Cadastros das condições de pagamento que a farmácia utilizará. Exemplo: (à vista, a prazo, cheques pré-datados, cartão de crédito...).

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Localização: Parâmetros > Condições de Pagamento

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

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Condições de Pagamento

Nesta tela, para cadastrar as condições de pagamento é necessário que o usuário informe o código da condição, caso desejar cadastrar o sistema informa automaticamente o novo código. Informe o nome da condição de pagamento a ser cadastrada ou alterada em descrição (máximo de 16 caracteres, limite aceito pelas impressoras fiscais ECF). Caso a farmácia tenha algum PBM que queira vender nesta condição de pagamento, selecione o(s) PBM's autorizados para essa condição. Quando for emitido um cupom fiscal (ECF) gravar a nota e os títulos com o tipo de documento informado nesta condição de pagamento. Para quando a impressora fiscal estiver em manutenção e estiver usando no sistema a emissão de nota fiscal manual, lançar todas as notas e títulos no tipo de documento informado. 

Ao marcar o campo "aceitar entrada na venda?" o sistema solicitará como essa entrada pode ser aceita na venda (dinheiro, cheque a vista ou cartão), para isso, deve-se marcar a opção desejada. Se desejar que sejam impressas no cupom fiscal, o nome das condições de pagamento em que foi recebida a entrada na venda, basta teclar "Enter" sobre a opção de entrada (cheque, cartão) e informar a descrição da modalidade de pagamento na qual deseja que seja impressa. O nome da modalidade deve estar exatamente igual ao cadastrado na impressora.

Marcando o campo "bloquear sistema de fidelidade?"  todas as vendas efetuadas nesta condição de pagamento não será calculado pontos ao sistema de fidelidade do cliente. Consultar o manual de processos do sistema de fidelidade para verificar como fazer sua liberação e funcionamento. A opção "cupom adicional na venda" permite que sejam impressos cupons adicionais, podendo ser até 08 vias.

O sistema oferece 4 opções de modalidade de pagamento: á vista, a prazo, cheque pré-datado e cartão.

É mostrado a situação da condição de pagamento (se está ativo ou inativo). Ao cadastrar uma nova condição de pagamento, esta estará sinalizada como "ativa'" Caso a farmácia não a utilize mais, pode inativá-la, bastando editar a condição de pagamento e então clicar no botão "Excluir". Ao clicar "F2" para consultar as formas de pagamento, as condições que foram inativadas serão listadas na aba "Inativos".

Importante


Quando for selecionada uma forma de pagamento inativa para a venda, a venda não poderá ser concretizada sem antes tornar o modo de pagamento "ativo" novamente.

A vista

Marque este campo caso a condição de pagamento que esta sendo cadastrado seja a vista. 

É necessário informar o plano de contas que o sistema deve lançar o valor da venda, com base nessa conta o sistema projeta o demonstrativo de resultados. Informe o % desconto máximo permitido com ou sem senha, para o vendedor no ato da venda, é possível informar este mesmo percentual de descontos por laboratório, tipo produto ou grupo principal, mas deverá estar usando a opção de "desconto por item" dos parâmetros. Informe o % desconto máximo para cobertura de ofertas permitido ao vendedor no ato da venda.

A partir do release 150.0 a cobertura de ofertas não é aplicável em venda concomitante para aquelas farmácias que trabalham com venda diretamente em Cupom Fiscal.

Informe quais os possíveis desdobramento de caixa autorizado ao caixa receber do cliente (dinheiro, cheque a vista, cartão de débito, vale transporte, vale alimentação...). Na venda todas as vezes que informar que a venda está sendo feita "a vista" o sistema solicitará esse mapa de caixa para que seja informado o montante de cada uma dessas formas de pagamento.

A prazo

Marque este campo caso a condição de pagamento que esta sendo cadastrada seja de venda a prazo.

O sistema solicita ao usuário em qual data de base de vencimento deseja colocar esta condição de pagamento (faturar na, 1ª, 2ª... Data base ou prazo) Exemplo: (um convênio com fechamento no dia 20, marcando na 1ª data base, o sistema coloca o fechamento do título na primeira data base, se marcar a 2ª data base, o sistema coloca o fechamento do título na segunda data base, e assim sucessivamente. Caso o cliente marcar a 1ª e a 2ª ou qualquer outra, o sistema divide o valor da venda em quantas datas base foi marcada e coloca o fechamento do título em suas respectivas datas de fechamento e vencimento).

Na opção % de juros a cobrar, caso a farmácia desejar cobrar juros no ato da venda do cliente, informe o percentual de juros a cobrar, para isso basta dar dois cliques em cima da data base desejada e o sistema abrirá uma tela para ser informado o % de juro a ser cobrado. Esse juro não será destacado na nota, somente no título a receber do cliente. Informe o código do plano de contas para uma venda a um cliente particular (fiado). Com base nessa conta o sistema projeta o demonstrativo de resultados e o código do plano de contas para uma venda a um cliente conveniado

Informe qual é o percentual máximo de desconto permitido ao vendedor liberar no ato da venda a prazo com e sem senha. É possível informar este mesmo percentual de descontos por laboratório, tipo produto ou grupo principal, mas deverá estar usando a opção de "desconto por item" dos parâmetros e o percentual máximo para cobertura de ofertas.

