Assista ao vídeo DicaLinx para saber mais sobre essa funcionalidade.


Configuração Contábil


Este programa é utilizado para realizar as parametrizações necessárias para gerar o movimento contábil. Nele são informadas as configurações para os lançamentos originados de documentos fiscais e/ou financeiros. Esse último refere-se àqueles documentos que não fazem parte necessariamente da escrita fiscal da empresa.

O programa funciona com a configuração anual, permitindo que seja configurada cada operação em específico por ano, ou simplesmente configurado uma empresa e replicado o mesmo cadastro para outras empresas. Também é possível efetuar a cada troca de ano a replicação de todas as configurações de um ano para outro, agilizando assim o processo de transição.

Acesso Rápido

Acesso Rápido

Localização: Contábil > Configuração Contábil

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consultar por nome
F3:Novo cadastro
F4:Gravar Informações
F6:Lista das configurações
F8:Selecionar Itens
F9:Excluir
ALT + N:
Novo cadastro
ALT + G:
Gravar Configurações
ALT + E:
Excluir Registro

ALT + F:

Fechar a tela de configuração
CTRL + A:
Avançar entre as guias

Configurações Contábil

Faturamento

Através desta aba veremos quais processos de operações ficais são utilizados para realizar entradas e saídas da configuração contábil, relacionadas ao faturamento.

1 Saídas

são consideradas como notas fiscais de saída, as notas emitidas com os CFOPs iniciados em 5 e 6, como: nota fiscal modelo 1; nota fiscal eletrônica (NF-e), cupons fiscais, notas de vendas ao consumidor - Série D.

2 Entradas

Considera-se como entradas todas as notas fiscais de entrada de terceiros (fornecedores) e/ou próprias emitidas, ou seja, que são emitidas com os CFOPs iniciados em 1 e 2. em ambas, o sistema disponibilizará os campos abaixo, para que o usuário realize os filtros conforme a necessidade da configuração.

Configurações de Saída/Entrada

As opções de configuração de saída/entrada serão habilitadas sempre que o usuário utilizar o botão nova configuração e/ou preencher os campos de filtro filial e CFOP e aplicar o tipo de movimentação, independente da situação os campos estarão disponíveis em ambas as situações.

No campo filial estarão disponíveis todas as filiais cadastradas e liberadas para realizar a configuração de CFOP, selecione em qual será realizada as configurações. Em seguida Informe o ano que a configuração do CFOP está sendo realizada.

No campo CFOP estarão disponíveis para seleção todas as opções de configuração referentes a operações contábeis de saída/entrada do faturamento contábil selecione uma de acordo com as opções disponíveis. Na sequência informe o tipo de operação que será utilizado para realizar a movimentação da nota fiscal de acordo com as opções abaixo:

  • O estoque refere-se ao montante informado no documento fiscal. Nas vendas seria a movimentação do estoque e não parte financeira da nota.

  • Em ICMS/PIS/COFINS são relacionadas à configurações para os impostos lançados de acordo com cada operação. Por exemplo: O lançamento do ICMS de uma venda será feito contra o contas a pagar.

    • Quando o tipo de operação for 21 - Lançamento de Despesas o campo crédito ficará bloqueado. 

  • O tributo ISS está habilitado somente nas operações de Saídas, para possibilitar que seja informado o ISS que são lançados nos documentos de vendas de serviços tributados pelo ISS.

  • Os lançamentos de frete é utilizado para notas fiscais de saídas, quando há o lançamento de frete no documento fiscal.

Quando o usuário informar todos os campos acima e pressionar "Enter", na sequência surgirá alguns campos adicionais de configuração. Estas configurações devem ser realizadas conforme orientações da Central de serviços Linx Softpharma. segue abaixo a descrição dos campos e suas respectivas funções:

  • Ao marcar o campo gerar movimento contábil para cada tipo de operação fiscal será gerado o lançamento contábil ou não. Esta configuração pode ser efetuada em várias situações como por exemplo: Uma nota fiscal de outras entradas, registrada somente no livro fiscal de ICMS que não gera um movimento contábil.

  • Quando gerar movimentação agrupada por dia estiver marcado a movimentação do dia será gerada de forma agrupada. Este parâmetro estará habilitado apenas para algumas operações.

