Este programa é utilizado para realizar a configuração das informações necessárias ao lançamento e transmissão das Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e). Nesta tela devem ser informados os dados referentes ao ambiente, certificado, WebService para envio da NF-e ao cliente e RPS. Somente é permitida a configuração caso a farmácia esteja com o produto 48-NFS-e habilitado. Caso tenha interesse, favor entrar em contato com o Comercial Linx-SoftPharma.

Acesso Rápido


Acesso Rápido

Localização: Parâmetros > Configurações > Configurações NFS-e

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F4 ou ALT + G:Gravar informações da filial
ALT + F:Fechar programa
CTRL + A:Avança tabulação

Configurações NFS-e

A tela principal é utilizada apenas para listar as informações da filial. Ao selecionar o código da filial desejada, são exibidas as informações de fantasia, CNPJcidade  e Código IBGE da cidade. Caso a farmácia não tenha o produto 48-NFS-e liberado para seu código, ao selecionar a filial será exibida a mensagem "Esta filial não possui acesso ao módulo de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Favor entrar em contato com o departamento comercial da SoftPharma e manifestar seu interesse no uso deste processo".

Ambiente

Esta tela é utilizada para a configuração do ambiente de comunicação com o servidor da Secretaria Municipal, que é responsável por recepcionar as solicitações de NFS-e e devolver a resposta sobre a validade da mesma.

Selecione o ambiente utilizado pela farmácia: homologação/produção. É importante saber que uma vez marcado o campo produção, não é possível retornar ao ambiente de homologação. Para mudar o ambiente de homologação para produção é preciso informar a Senha do Dia da Linx Softpharma, portanto, somente pode ser feito pela Central de Serviços da Softpharma. 

Informe o usuário e senha desejado e na sequência no campo URL Servidor Linx e URL de verificação  de autenticidade de Nota Fiscal Digital deve ser informado o endereço de envio das NFS-e e RPS emitidos pela farmácia. Esta informação deve ser repassada pela prefeitura no momento do cadastramento da farmácia ao processo de emissão de nota fiscal de serviços eletrônica.

No campo "emitir aviso sobre RPS restantes quando existir menos de", informe com quantos RPS restantes deseja que seja emitido aviso à sua farmácia. Esta configuração é importante, pois facilita ao usuário providenciar junto à prefeitura a liberação de mais RPS antes que estes acabem e a farmácia fique sem emitir venda de serviços.

Ao fazer a troca de Homologação para Produção, deve ser verificado se foi cadastrado pelo menos uma série e ajustado o sequenciamento das NFS-e's. Se não houver, será exibida a seguinte mensagem: "Caro Usuário, para prosseguir com o modo de Produção deve ser cadastrada uma nova série para Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Acesse o aplicativo PAR105-Manutenção de Filiais e realize esta operação. Os RPS (Recibos Provisórios de Serviços) gerados para realizar a Homologação serão excluídos. Deseja Continuar?".

Ao mudar a configuração para Produção, a série cadastrada para Homologação é inativada automaticamente. Além disso, após configurar o sistema para utilizar o ambiente de produção não será mais possível retornar ao ambiente de homologação, visto que já podem ter sido emitidas notas fiscais no ambiente de produção.

Configurações WebService

Nesta aba devem ser configurados os serviços que estão disponíveis no WebService de seu município para geração, transmissão e cancelamento de NFS-e. 

  • Consulta situação RPS: indica se o serviço de consulta do RPS está habilitado no WebService da Secretaria Municipal;
  • CPF/CNPJ obrigatórios: exige que seja informado o CPF/CNPJ do tomador da nota fiscal no momento da emissão;
  • Endereço do tomador: exige que seja informado o endereço do tomador da nota fiscal no momento da emissão da nota. São exigidas as seguintes informações: Endereço, CEP, Número, Bairro e Cidade.
  • Formato de valor Atividade
  • Gerar item com valor líquido: se marcado, o valor do item de serviço será gerado com o valor líquido, sem gerar desconto. Quando desmarcado, o valor do item será gerado com o valor bruto e desconto.

Todas as informações acima devem ser repassadas pelo próprio Município no momento do cadastramento da farmácia.