data da encomenda entregue será gravada conforme a data do servidor. Encomendas entregues serão marcadas com uma bolinha preta;

  • Encomenda Cancelada:  quando selecionada esta opção, será solicitada que seja informada uma justificativa para o cancelamento em um novo campo. Esta informação será obrigatória. Somente após informada a justificativa a encomenda será marcada como 'cancelada'. A data em que a encomenda foi cancelada será gravada conforme a data do servidor. Essa encomenda será marcada com uma bolinha preta ou vermelha (para encomendas já vencidas).

Importante


A baixa da encomenda não chama automaticamente a tela de vendas para fazer o faturamento da encomenda. É preciso que o usuário realize a venda dos itens encomendados e posteriormente faça a baixa da encomenda para o controle da farmácia. A encomenda é a garantia de que o produto será comprado, porém não há como garantir que para cada encomenda baixada foi realizada uma venda para o cliente.

Falteiro


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F2:Consultas
F4:Pedido de compras
F5:Estatística
F6:Estoque nas filiais
F7:Motivos
F8Seleciona
F9:Demanda
F10:Alteração avançada de produtos
F11:Análise do falteiro
ALT+P:Procurar
ALT+E:Excluir
ALT+I:Imprimir
ALT+F:Sair do programa.
  • F4 - Pedido de Compras: através desta atalho o Softpharma abre o programa "Pedidos de Compras", exceto quando o usuário selecionar alguma(s) solicitação(ões) do Falteiro e pressionar a tecla F4, onde será possível inserir todos os produtos em um pré-pedido com a quantidade de compra igual a zero (0), através da tela "Destino para os itens de compras".

O principal objetivo desta função é analise dos pedidos do falteiro pelos responsáveis pelo Compras, e os solicitantes verificar os retornos dos pedidos de faltas, segue abaixo a relação dos filtros disponíveis para auxiliar na execução desta funcionalidade.

Selecione uma ou mais filiais, informe o período de lançamento dos falteiros, em motivo permite selecionar as faltas pelos motivos informados pelo usuário. No campo situação é possível filtrar as faltas pelo status: Em analise (situação padrão e identifica que está sendo analisado pelo setor responsável); analisado e inativo. Os pedidos de falteiros não serão mais excluídos, pois essas informações auxiliam na analise dos pedidos realizados pela farmácia.

Além dos filtros acima, também é possível refinar a pesquisa por: Produtos, Curva ABC, Seção, Laboratório, Colaborador, Tipo de Produto e Grupo Principal. E dependendo da opção selecionada será habilitado um campo para fins de realizar as pesquisas.

Ao selecionar Analisar movimento na rede permitirá ao setor de compras efetuar uma pesquisa de como estão as solicitações dos produtos em sua rede, ou seja, quantidades pedidas por filiais, e também quantidade de filiais que solicitaram esse produto. E em, período de movimentação informe o período da analise dos movimentos dos produtos na rede.

Abaixo localiza-se um tabela que apresentará as informações dos pedidos pesquisados conforme os filtros selecionados acima, e através desta tabela o Gerente/Responsável pelo pedido poderá observar o status de retorno do pedido (coluna "Retorno de Análise"), Disponibilizamos também os seguintes sinalizadores para melhor visualização dos lançamentos:

  •   X    - Inativo
  •  - Analisado
  •   - Em análise (Não Analisado)

Análise do Falteiro (F11), permite ao Setor de compras informar o retorno de análise, a tela contempla um campo com observação e também é possível alterar o motivo da solicitação, por exemplo: "Pedido não será possível realizar, pois está em falta de matéria prima no mercado" e no campo "Motivo: Falta Crônica". 

Cadastro de motivos (F7) permite cadastrar, ativar ou inativar os motivos que serão utilizados pelo Falteiro e Analise, nesta tela encontra-se os campos "Descrição" e "Situação".