  • A opção substituir conta débito/crédito pela conta do fornecedor tem por objetivo contabilizar as compras de mercadorias por fornecedor em separado na contabilidade. Uma vez marcando este parâmetro é definido automaticamente para as entradas e pagamento de títulos que será feito o lançamento por fornecedor. Caso utilizado esta função deverá ser informado a conta contábil de todos os fornecedores obrigatoriamente.

As opções débito/crédito e histórico estarão disponíveis para informar o débito, crédito e histórico conforme previamente cadastrado no programa Plano de Contas Contábil (Contábil ).

O campo replicar para demais filiais permitirá ao usuário replicar as configurações cadastrada para as filiais. Quando este campo estiver marcado automaticamente será habilitado a opção filial para que o usuário informe para quais filiais serão replicadas as informações do cadastro do Plano de contas.

Observações


Na aba saídas será permitido marcar o campo substituir conta débito pela conta do fornecedor para operações de devolução estadual e interestadual.

Na aba entradas, o campo substituir conta débito pela conta do fornecedor poderá ser utilizado para todas as operações, exceto para retorno de cliente estadual e interestadual (ST e não ST). Quando este campo não for marcado é porque trata-se de um retorno.

  • Em ambas as abas, se forem marcados os campos gerar movimento contábil, substituir conta débito pela conta do fornecedor e gerar movimentação agrupada por dia, será exibido a palavra SIM nas colunas gerar, substituir e agrupar (tela principal).

Financeiro

Nesta guia são configuradas as informações do movimento financeiro do sistema linx Softpharma, para fins de contemplar a movimentação contábil. As informações foram separadas por abas afim de facilitar as configurações das contas.

Acesso Rápido

Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Estoque > Solicitação de transferência > aba Financeiro

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consultar por nome
F3:Novo cadastro
F4:Gravar Informações
F6:Lista das configurações
F8:Selecionar Itens
F9:Excluir
F12:Atualizar plano de contas
ALT + N:
Novo cadastro
ALT + G:
Gravar Configurações
ALT + E:
Excluir Registro

ALT + F:

Fechar a tela de configuração
CTRL + A:Avançar

PLANO DE CONTAS

Nesta aba do menu financeiro são realizadas as configurações dos planos de contas financeiros do sistema. O plano de contas é responsável pela contabilização para os vários planos de contas contábeis. Para cada plano de conta há a configuração da inclusão do título para o lançamento pelo regime de competência e a respectiva configuração do lançamento para o pagamento.

Porém, antes de realizar as Configurações Contábeis, é importante que os grupos de planos de contas estejam devidamente parametrizados como crédito ou débito nas financeiras através do programa Plano de Contas (Cadastros). Assim como os planos de contas para as operações financeiras, programa Configuração Plano de Contas (Parâmetros > Configurações).

 Segue abaixo a descrição de como efetuar o plano de contas:

  • Selecione a filial para qual deseja configurar i plano de contas.
  • Na sequência informe o ano que deseja configurar o plano de contas.
  • No plano de contas o usuário deverá informar o código do plano de contas que deseja configurar.
  • Na sequência no campo tipo informe a operação que deseja configurar para este campo as opções disponíveis serão:
    • A opção títulos e duplicatas/mercadorias vem selecionada por padrão e serve para todas operações, exceto a venda de serviços. Lembrando que essa opção é utilizada para contas do tipo crédito e débito.
    • Em vendas de serviços deve ser somente utilizada para receita de vendas de serviços, então ele está liberado somente o grupo 01 do plano de contas (Receitas).

Sempre que o usuário estiver informando os campos plano de contas/tipo e clicar no enter, no quadro abaixo poderá ser visualizada todas as opções de plano referentes a opção selecionada.

Quando o usuário pressionar enter ou duplo clique sobre algum dos planos de conta (no quadro) serão apresentados os seguintes planos de contas para configuração, lançamento/provisão/reconhecimento, pagamento/recebimento e lançamento caixa financeiro/banco e através destas opções o usuário deverá inserir as informações de débito/crédito e histórico configuradas no Plano de Contas e Configuração Plano de Contas. Para receber as orientações de configurações necessárias entre em contato com a centras de serviços da Linx Softpharma.

Na sequência o usuário poderá marcar se deseja replicar a informação para as demais filiais, e em seguida informar qual(is) filial(is) essas informações serão replicadas.

