Neste programa são realizadas todas as parametrizações necessárias, pertinentes aos PBMS: configurações dos Projetos e Convênios, produtos atendidos pelo PBM, fornecedores, e configurações referentes às vendas e subsídios.

Acesso Rápido


Acesso Rápido

Localização: Parâmetros > Configurações PBM

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta por nome
F3 ou ALT + N:Nova configuração
F4 ou ALT + G:Gravar informações
F5:Produtos/Fornecedor
ENTER:Editar valores
DELETE:Excluir
CTRL + A:Avança tabulações

Configurações PBM

No campo PBM serão apresentados todos os PBMs configurados no sistema, selecione o desejado, em seguida, as demais configurações presentes nas guias abaixo, serão diferentes e sempre relacionados ao PBM selecionado.

Projetos/Convênios

Nesta guia é realizado o cadastro de Projetos/Convênios que funcionarão dentro de cada PBM. Informe o código de projetos/convênios já cadastrados (utilize F2 para pesquisar), ao efetuar um novo cadastro este número será carregado automaticamente pelo sistema e de forma sequencial, Na sequência, informe uma descrição para a identificação do projeto/convênio a ser cadastrado (preenchimento obrigatório) se for selecionado um projeto/convênio já existente, esse campo será preenchido automaticamente. 

Em situação indicará se o projeto/convênio em questão está ativo ou inativo, em seguida, informe o site, nome para contatotelefonee-mail ou alguma observação se desejar.

Produtos

Nesta guia, para cada PBM, poderá ser montado uma lista de produtos que podem ser comercializados por cada Projeto/Convênio. Com o PBM já selecionado, será possível selecionar o projeto e adicionar os itens pertinentes ao mesmo.

Informe o código do projeto/convênio que deseja configurar os itens, o tipo de produto desejado e laboratório, os mesmos contém o botão de busca avançada (+) para realizar a busca dos mesmos. Informe a seção dos produtos que deseja buscar e indique se desejar listar itens de uso contínuo.

No quadro logo abaixo, serão listado somente itens de acordo com os filtros especificados. Caso queira excluir alguma item da listagem, pressione Delete. Caso queira adicionar um item, pressione "F2" que abrirá a consulta de produtos para que o item seja selecionado e inserido na listagem. Os itens que permanecerem na listagem serão salvos para o PBM. Dentre as informações dos itens, presentes neste quadro, destacamos as seguintes:

  • % Desconto: inicialmente, estará preenchido com o valor 0,00, mas será editável. Caso seja inserido outro percentual, o valor da coluna seguinte "Valor aproximado" será recalculado.
  • Valor aproximado: apresentará o valor aproximado de desconto pelo PBM, e será editável. Caso seja inserido outro valor, o percentual da coluna anterior "% Desconto" será recalculado.
  • Oferta item na venda (S/N): por padrão, estará marcado e visível como "Sim". Mas, poderá ser desmarcado, permitindo informar se deseja ou não ofertar esse item. Quando desmarcado, na tela inicial será visualizado como "Não".
  • Valor referência (Apenas para o Farmácia Popular): este também será editável e por padrão virá preenchido com o valor de referência, presente no Cadastro de Produtos. Se editado o valor, automaticamente será alterado o campo "Valor referência" presente no Cadastro de Produtos.
  • 100% Subsidiado (Apenas para o Farmácia Popular): por padrão, estará desmarcado e visível como "Não". Mas, poderá ser marcado, permitindo informar que o item é 100% subsidiado pelo PBM. Se marcado, será obrigatório informar um valor de referência. Além disso, se marcado na tela inicial será visualizado como "Sim".
  • Qtde Embalagem (Apenas para o Farmácia Popular): este campo será editável e por padrão virá preenchido com o valor do campo "Qtde Embalagem" do Cadastro de Produtos. Se editado o valor, automaticamente será atualizado o campo "Qtde Embalagem" do cadastro de produtos.

Parametrização

Nesta guia, foi centralizado todas as configurações de Negócio dos PBMs.

Selecione a filial em que deseja que as configurações sejam aplicadas. Ao marcar o parâmetro "incentivar vendas pbm", ao adicionar um item que pertença a um PBM na venda, será exibida uma mensagem ao usuário incentivando a venda pelo mesmo. Se o usuário marcar "controlar itens de reposição na importação de nota", após a importação e faturamento da nota no programa "importação e NF-e e Faturamento", o sistema solicitará se o usuário deseja apontar os itens que são de reposição naquele momento. Se "Sim", será aberta a tela de "Entrada de Reposição" já com os itens da nota que pertencem a PBMs que trabalham com reposição, para prosseguir com a sinalização do item. reposto. Da mesma forma, acontecerá quando forem selecionadas e importadas várias notas ao mesmo tempo.

