Este programa é utilizado para efetuar as configurações das impressoras térmicas utilizadas para emissão de NFC-e e SAT. Não será possível utilizar impressoras matriciais porque não imprime QR Code. 

Acesso Rápido


Acesso Rápido

Localização: Parâmetros > Impres. e Terminais NFC-e SAT

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consultar impressoras
F4 ou ALT + G:Gravar
F6:Variáveis
F7:Auto Texto
F9:Exibir ID Terminal
ALT + N:Novo cadastro
ALT + E:Excluir cadastro
ALT + F:Fechar
ALT + D:Duplicar mensagem
CTRL + A:Avança a tabulação

Impressora Térmica

Nesta tela serão carregadas automaticamente as informações da impressora.

  • Quando logado fisicamente na filial:
    • Mostrará as impressoras da filial logada (física)
    • Permitirá efetuar manutenção nos cadastros de impressoras.
  • Quando apenas logado em uma filial:
    • Demonstrará as impressoras da filial logada (virtual)
    • Não permitirá efetuar manutenção de cadastros. Ao tentar alterar informações o sistema apresentará a seguinte mensagem: "A manutenção da impressora deve ser feita na filial física".

Estarão disponíveis para informar: O nome da impressora, em driver selecionará a marca da impressora, na sequência, selecione a porta de conexão, se a impressora está instalada em Rede ou Local. Na opção "endereço", informe a localização da impressora, quando em rede deverá ser informado o número do IP da máquina que a mesma estiver instalada. A opção "ativar debug" terá função somente quando utilizado pela equipe de suporte Linx Softpharma, com senha administrador. Quando a impressora for instalada em um ambiente de rede e a mesma for utilizada por mais de 1 terminal, marque o checkbox "carregar driver ao abrir sistema". 

Observação


Se na loja tiver apenas um terminal utilizando uma impressora específica, então o parâmetro será indiferente, ou seja, marcado ou desmarcado, terá o mesmo funcionamento. 

Ao selecionar para trabalhar com USB, a impressora deverá estar conectada somente ao terminal que executará a venda, ou seja, não será possível enviar a venda por rede. Então, este processo de trabalho exige que cada terminal possua uma impressora térmica.

Se o usuário optar por utilizar a Rede, um terminal ou mais poderão ser configurados para emitir a venda e enviar a nota para a impressora. Para esta opção, é necessário que a impressora esteja com endereço fixo para que o sistema possa ser configurado.

Uma impressora configurada como Rede não poderá ser configurada também como USB, pois a impressora irá misturar as impressões, inviabilizando o trabalho do usuário. É importante ressaltar que para a impressão por Rede a gaveta de dinheiro será aberta automaticamente, o colaborador deverá abrir a gaveta manualmente a cada venda.

Driver de Impressão Windows

Nova funcionalidade liberada na versão 200.830.

Atualmente para que possa ser possível utilizar uma impressora térmica no sistema, se faz necessário a criação do driver no sistema (este faz-se uso do driver padrão de cada impressora) e da homologação da impressora no Softpharma. Isso torna o processo de utilização de novas impressoras mais oneroso.

Visando reduzir o processo de homologação, propõe-se a utilização de driver de impressão via Windows, onde sistema Softpharma utilizará o Windows para realização de impressão.

O objetivo desta solução é atender a maioria das impressoras térmicas, poderá ocorrer casos onde a impressora não funcione através do driver Windows.


Forma de Configurar

Forma de Configurar

Conectar a impressora ao Windows, e realizar a instalação normalmente.

Acessar o programa: Parâmetros → Impressoras térmicas para NFC-e, S@T e NFS-e (PAR143) → aba Impressora Térmica

No exemplo em questão está sendo utilizada a impressora térmica Elgin I9


No campo Impressora, pressionar "F2" e selecionar a impressora térmica a ser utilizada

No campo Driver, selecionar: "007 - Windows" e selecionar a impressora no campo endereço

Na aba Terminais selecionar para o terminal a impressora configurada.

Modelos de Impressão

Modelos de Impressão

Observação: há diferença nos modelos de impressão conforme o Driver selecionado.