  • No campo tipo lançamento o usuário selecionará o tipo de lançamento que deseja configurar para o plano de contas selecionado, podendo ser inclusão/pagamento, somente pagamento e/ou somente gerencial.
  • No campo denominado IRPJ lucro real selecione o procedimento desejado para o Imposto de Renda Pessoa Jurídica, podendo optar entre lançamento manual, estornar no IRPJ ou utilizar o tipo de documento.
  • Em CSLL lucro real selecione o procedimento desejado para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, podendo optar entre lançamento normal, estornar no CSLL ou utilizar o tipo de documento.

Observação


Quando selecionado o tipo de lançamento somente gerencial, os campos de IRPJ e CSLL ficarão desabilitados.

Além disso, conforme o tipo de lançamento selecionado, é necessário configurar também as informações de débito, crédito, conta e histórico referente a: correlação contábil, contrapartida, caixa financeiro e bancos e gerencial.

Movimentações Bancárias

Nesta aba são informadas as configurações específicas, pré-definidas no sistema, que movimentam a conta bancária. Considerando que são situações específicas, possuímos operações que informam a conta e histórico, e outras apenas informa o histórico. Isso porque o sistema faz o lançamento automaticamente de acordo com a função.

Selecione a filial para qual deseja realizar as configurações de movimentações bancárias. Na sequência informe o ano que está sendo efetuada as configurações da movimentação bancária.

No campo operação estarão disponíveis todas as opções disponíveis que movimentam a conta bancária, para cada opção estarão disponíveis ou não os campos conta e histórico nestas opções deverão ser informados os valores referentes a cada opção de movimentação. Segue abaixo ao resumo das opções e quais valores a serem informados.

Operações que deverão ser informados os valores referentes a conta e histórico.

  • A custódia de cheques é utilizada no programa Controle de Cheques quando o mesmo é enviado para custódia pelo botão transferência.
  • As operações cheques devolvidos geram os movimentos de cheques de terceiros devolvidos, após estes terem sidos baixados em banco pelo programa de Controle de Cheques e em seguida devolvidos pelo banco.
  • Em compensação: Quando é feito um pagamento de título em cheque temos duas tratativas: quando o cheque é lançado à vista (com compensação no mesmo dia do lançamento) e quando é pré-datado. Em ambas situações os lançamentos são gerados pelo movimento de contas pagar.

Nestas operações deverão ser informados os valores referentes a histórico.

  • Nesta operação transferência banco para o caixa é apenas informado o histórico do lançamento. Pois o sistema automaticamente faz o D/C de acordo com a operação. Esta operação é gerada pelo programa Movimento (Lançamento > Controle Bancário) na opção transferência para caixa financeiro (débito).
  • Quando selecionar transferência entre contas bancárias é apenas informado o histórico do lançamento. Pois o sistema automaticamente faz o D/C de acordo com a operação. Esta operação é gerada pelo programa Movimento (Lançamento > Controle Bancário) na opção transferência para outra conta bancária (débito).
  • Na operação transferência de caixa para banco é apenas informado o histórico do lançamento. Pois o sistema automaticamente faz o D/C de acordo com a operação. Esta operação é gerada pelo programa Movimento (Lançamento > Controle Bancário) na opção transferência banco (débito)”, e pode ser pelo programa Lançamentos (Lançamentos > Caixa > Lançamentos).
  • Na opção baixa de cheques de custódia as operações de transferência de cheque para custódia e de baixa de cheque em conta-corrente do programa Geração da Movimentação Fiscal serão utilizadas as informações geradas nesta opção.
  • Ao selecionar depósito banco a compensar o sistema permitirá que o usuário realize o registro das operações em que foram realizados depósitos bancários, porém ainda estão aguardando para serem compensados.
  • Quando a emissão de cheque pré-datado via banco o sistema liberará os campos conta e histórico para que o usuário identifique de onde são as emissões de cheques pré-datados via banco dentro do movimento bancário no processo "90" e na operação "813".

Na sequência o usuário poderá marcar se deseja replicar a informação para as demais filiais, e em seguida informar qual(is) filial(is) essas informações serão replicadas.