Se não quiser aceitar entrada na venda a prazo para o pbm selecionado, marque o parâmetro disponível na tela, em sequência, a opção cliente subsídio ficará habilitado para PBMs que trabalharem com subsídio, como: Farmácia Popular, Vidalink, Funcional Card, E-Pharma e o PrevSaúde, aqui, será vinculado um cliente para receber o subsídio do PBM. A opção plano de contas subsídio também só estará habilitado para os PBMs com subsídio, e deve ser utilizado para vincular o plano de contas com a aplicação do subsídio. Será de preenchimento opcional. Caso não seja adicionado um plano de contas, o sistema utilizará o plano de contas configurado para a venda.

No campo código de barras fixo para vendas manipulação, quando preenchido, o sistema enviará esse código para as vendas de item do Grupo Principal "Manipulação", nas vendas PBM. Esta opção não ficará disponível para o Farmácia Popular. Quando selecionado o Farmácia Popular, o campo "imprimir convênio como programa farmácia popular em vendas farmácia popular" estará habilitado e fará com que seja impresso a frase "Programa Farmácia Popular" nos cupons fiscais referentes a vendas deste PBM. Está é uma exigência do próprio Governo Federal.

No parâmetro "permitir desconto adicional nas vendas farmácia popular" marque-o para que o percentual de subsídio praticado pelo programa Farmácia Popular possa ser aplicado  sobre o valor líquido dos produtos da farmácia, ou seja, considerando os descontos que seriam concedidos normalmente ao cliente, ou seja, quando este estiver marcado, o percentual de desconto calculado (conforme hierarquia de descontos) é carregado automaticamente para o campo do item. Caso o parâmetro esteja desmarcado, os descontos não serão aplicados na venda, nem exibidos na tela.

Marcando o campo "gerar título do contas a receber ao cliente pbm nas vendas vidalink?" ao efetuar uma venda VidaLink o sistema gerará um título ao cliente da vendas que conterá o valor a ser pago à vista, e gerará um outro título ao cliente PBM, contemplando todos os valores concedidos pelo PBM (preço cliente + subsídio + reembolso).

Vencimentos

Nesta guia serão apresentadas as regras de vencimentos para os PBMs, onde será possível criar uma regra para o cliente subsídio. Esta guia ficará disponível apenas quando for selecionado PBMs que trabalham com subsídio como: Farmácia Popular, Funcional Card, E-Pharma, Vidalink e PrevSaúde.

Deverá ser selecionado qual regra para cálculos deseja configurar, se por: Período ou Ciclo Semanal. Quando selecionado a opção "período" o usuário poderá digitar o "dia Início" até o "dia Fim" do cálculo, e terá o campo "Dias Cálculo" com as seguintes opções de seleção: Somar dias, Dia fixo próximo Mês, Dia fixo no mês subsequente. Ao selecionar "somar dias" liberará o campo "dia base" com as opções: "fim do período" e "dia da venda". Esta informação será utilizada para saber, a partir de que data começará a contar os dias a faturar. No campo "Dias Faturar", poderá ser selecionado até 90 dias.

Se selecionado "dia fixo próximo mês" ou "dia fixo no mês subsequente" liberará o campo "dia do mês" com a opção de seleção até o dia 31 (trinta e um). Se selecionado um dia, que não tenha em determinado mês, como por exemplo o dia 31, o sistema verificará o último dia de cada mês e comparará com o dia selecionado, assim, valerá o menor dia entre os dois.

Na opção de Ciclo Semanal, deverá ser selecionado o dia inicial e final da semana, podendo abranger mais de uma semana na seleção. Em seguida, poderá ser escolhido a quantidade de dias a faturar no campo "dias faturar", podendo selecionar até 90(noventa) dias. Os dias a faturar serão calculados a partir do próximo dia pós o término do período selecionado. Ao passar o cursor do mouse sobre o campo "dias faturar", será apresentado uma mensagem informativa: "O cálculo de dias a faturar será sobre o próximo dia pós o término do intervalo selecionado".

Configurações por Usuário

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o cadastro de usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Configurações PBM-PAR205" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Guias

  • Guia 1: Desmarque para que o usuário não tenha acesso à guia "Projetos/Convênios".
  • Guia 2: Desmarque para que o usuário não tenha acesso à guia "Produtos".
  • Guia 3: Desmarque para que o usuário não tenha acesso à guia "Fornecedores".
  • Guia 4: Desmarque para que o usuário não tenha acesso à guia "Parametrização".
  • Guia 5: Desmarque para que o usuário não tenha acesso à guia "Vencimentos".