Impressão da Nota Fiscal Consumidor, com o Driver Elgin I9


Impressão da Nota Fiscal Consumidor, com o Driver Windows

Terminais

Depois que a impressora estiver configurada pode-se cadastrar os terminais. O terminal deverá ser cadastrado pelo próprio terminal, de forma que o sistema possa coletar informações do computador para identificá-lo.

Nesta aba serão listados todos os terminais cadastrados, e o terminal em negrito será o próprio computador que está sendo configurado. O cadastro deverá ser feito no próprio terminal para que o sistema possa coletar as informações que possibilitem a identificação do computador.

Utilize o botão "novo" para adicionar um novo terminal, onde deverá ser preenchido o nome do terminal que será apresentado,  deverá selecionar a impressora configurada na guia "impressora térmica". Em série NFC-e, deve ser preenchido somente para NFC-e, no entanto, estará liberado quando o produto 69-NFC-e estiver liberado para a filial. A opção série RPS estará habilitado somente quando o produto "48-NFS-e" estiver ativo e o ambiente no programa "Configurações NFS-e" estiver em Produção. Neste campo serão carregados os números de séries RPS configurados na guia "Últimos cadastros" do programa "Manutenção de Filial", opção: Serviços.

A informação número de caixa, será utilizada para todas configurações (SAT, NFC-e e NFS-e) o campo estará habilitado somente quando um destes produtos estiver liberado.  No menu danfe NFC-e, serão exibidas as opções:

  • Padrão: Essa é a opção padrão e o layout que será utilizado na atualização do sistema.
  • NFC-e 4.1.
  • Estendido.
  • Versão 5.1.


  • Quando utilizadas as opções Padrão, NFC-e 4.1 e Versão 5.1 a impressão traz o desconto apenas nos totalizadores (utilizando o driver 007 - Windows).
  • Quando utilizada a opção Estendido os descontos são especificados por item.


Observação


O parâmetro será selecionado somente quando o produto NFC-e estiver ativado e a configuração do layout será feita por terminal.

O menu extrato SAT por sua vez exibirá:

  • Padrão S@T: Essa é a opção padrão e o layout que será utilizado na atualização do sistema.
  • Padrão S@T + Valor líquido: Quando selecionado essa opção será exibida a seguinte mensagem: "O layout do S@T e excludente, não permitindo alterações. Ao utilizar esta opção, o usuário está ciente que está diferente do manual da SEFAZ. [OK]".

Observação


O parâmetro será selecionado somente quando o produto SAT estiver ativado e a configuração do layout será feita por terminal.

Para remover o computador da listagem, basta selecioná-lo e clicar sobre o botão "Excluir". Será possível remover outros terminais, já que se um computador deixar de existir ou algum hardware utilizado para validação for modificado, o mesmo não conseguirá remover a si próprio, logo outro computador terá que remover o computador antigo da lista de computadores.

Para confirmas as informações do novo terminal, clique no botão "Gravar" ou então pressione a tecla "Enter" até o final da tela.

O sistema permitirá a seleção de série por terminal. A loja poderá solicitar à Receita Estadual de seu Estado várias séries de notas, para que cada terminal tenha uma série de nota na tela de configuração. Não será possível selecionar no momento da venda qual a série e qual impressora serão utilizadas para emitir a venda, pois essas definições deverão estar previamente configuradas.

Observação


Os botões Novo, Excluir e Gravar somente ficarão habilitados na filial física. 

Mensagens

Neste espaço será configurado a mensagem de rodapé que será exibida em Vendas NFC-e, Vendas NFS-e e Vendas S@T.  

Deverá selecionar as filiais na qual será configurada a mensagem e em sequência a mensagem que será exibida.

Somente ao clicar sobre essa guia serão exibidos os seguintes atalhos: "F6 - Variáveis" (utilizado para inserir alguma variável pré-definida para ser exibida junto a mensagem de rodapé) e "F7 - Auto Texto" (utilizado para inserir auto-texto pré-definido com suas variáveis no espaço, sem a necessidade de estar criando novamente).

Ao clicar sobre o botão "Duplicar Mensagem", será possível duplicar a mesma mensagem dessa filial para outra da rede. Basta selecionar a filial que já possui a mensagem configurada, clicar sobre o botão "Duplicar Mensagem" e na próxima tela selecionar a filial que receberá a duplicação da mensagem.