CONTAS BANCÁRIAS

Nesta aba deverão ser cadastradas todas as contas bancárias utilizadas no sistema com a respectiva conta contábil. Ressaltamos que, no sistema, não poderão ser utilizadas contas bancárias que não pertençam a empresa, tais como contas bancárias pessoais, pois acabam infringindo um princípio contábil.

Selecione para qual filial deseja configurar as contas bancárias. Na sequência informe o ano que está sendo configurado as contas.

Informe nos campos conta corrente/banco o número da conta-corrente e o código do banco. Na sequência deve ser informado o titular da conta que será vinculada com a farmácia. Também e possível realizar a busca através do menu de consulta para que seja preenchido conforme previamente configurado no programa Plano de Contas Contábil do menu (Contábil).

Na sequência o usuário poderá marcar se deseja replicar a informação para as demais filiais, e em seguida informar qual(is) filial(is) essas informações serão replicadas.


Importante


Situações em que, em um mesmo banco de dados há mais de uma empresa (base de CNPJ diferentes) deverão ser configuradas no programa Conta Bancária (Cadastros), a qual filial (empresa) a conta bancária pode ser utilizada, informando respectivamente em quais filiais a conta bancária poderá ser utilizada. Lembrando que poderá liberar somente a conta bancária para a empresa (mesma base de CNPJ) que a mesma pertence. O controle da utilização das contas se dará pelo sistema automaticamente considerando o parâmetro.

Caixa

Nesta aba será permitido ser informada a conta do “caixa” de cada filial. Pode ser utilizada a mesma conta caixa para todas filiais para facilitar o seu cadastro. No entanto, cada empresa deverá decidir se deseja cadastrar uma conta caixa para cada filial da empresa.

Informe no número da conta ou realize a consulta de uma conta previamente cadastrada no programa Plano de Contas Contábil (Contábil).

Na sequência marque o campo replicar se deseja informar esta configuração para demais filiais, e em seguida informe através da opção filial qual(is) filial(is) deseja aplicar a mesma configuração.

Observação


Para empresas que utilizam o sistema de contabilidade da Linx Softpharma, não há necessidade dessa separação por filial, pois no sistema pode ser visualizado o Livro Diário, Razão, Balancete e DRE por filial, eliminando a necessidade de separar em contas diferentes a conta caixa, considerando que o sistema fará a separação.

Fornecedores

Empresas que desejam controlar o valor a pagar por fornecedor na contabilidade. Podem utilizar a função no sistema para tal. Cabe lembrar que tal controle não é necessário na contabilidade, visto que há o controle de contas a pagar no sistema financeiro no sistema Linx Softpharma.

Caso, ainda assim, a empresa também queira controlar as contas a pagar pela contabilidade, é necessário configurá-lo nesta aba. Lembrando que primeiro, é necessário ter o fornecedor cadastrado no Linx Softpharma através do programa Cadastro de Fornecedores (Cadastro)

Informe para qual filial será configura o fornecedor. Em seguida informe o fornecedor que deseja realizar as alterações.

No campo conta passivo informe o código da conta previamente cadastrada no programa Plano de Contas Contábil (Contábil) que corresponde ao saldo das obrigações devidas do fornecedor.

Informe através do campo conta passivo o código da conta previamente cadastrada no programa Plano de Contas Contábil (Contábil) que representam os bens e direitos que pertencem ao fornecedor.

Logo abaixo no campo replicar marque se deseja repetir as mesmas configuração para outras filiais, e em seguida informe através da opção filial qual(is) filial(is) deseja replicar as mesmas configurações.

Gerais

Nesta aba são informadas as outras operações que serão utilizadas para os lançamentos contábeis. A configuração de cada uma delas, deverá ser realizada conforme orientação da Central de Serviços da Linx Softpharma.

Informe a filial que efetuará as configurações. Em seguida informe o ano que está realizando estas configurações.

No campo operações estarão disponíveis à lista com as opções de configuração da aba gerais relacionadas ao faturamento de lançamentos contábeis. Quando o usuário selecionar entre uma das opções disponíveis e clicar no Enter será solicitado que o usuário informe os seguintes campos:

  • Informe o código da conta contábil previamente cadastrada no programa Plano de Contas Contábil (Contábil).