A parcela mínima determina um valor de parcela mínima para vendas a prazo, por condição de pagamento. Suporta até o valor 99999,99. Em todas as vendas e na pré-venda o valor de parcela mínima será interpretado para o pagamento a prazo. Quando o valor da parcela calculado na venda for menor que o valor informado de parcela mínima, a venda/pré-venda não poderá ser concluída. Será exibida uma mensagem informando desta situação ao usuário. Para as vendas realizadas em uma única parcela (como a condição a prazo de 30 dias, por exemplo), a tratativa será a mesma. Para as vendas realizadas em várias parcelas, será considerado o valor de cada parcela, sendo este confrontado com o valor configurado na condição de pagamento. Quando o campo 'parcela mínima R$' for igual a zero no programa de 'Condições de pagamento', indica que não há um valor mínimo para parcela, então, o sistema entenderá que não será feito nenhuma validação quanto ao valor.

Cheque pré-datado

Marque este campo caso a condição de pagamento que esta sendo cadastrada seja cheque pré-datados. 

Nesta opção é necessário que o usuário informe qual plano de contas deve lançar o valor da venda. Com base nessa conta o sistema projeta o demonstrativo de resultados. Na sequência, informe os dias de prazo para o cheque pré-datado (quantos dias no máximo a farmácia aceita o cheque). Se desmarcada a opção de "sugerir data bom para no momento da venda?", o sistema não traz automaticamente a data sugerida conforme a quantidade de dias de prazo no cheque, os testes de data permita permanecem, mesmo que a data não seja sugerida.

Informe o percentual máximo de desconto permitido ao vendedor liberar no ato da venda com e sem senha. É possível informar este mesmo percentual de descontos por laboratório, tipo produto ou grupo principal, mas deverá estar usando a opção de "desconto por item" dos parâmetros. Maiores informações leia tópico abaixo sobre descontos.

Marcando a opção de "consultar cheque(s) via aplicativo TEF?", o sistema faz a consulta de cheques pelo aplicativo TEF, está opção é válida para o TEF da SiTEF ( TEF SiTEF) da Software Express.

Cartão de crédito

Marque este campo caso a condição de pagamento que esta sendo cadastrada seja de cartão de crédito ou débito.

Nesta opção no campo "transação eletrônica de fundos homologadas para a venda (TEF)", são listadas as operadoras que a Linx Softpharma tem homologado para fazer TEF, marcando uma ou mais das operadoras, o sistema vai solicitar na venda o recebimento com o cartão e vai fazer o TEF com a operadora. Existe uma operação "Amex / Visa / RedeCard (somente controle)" que quando marcada será usada pelas farmácias que desejam controlar o cartão de credito, mas não tem o TEF para fazer na venda.

Informe o percentual de desconto máximo a ser cedido pelo vendedor na venda para esta condição de pagamento com e sem senha. É possível informar este mesmo percentual de descontos por laboratório, tipo produto ou grupo principal, mas deverá estar usando a opção de "desconto por item" dos parâmetros. Maiores informações leia tópico abaixo sobre descontos. Também deverá ser informado percentual de desconto máximo para cobertura de ofertas, seguindo o mesmo padrão que o anterior.

O usuário deve informar o plano de contas, o sistema deve lançar o valor da venda, com base nessa conta o sistema projeta o demonstrativo de resultados. Selecione as bandeiras que deseja utilizar, nesta forma de pagamento,  essas bandeiras estarão disponíveis ao caixa no momento da venda. Selecionando essa opção, ainda fica obrigatório selecionar a operadora quando a farmácia deseja fazer o TEF, pois existem várias bandeiras que são aceitas por uma única operadora, então, independente da bandeira selecionada, o sistema solicita no caso de TEF para qual operadora será enviada a transação, caso contrário, selecionar a opção "POS Somente Controle".

Descontos

Quando o usuário estiver usando a opção de "desconto por item" nos parâmetros do sistema, é liberado para que o usuário possa configurar seus descontos à vista no balcão além de uma forma "geral" em cada condição de pagamento, mas também por laboratório, tipo produto ou grupo principal, seguindo exatamente essa ordem na liberação dos percentuais de descontos. Abaixo segue explicação dos campos e como informá-los.

O usuário deve selecionar o modo de pagamento desejado (dinheiro, cartão, cheque, etc.) Selecionará o desconto máximo informado, será aplicado em "vendas" ou "cobertura de ofertas". Na sequência, selecione a opção que deseja liberar um percentual de desconto diferenciado: LaboratórioTipo de Produto ou Grupo Principal. Logo abaixo, selecione o laboratório, tipo de produto ou grupo principal, dependendo da opção escolhida anteriormente.

Observação


A ordem verificada pelo sistema é primeiro desconto liberado ao laboratório, depois descontos liberados no tipo de produtos, depois os liberados no grupo principal e se não encontrado nenhum destes descontos, o sistema vai pegar o desconto informado na condição de pagamento.

Exemplo: Na condição de vendas "a vista" foi liberado 10% desconto, mas foi configurado nesta guia que o laboratório "EMS, BAYER" podem receber até 15% de descontos. Desta forma em todas as vendas a vista o sistema vai liberar 10% de descontos aos produtos que não pertencem aos laboratórios especificados e nestes será liberado até 15%.

Insira o percentual de desconto máximo que o usuário poderá aplicar sem senha do supervisor e depois o mesmo só que com a senha do supervisor. Abaixo o sistema informará todas as regras de descontos informada pelo usuário, bastando este selecionar e dar ENTER para alterá-la ou selecioná-la e pressionar DELETE para apagar a regra.

Usar os botões de Liberar e Retirar Descontos para fazer o processo em lote em todas as filiais e/ou condições de pagamentos da farmácia.