Este programa é utilizado para realizar a configuração das informações necessárias no lançamento e transmissão das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). Nesta tela devem ser informados os dados referentes ao ambiente, certificado, servidor de e-mail para envio da NF-e ao cliente e impressão do DANFE. Somente é permitida a configuração caso a farmácia esteja com o produto 42-Nota Fiscal Eletrônica habilitado. Caso tenha interesse, favor entrar em contato com a célula Comercial da Softpharma.

Acesso Rápido


Acesso Rápido

Localização: Parâmetros > Configurações > Configurações NF-e

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F4 ou ALT + G:Gravar informações
ALT + F:Fechar programa
CTRL + A:Avança a tabulação

Configurações NF-e

Nesta tela, informe a filial que deseja realizar as configurações, em seguida, o sistema informará o CNPJ e UF da mesma automaticamente, na sequência, selecione a aba abaixo desejada.

Ambiente

Esta tela é utilizada para a configuração do ambiente de comunicação com o servidor da SEFAZ, que é responsável por recepcionar as solicitações de NF-e e devolver a resposta sobre a validade da mesma. 

O usuário deverá selecionar o ambiente utilizado pela farmácia, homologação/produção. é importante que fique claro que, uma vez marcado o campo Produção, não é possível retornar ao ambiente de Homologação. Para mudar o ambiente de homologação para produção é preciso informar a Senha do Dia da Linx Softpharma, portanto, somente pode ser feito pela Central de Serviços - Softpharma. Em seguida,  é informado a versão do webservice,  ao clicar sobre o nome do campo o usuário pode acessar o Portal da NF-e, de onde poderá extrair a informação da disponibilidade dos ambientes em cada Estado.

O campo tempo máximo de espera na emissão de NF-e, indica em segundos, o aplicativo emissor da NF-e e irá aguardar pela respsota da SEFAZ para a emissão, o tempo mínimo que deve ser configurado é de 30 segundos e o máximo de 99 segundos.

Ao fazer a troca de Homologação para Produção, deve ser verificado se foi cadastrado pelo menos uma série e ajustado o sequenciamento das NF-e's. Se não houver, será exibida a seguinte mensagem: "Para alterar o ambiente NF-e para Produção é necessário criar ao menos um sequenciamento/série de NF do tipo "Nota Fiscal Eletrônica". Acesse o aplicativo "PAR 105 - Manutenção de Filiais"  para realizar esta operação".

Ao mudar a configuração para Produção, TODAS as séries do tipo "Nota Fiscal M1" serão inativadas automaticamente para a filial que está entrando em produção. Além disso, após configurar o sistema para utilizar o ambiente de produção não será mais possível retornar ao ambiente de homologação, visto que já podem ter sido emitidas notas fiscais no ambiente de produção.

É importante ressaltar que, embora o ambiente seja de Homologação, as notas fiscais emitidas são faturadas normalmente e enviadas à SEFAZ. A diferença é que neste processo não são utilizadas as séries de NF-e e sim as séries M1 da farmácia. Além disso, as notas impressas em ambiente de homologação (testes) NÃO têm validade jurídica e NÃO substituem as notas fiscais em papel modelo 1 ou 1A.

Servidor De E-mail

Esta tela é utilizada para configurar o servidor de e-mail utilizado para o envio das notas fiscais em XML ou o link para a nota fiscal ao destinatário (cliente ou fornecedor) quando este possuir o endereço de e-mail configurado em seu cadastro.

O usuário deve informar no campo servidor SMTP o endereço do servidor para envio de e-mails. Caso o usuário não conheça essa informação deve entrar contato com a empresa responsável pela administração de suas contas de e-mail. Informe a porta utilizada pelo servidor, geralmente a porta utilizada é a padrão  - 25.  Caso o servidor de e-mail exija conexão segura, marque o campo disponível em tela para essa requisição. 

Deverá ser informado usuário/senha do e-mail, estas informações serão utilizadas para enviar o e-mail, visto que é necessário que exista o remetente da mensagem. Na sequência, informe o assunto do e-mail que será enviado ao cliente com a nota fiscal eletrônica e o texto padrão para envio dos e-mails. O campo "mensagem" é somente texto e não aceita formatação em seu conteúdo. O arquivo XML da nota fiscal vai anexado á mensagem.

Quando produto Silo Digital estiver liberado e configurado, ao realizar uma transferência de mercadoria e/ou imobilizado, não será enviado e-mail automaticamente. Caso necessário poderá ser enviado e-mail no gerenciador de NF-e, através da função F7.


Danfe

Esta tela é utilizada para a configuração da impressão do DANFE. O layout de impressão já é pré-formatado, porém é permitido à empresa utilizar sua logomarca no cabeçalho do DANFE. O campo orientação permite configurar a impressão nas orientações: Retrato ou Paisagem.  O usuário pode escolher a opção de impressão, das quais estão disponíveis: Impressão Direta (padrão windows),  Impressão Direta (impressora em rede) ou o próprio visualizador PDF. Ao emitir as NF-e's, o DANFE sempre é impresso no formato PDF.

No campo logomarca da empresa, é possível selecionar um arquivo de imagem para que seja exibido na impressão do DANFE. Este arquivo deve estar no formato ".JPG" e deve ter o tamanho máximo de 30KB.

O usuário poderá trocar a imagem utilizando o botão Excluir imagem e posteriormente carregando novamente outra imagem.

A cada gravação das informações de qualquer destas telas o sistema gera LOG dos campos alterados contendo o valor anterior e o novo, permitindo a identificação posterior de possíveis problemas causados por mau uso das configurações da NF-e.

Iss

As informações adicionadas nesta tela irão definir a emissão ou não dos itens com tributação Serviço. Na opção "permitir a emissão de NF-e conjugada (mercadorias e itens com tributação ISS) " ao marcada apresentará a mensagem "Verifique com seu contador e município se esta opção pode ser utilizada".  Se a mesma for marcada, será possível adicionar itens com tributação de serviço-iss (produto x trib. alternativa), se a opção for desmarcada  não será possível adicionar os itens descritos anteriormente.

Na opção de "permitir a emissão de NF-e somente com serviços tributados pelo ISS" apresentará a seguinte mensagem ao ser marcada "Verifique se em seu estado esta opção pode ser utilizada. Caso o estado não permita a emissão de NF-e somente com serviços ISS, a nota pode apresentar a rejeição 592 - A NF-e deve ter pelo menos um item de produto sujeito ao ICMS".

Ao ser marcada, permitirá a emissão da nota somente se houver itens com tributação serviço-iss, caso desmarcada, não permitirá se possuir esses itens, conforme procedimento atual.


Observação


O segundo parâmetro, apenas ficará liberado quando o primeiro estiver marcado.

Autorizado download

Nesta aba, o usuário poderá autorizar quem vai poder fazer o download do XML da NF-e. É necessário informar CPF/CNPJ e/ou Razão Social/Nome.