  • Informe o código do histórico desejado ou busque conforme configurado no Plano de Contas

Na sequência marque se deseja replicar esta configuração para outras filiais, e em seguida informe através da opção filial qual(is) filial(is) deseja replicar as mesmas configurações.

Observação


Nesta guia são configurados quais processos gerarão lançamentos e quais serão exportados a terceiros. As operações são apresentadas em forma de tabela, ao lado de 02 (dois) campos de marcação, um que indica a geração de lançamentos e outro que indica que a operação será exportada a terceiros. O usuário poderá selecionar um ou os dois para cada operação, conforme julgar necessário no seu controle contábil.

Operações

Nesta aba serão visualizados os processos de operações para geração contábil disponíveis no programa Configuração Contábil as opções serão visualizadas em uma tabela dividida em colunas com as informação de processo, operação, descrição; Na sequência a coluna gerar lançamentos disponibilizará campos de marcação para que o usuário configure de forma individual quais opções deverão gerar o lançamento das operações de configuração contábeis.

Parâmetros

Acesso Rápido

Acesso Rápido

Localização: Contábil > Configuração Contábil > aba Parâmetros

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consultar por nome
F3:Novo cadastro
F4:Gravar Informações
F6:Lista das configurações
F8:Selecionar Itens
F9:Excluir
F12:Atualizar plano de contas
ALT + G:
Gravar Configurações

ALT + F:

Fechar a tela de configuração
CTRL + A:
Avançar entre as guias

PRINCIPAL 

Nesta guia são realizadas algumas configurações referentes aos lançamentos que gerarão a contabilidade (fiscal e gerencial).

Quando o parâmetro permitir recebimento/pagamento somente entre filiais de mesma Base CNPJ estiver marcado permitirão que os valores das contas a receber, contas a pagar e caixa conciliem com os valores da contabilidade, este campo será único para todas as filiais, ou seja, sua marcação será padrão para todas as filiais.

  • Marque o campo gerar movimento contábil com o centro de custos

  • A opção método contábil permite ao usuário selecionar se trabalhará com partida dobrada simples e múltipla, partida Dobrada, e/ou partida simples e múltipla.

  • No endereço do servidor contábil o usuário informará Informe o endereço do servidor contábil.

  • No menu layout de exportação a terceiros será possível o usuário selecionar entre os Layouts utilizados na exportação a terceiros, que são: cordilheira EBS, Questor, WK radar, Domínio, Nasajon, Alterdata e/ou nenhum.

  • Para Questor o produto 97-Questor deverá estar habilitado para a filial

  • No layout WK Radar o produto 101-WK Radar deverá estar habilitado para a filial.

  • Quando o layout selecionado for Domínio o produto 102-Domínio deverá estar habilitado para a filia.

    • Nesta opção o campo usuário será disponibilizado para que seja informado o usuário de acesso ao domínio.

FILIAL 

Nesta guia será necessário informar os campos filial, código e CNPJ da matriz e logo mais abaixo será exibida todas as filiais cadastrados. Serão geradas no layout específico, informações de identificação da empresa, assim como os lançamentos contábeis (partidas), porém salientamos que não serão gerados registros de rateios gerenciais e por centro de custo.

Observações gerais:

  • Somente serão lançados registros ativos.
  • Quando o registro tiver somente débito ou crédito (lançamento múltiplo), o outro lado do lançamento ficará "Vazio";
  • Será carregado as contas e históricos já convertido para a conta de terceiro;
  • Gerará relatórios, caso a conta ou histórico de terceiros não esteja preenchida.
  • Quanto ao Nome do Arquivo, seguirá a seguinte nomenclatura: DataInicialLote_DataFinalLote_NumeroFilialLote_CNPJFilialLote_CódigoLote_NúmeroLote.txt.
  • Por exemplo: 20180501_20180501_2_00291485000110_30_150731039586110828423161.txt

Replicar configuração

As configurações são feitas por filias, e nas próprias telas de configurações há opção de replicação para as demais filiais, no entanto este trabalho também pode ser feito de uma vez por esta guia, evitando que as configurações fiquem diferentes entre as filiais. Também é possível replicar as configurações de um ano para o outro.

Antes de replicar as configurações, é importante que todas filiais tenham o mesmo plano de contas (exatamente igual), então para garantir isso também replique os planos de contas pelo programa de cadastro de plano de contas contábil.