Neste programa estão disponíveis os atalhos para emissão de relatórios com Redução Z, Leitura X, e entre outros, além de funcionalidades a executar e verificar nas impressoras fiscais (ECF).

Acesso Rápido

Acesso Rápido

Localização: Parâmetros > Impressora Fiscal

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F5:Atualizar Informações ECF
ALT+P:Processar informações
ALT+F:
Fechar programa

Impressora Fiscal

Neste programa impressora fiscal  estão liberadas várias opções de execução que serão executadas somente na impressora fiscal. No campo selecione uma opção estão disponíveis todas estas funções para a estação de trabalho. Selecione uma das opções e clique no botão processar para começar.

Opções disponíveis na Impressora Fiscal

  • Leitura X: pode ser emitida quantas vezes forem necessária pelo usuário, esta leitura serve para monitorar as informações contidas na memória da impressora;

  • Redução Z: esta redução deve, obrigatoriamente, ser emitida todo final do dia (quando fechar a empresa) manualmente pelo sistema para que este armazene as informações diárias da ECF para geração do SINTEGRA à receita estadual.

    • O sistema não permite a emissão da Redução Z caso existam pré-vendas pendentes para serem baixadas e que foram emitidas no dia de movimento atual da impressora fiscal. Estas devem ser finalizadas com a emissão de seu respectivo Cupom Fiscal e Cancelamento, se assim for necessário.
    • Caso existam pré-vendas pendentes, que foram emitidas em dias anteriores ao atual, o sistema faz a impressão do cupom fiscal e cancelamento automaticamente, antes de efetuar a emissão da Redução Z.
    • Após a emissão da Redução Z, o sistema gera automaticamente o arquivo de (movimento por ECF) respectivo ao dia fiscal que foi fechado da ECF.
    • Na emissão da primeira Redução Z do mês, o sistema emite automaticamente a leitura de memória fiscal do mês anterior.
    • Preferencialmente, solicitar via intervenção técnica, para que sejam desabilitados os processos automáticos de emissão de redução Z e de leitura de memória fiscal da impressora. Esses relatórios precisam ser gerados a partir do Linx Softpharma para que as informações necessárias para o SINTEGRA sejam geradas corretamente.
    • Assim que for realizada a Redução Z para a impressora fiscal do terminal, será gravado o nome de usuário.

Observação


Depois de emitida a redução Z a impressora fica bloqueada para registro de vendas até, Horas: 00:00 do dia seguinte; Algumas particularidades da redução Z para a versão PAF-ECF, verificar na legislação do PAC-ECF.

  • Leitura da Memória Fiscal: deve ser feita no final de cada período de apuração, que é mensal, nesta opção, o sistema abre uma nova tela onde deve ser informada a forma de geração das informações, se impresso em ECF ou gerado em arquivo. Para cada uma das opções é possível informar os filtros por data ou ainda por contador de operação (CRZ). Essa opção somente fica habilitada quando o terminal estiver configurado como PDV ou quando a versão do sistema não for PAF-ECF, além disso permitirá gerar o relatório de forma Completa (LMFC) ou Simplificada (LMFS).
  • Horário de Verão: algumas ECF's permite que o sistema / usuário programa a entrada e saída do horário de verão. Outras impressoras necessitam de intervenção técnica;
  • Abrir gaveta de dinheiro: nas farmácias que tem gaveta de dinheiro acoplada a ECF, o sistema permite a abertura automática, caso necessitar, poderá usar essa opção para fazer a abertura de forma manual.
  • Programar formas de pagamento: obrigatoriamente todas as formas de pagamento que tem cadastradas no sistema deve estar cadastrada na ECF e com os mesmos códigos. Algumas ECF’'s permite que o próprio sistema cadastre as modalidades na ECF e outras deve ser feita a intervenção técnica.


Importante


A impressora fiscal exige que as formas de pagamento sejam as mesmas entre o sistema e a ECF, portanto, caso seja cadastrada alguma nova forma de pagamento no sistema, esta poderá ser adicionada somente no final do dia na ECF quando é emitida a Redução Z e em outras impressoras somente solicitando intervenção técnica. Se tentar fazer a impressão, a ECF travará.

  • Início do dia (Yanco/EPSON/NCR): impressoras Yanco, EPSON e NCR exigem que no início do dia seja emitido esse comando para iniciar as vendas;
  • Obter totalizadores do Movimento Atual: Quando o sistema emite a Redução Z, ele pega o grande total automático da ECF para gravar e gerar o Sintegra. Caso necessitar carregar esse total manual, é só executar esta opção.
  • Sincronizar GT atual com o Linx Softpharma: permite sincronizar valor total ECF com linx Softpharma.
  • Gerar ato cotepe17/04 ou CAT-52 (SP): Somente para o estado de São Paulo - Selecione esta opção para gerar o arquivo de movimentação de vendas Cupom Fiscal, mas atenção: O arquivo somente será gerado por esta opção se as reduções Z diárias forem emitidas pelo Linx Softpharma e se a impressora for térmica. Caso utilize impressora fiscal matricial, deve-se localizar o arquivo gerado pela ECF que fica dentro de um diretório padrão da própria impressora e enviar este arquivo. Caso a máquina seja formatada ou perdido esses arquivo, não há como recuperá-los, uma vez que a cada nova venda, este arquivo é atualizado.
  • Espelho MFD: é responsável por gerar um arquivo eletrônico da memória de fita detalhe da impressora, no formato de "espelho" dos documentos nela contidos, podendo ser gerado por intervalo de data ou de COO.

Atenção


As impressoras matriciais (que não possuem memória de leitura fiscal) geram os arquivos automaticamente no momento da venda ou na geração da Redução Z diária, dependendo do modelo. Assim, não é necessário gerar o arquivo pelo Linx Softpharma e sim, selecionar os arquivos gerados pela ECF (que geralmente ficam dentro do diretório C:) e fazer o envio para a Nota Fiscal Paulista.

Observações


A "DLL" da impressora Daruma não permite que seja enviado apenas um arquivo com a movimentação do período, portanto, o cliente deverá enviar arquivo a arquivo para a NFP.

Deve-se tomar cuidado para não deletar o arquivo das movimentações, pois no caso das impressoras matriciais, essa informação não poderá ser recuperada ou gerada novamente.

Status da Impressora Fiscal

Esta seção exibe os status da impressora Fiscal das suas funções mais utilizadas, auxiliando os técnicos e usuários do sistema a identificar possíveis falhas de operação no equipamento. Neste campo o programa mostra as informações em cores que auxiliam na identificação do funcionamento da impressora e possíveis falhas estas cores  são:

  • Vermelho (conforme a imagem): ativo;
  • Preto: inativo;
  • Cinza: não suportado.

Porém esta funcionalidade não é válida para todos os modelos de ECF, visto que o software de alguns não retornam as informações necessárias. Além disso, este painel somente será exibido quando o ECF estiver registrado para o terminal do qual está acessando.